Como já é habitual, os “curadores” do SAPO TEK reuniram algumas das melhores novidades das lojas digitais da Apple e da Google para o ajudar a dar mais energia ao seu smartphone ou tablet.

Começamos a semana com uma aplicação que promete dar-lhe uma melhor perceção da rotina com o smartphone ao contar o número de vezes que o desbloqueia. Já os entusiastas do Instagram ou TikTok e aspirantes a influencer podem tornar as publicações mais divertidas com uma aplicação que cria emojis de animais e celebridades em 3D.

Mas se está farto de passar o fim-de-semana a lavar e engomar roupa, porque não pedir uma ajuda à Dona Rosa? A aplicação criada por uma empresa portuguesa quer “oferecer mais qualidade de vida e tempo livre às pessoas” através de um serviço mobile de recolha e entrega de lavandaria, engomadoria e limpeza a seco ao domicílio.

Para trazer mais divertimento à semana, a equipa do SAPO TEK propõe também dois jogos mobile. O primeiro é direcionado para quem ambiciona ser um chefe internacional de sucesso, nem que seja no mundo virtual. O segundo é para os amantes de corridas a alta velocidade que querem pôr a sua destreza à prova.

Conheça ao pormenor todas as sugestões do SAPO TEK

Unlock Clock: uma app (que é um wallpaper) para contar as vezes que olha para o smartphone

É assumidamente um utilitário: conta o número de vezes que desbloqueia o smartphone. E, muito provavelmente, vai fazê-lo pensar sobre o assunto... 

Encontra o Unlock Clock na loja de aplicações da Google, e está lá muito bem, mas se fizer o download não o vai descobrir nesse “formato”.

Este contador das vezes que desbloqueia o seu smartphone na verdade trabalha “disfarçado” de wallpapper interativo. É um recurso simples, mas “inteligente” que pretende ajudá-lo a ter uma melhor perceção da sua rotina com o smartphone.

Possivelmente vai chegar ao final do dia (ou nem vai precisar chegar) e ficar admirado com a quantidade de acessos somados – e é muito provável que, na maior parte das vezes, nem se lembre para que é que serviram...


A roupa suja está a amontoar-se e não tem tempo para tratar dela? Peça uma ajuda à Dona Rosa

Para já, a "lavandaria virtual" da Dona Rosa funciona apenas no concelho de Lisboa. Mas a expansão da área em que a empresa presta serviços para a totalidade de Lisboa e do Porto está nos planos.

Imagine que a sua máquina de lavar roupa deixa de funcionar de um momento para o outro. O que fazer quando se está a braços com uma montanha de meias, lençóis e muitas outras peças, e sem tempo para ir a uma lavandaria self-service? A Dona Rosa pode dar-lhe uma ajuda. A aplicação quer afirmar-se como o primeiro serviço mobile em Portugal de recolha e entrega de lavandaria, engomadoria e limpeza a seco ao domicílio.

É verdade que os serviços de lavandaria e engomadoria ao domicílio não são uma novidade. No entanto, a empresa que criou a aplicação promete diferenciar-se pela simplicidade de todo o processo. De acordo com Rodrigo Ruiz e Tomás Noronha, fundadores da empresa, citados em comunicado à imprensa, o objetivo é “oferecer mais qualidade de vida e tempo livre às pessoas”. “Os nossos clientes não precisam de perder tempo com telefonemas e agendamentos, não precisam de preencher formulários ou de nos enviarem emails”, esclarecem os responsáveis.

A “lavandaria virtual” da Dona Rosa está aberta 24 horas, todos os dias da semana. A partir da aplicação, o utilizador pode agendar recolhas e entregas de roupa à hora e localização que seja mais conveniente. Através da Dona Rosa, poderá também tratar das cortinas e tapetes que estão na arrecadação a ganhar pó. A empresa indica que os pedidos ficam prontos em 48 horas e a roupa lavada e engomada é entregue no terceiro dia.

Para já, a aplicação funciona apenas no concelho de Lisboa, abrangendo as áreas do Restelo ao Parque das Nações. Mas a expansão da área em que a empresa presta serviços para a totalidade de Lisboa e do Porto está nos planos. A Dona Rosa está disponível tanto para Android, na Play Store, como para iOS, na App Store.


Tasty Town: da horta para as mesas. Torne-se um chef internacional de sucesso

Seja numa caravana a vender cachorros ou num restaurante de luxo, Tasty Town é um jogo de estratégia para quem tem o paladar apurado e o olho para o negócio.

A proposta para smartphones Tasty Town convida os jogadores a desenvolverem o seu negócio da comida em diferentes cenários. Seja a vender bifanas numa caravana, servir pizzas num estabelecimento italiano ou gerir um restaurante de luxo, este jogo convida também os jogadores a criarem as suas matérias-primas para os melhores pratos, ou seja, os ingredientes cultivados diretamente da horta.

O jogo oferece diferentes opções de design para criar os restaurantes, sendo possível pintar e mobilar cada divisão para receber com maior conforto os clientes esfomeados, desejosos de saborear grandes sabores.

Para ser bem-sucedido terá de participar em diversos mini-jogos e atividades, tais como servir rapidamente os clientes que estejam com mais pressa. Obviamente que aqueles que olham aos detalhes vão avaliar a estética do espaço, por isso terá de ter bom gosto na escolha das decorações. Pode também contratar chefs de diferentes países e cultura para criar uma oferta diversificada.

Outras atividades passam por entregas de produtos no camião, fazer festas em espaço de eventos para recompensas especiais. Pode fazer o download gratuito de Tasty Town em versões Android e iOS.


Precisa de Emojis de animais e celebridades animados em 3D? Com esta app para Android é possível

Chama-se Anymoji - Emoji Animado em 3D e permite animar emojis de animais e celebridades, que depois pode partilhar em redes sociais como o Instagram e o TikTok.

Os animojis foram uma das grandes novidades do iPhone X, lançado em 2017, e desde então que os utilizadores de Android também os podem criar. A versão animada dos emojis de animais pode ser criada através da aplicação Anymoji - Emoji Animado em 3D, mas também tem outros “modelos” à sua disposição.

Animais e avatares de celebridades são alguns dos emojis que pode animar com a aplicação, que permite também que o faça com vários rostos de forma simultânea. Por isso, tanto pode animar macacos, porcos e leões como algumas caras conhecidas, todos eles em 3D.

Mas a aplicação também torna possível a alteração do fundo do animoji. Entre as várias opções pode adicionar um vídeo ou editar apenas algum detalhe, como a cor ou o padrão. O resultado final pode ser partilhado em várias redes sociais, como o Instagram e TikTok.

A app é gratuita e está disponível na Google Play Store. No entanto, a versão premium tem naturalmente algumas vantagens, entre as quais emojis de animais ilimitados e as “obras de arte” sem marca de água.


Ganhe pontos a fazer saltar o seu carro o mais longe possível

O Ramp Car Jumping não tem muito que enganar: é acelerar a fundo antes de passar a rampa e saltar para percorrer a maior distância possível.

É um jogo de comandos simples, já que terá apenas de manter o dedo no ecrã para acelerar. Acumule uns tantos pontos porque a distância percorrida só vai aumentar com a compra de alguns itens.

Tem à disposição upgrades para o motor, acelerações e bónus para melhorar os seus saltos e destruir o “cenário” e fazer as habilidades necessárias que ajudam a juntar mais pontos.

À medida que vai evoluindo no jogo vai desbloqueando novos carros, com melhores performances associadas. Saiba igualmente que há metas e barreiras para ultrapassar antes de conseguir mudar de nível.

O Ramp Car Jumping é gratuito e está disponível tanto para Android como para iOS.

Este mês estamos a celebrar os 20 anos do SAPO TeK. Saiba mais em https://tek.sapo.pt/tag/SAPOTEK20anos

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.