O Snapchat está a expandir o seu kit de desenvolvimento com novas funcionalidades, que vão permitir aos utilizadores e criadores que construam as suas próprias versões dos filtros faciais que a aplicação popularizou. O processo criativo fica a cargo do autor, mas o técnico vai ser facilitado graças a um conjunto de templates pensado para agilizar os processos de criação. Alguns dos exemplos incluem bonés em branco, para decorar, um catálogo de instrumentos de maquilhagem virtual, para criar looks específicos, e ferramentas que o vão ajudar a transportar objetos tridimensionais para a aplicação.

Esta não é a primeira funcionalidade de criação comunitária que a aplicação introduz. Com o lançamento das "world lenses", que permite a criação de elementos em realidade aumentada, a empresa assistiu a um aumento no envolvimento com os seus utilizadores. A tendência traduziu-se em mais de 30 mil lentes produzidas só durante os primeiros dois meses seguintes à estreia dessa opção.

tek snap mascaras

"Ficámos muito impressionados com a participação [...] e a criatividade a que tudo isto deu aso", disse Eitan Pilipski, responsável pelas funcionalidades da câmara do Snapchat e dos Spectacles, em entrevista ao The Verge.

De acordo com os primeiros utilizadores, é possível criar máscaras digitais simples em cerca de cinco minutos, tal como é possível mergulhar a fundo na aplicação, de forma criar verdadeiras obras de arte. Depois de criada e carregada no Snapchat, a app gera um código e link que, quando clicados, disponibilizam a criação na sua aplicação durante 24 horas. O Snapcode, claro, pode ser enviado para os seus contactos, para que eles também possam utilizar o seu filtro. A Snap adianta que o código tem uma validade de 365 dias.

Os melhores e mais populares trabalhos serão destacados semanalmente no Snapchat através de stories feitas pela própria empresa. Os filtros que surgirem nestes espaços podem ser diretamente desbloqueados por todos os utilizadores.

Com esta nova funcionalidade vai estrear também o Official Creator Program, que servirá para premiar os criadores destacados.

A app Snapchat está disponível gratuitamente para iOS e Android.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.