A 20 de setembro, 22 equipas de jovens defenderam as suas ideias para mudar o mundo na 8ª edição da competição Apps for Good. No palco da Fundação Calouste Gulbenkian foram atribuídos 12 prémios, com as aplicações Collect Oil e +PorSi a alcançarem os primeiros lugares do “pódio” do Ensino Básico e Secundário, respetivamente.
Desenvolvida por alunos da Escola Básica Dr. Francisco Sanches, em Braga, a Collect Oil afirma-se como uma solução para promover e motivar a população a reciclar o óleo utilizado. Já a +PorSi, de estudantes da Escola Secundária de Sacavém, foi feita para melhorar a comunicação entre cidadãos e a Junta de Freguesia de Sacavém e Prior-Velho.
Clique nas imagens para conhecer os vencedores
Na categoria do Ensino Básico, o segundo lugar foi alcançado pela Recycle Go Give Now, uma app desenvolvida por jovens da Escola Básica da Maia que ajuda a encontrar contentores para reciclar materiais específicos e para saber onde doar artigos que já não se utilizam, e o terceiro pela School Care Students (SCS), da Escola Básica Dr. Francisco Sanches, concebida para a troca de bens essenciais entre os alunos da escola.
Já na categoria do Ensino Secundário, a app EP+, da Escola Secundária Homem Cristo, em Aveiro, ganhou o segundo lugar e ambiciona melhorar os procedimentos internos em estabelecimentos prisionais. No terceiro lugar encontramos a SmartShower, da Escola Secundária da Maia, descrita como uma app para diminuir o desperdício de água nos momentos iniciais do banho.
O prémio Jovem Aluna.PT foi atribuido pelo .PT a Carolina Vale, da Escola Secundária de Molelos, em Tondela, pela aplicação For Disability, feita para que pessoas com deficiência e cuidadores tenham acesso a mais informação.
A aluna Francisca Rodrigues, da Escola Secundária D. Maria II, em Braga, recebeu o prémio Young Digital Women, da Synopsys, pela aplicação LP&G, que quer tornar a Língua Portuguesa e Língua Gestual Portuguesa mais interativa e lúdica.
Os prémios Cooler Planet, do BNP Paribas, e Climate&Energy, da Galp, foram atribuídos às equipas da Collect Oil e da EcoBox, da Escola Secundária de Vila Verde, respetivamente. A app Bus Stop, da EB 2/3 Dr. Eduardo Brazão de Castro, ganhou o prémio Público.
Recorde-se que, ao todo, a edição deste ano da Apps for Good Portugal contou com a participação de mais de 600 estudantes de todo o país, tendo sido apresentadas mais de 180 aplicações. As equipas finalistas foram selecionadas durante os três encontros regionais que se realizaram entre os meses de junho e julho nos Açores, em Valongo e em Carcavelos
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários