Num fim de semana em que parece que o sol quente partiu de vez e os dias chuvosos prometem ficar, nada como tirar um pouco da tarde para experimentar novas propostas para o smartphone. São jogos e apps para instalar nos sistemas iOS e Android que são gratuitas, sendo úteis e alguns deles divertidos.
Se procura uma solução simples para criar logotipos e outros elementos gráficos na palma da mão, uma das soluções é um estúdio de bolso, que permite criar projetos rapidamente. Outra aplicação disponível esta semana é uma alternativa aos convencionais alarmes, que certamente vai ajudar a levantar da cama, mesmo aqueles que têm o sono muito pesado.
Na preferência de algo mais divertido, para passar o tempo, a equipa do TEK tem também propostas de gaming. A famosa série Monster Hunter ganhou uma versão para smartphones, assente em realidade aumentada e foi produzido pela Niantic, conhecida de Pokémon GO. Conheça ainda uma recente "visual novel", uma aventura narrativa para smartphones e outra proposta que lembra as mecânicas de Guitar Hero.
Conheça todas as apps e jogos da semana ao detalhe:
Picyard: dê mais vida às ideias criativas com este estúdio de design para smartphones
Com um modo de funcionamento simples, a Picyard é uma app que promete ajudá-lo a dar conta de uma variedade de tarefas de design gráfico, de logótipos a mockups, tudo a partir do smartphone.
Não precisa de ser um expert para criar designs apelativos para os seus projetos online e existem várias aplicações que o podem ajudar. A Picyard é uma delas e afirma-se como um estúdio de design diretamente no smartphone, com várias opções para que possa libertar a sua criatividade.
Seja um logótipo, uma publicação para as redes sociais, um folheto informativo ou até um mockup para um projeto tecnológico, esta aplicação promete ajudá-lo a dar conta de uma variedade de tarefas de design gráfico.
Clique nas imagens para ver com mais detalhe
Para começar a usar a app, basta fazer o upload de uma imagem, ou abrir um novo projeto, e dar asas à imaginação, fazendo uso das ferramentas de edição disponibilizadas, mas também de templates, sobretudo, para aqueles momentos em que precisa de um pouco mais de inspiração.
A Picyard está disponível para Android, a partir da Play Store. Além de um modo gratuito, a app dispõe de um modo Pro pago, que desbloqueia funcionalidades adicionais e que, por um tempo limitado, tem um preço de 3 euros.
Custa-lhe acordar de manhã? Este alarme promete fazer saltar da cama até os mais resistentes
São três as tentativas: a primeira muito leve, desliga-se suavemente. Já a última não vai deixar espaço para mais nada, a não ser acordar de vez.
Acordar de manhã pode ser um martírio para alguns, facílimo para outros e depender dos dias para muitos. Os criadores da 3 Phase Alarm pensaram nas diferentes situações e apresentam uma solução “adaptável”, para sair da cama a bem ou a... menos bem.
A aplicação de alarme pode ser programada para uma determinada hora e vai “tocar” sempre em mais dois momentos, num crescendo de intensidade, desde o tipo de música, o volume do som e as técnicas para desligar.
Se estiver num dia em que a primeira fase do alarme funcionar, saiba que pode ser acordado por uma música suave e em baixo volume, que irá desvanecer. No sentido inverso, a última tentativa de fazer saltar da cama os seus utilizadores será bastante mais “intensa” e exigirá maior dedicação na desativação.
Clique nas imagens para mais detalhe
Todos os itens são configuráveis, desde o espaçamento entre as fases, à música que toca, ou aos gestos que desligam os toques, sendo possível definir vários alarmes.
A 3 Phase Alarm é gratuita sem anúncios. Está disponível para dispositivos Android, a partir da Play Store.
Monster Hunter Now é a versão para smartphone da série da Capcom produzida pela criadora de Pokémon GO
Os jogadores têm a missão de perseguir e caçar os principais monstros do universo Monster Hunter da Capcom.
Monster Hunter é uma das séries mais populares da Capcom na atualidade. A premissa é simples: o jogador assume um caçador de monstros e tem de explorar o mundo à procura de criaturas poderosas como o Rathalos e Diablos. Mas para isso terá de se equipar à altura e se possível pedir ajuda a outros jogadores. É exatamente esse o conceito da versão para smartphones que foi lançada recentemente, Monster Hunter Now.
O jogo foi produzido pela Niantic, especialista em jogos de realidade aumentada e conhecida sobretudo pelo seu trabalho em Pokémon GO. E obviamente que muitas das suas mecânicas estão presentes nesta proposta, incluindo a utilização de dados de geolocalização, incentivando os jogadores a explorarem o mundo real literalmente à procura de monstros.
Veja na galeria imagens de Monster Hunter Now:
O ambiente criado em realidade aumentada, com a projeção dos monstros no mundo real é bastante familiar, caso tenha experimentado outros títulos do estúdio. E vai poder utilizar armas que os fãs vão conhecer da série principal. Os monstros têm origem em diversos ambientes, desde as florestas, desertos, pântanos e outros.
Os combates são em tempo real, bastando tocar nos monstros para despoletar ataques. À medida que derrota mais monstros recebe materiais que pode usar para criar armas e armaduras mais poderosas para caçar criaturas mais fortes.
Pode fazer o download do jogo para smartphones iOS e Android.
Há jogos que nos fazem pensar e The Wreck é uma reflexão sobre como ter esperança nos dias sombrios
Depois de ter sido lançado para o PC e consolas em março, The Wreck chegou no início de outubro às lojas digitais da Google e Apple.
Em The Wreck, um título ao estilo visual novel em 3D, seguimos a história de Junon, uma guionista de 36 anos que sente que a vida está em pedaços. Sem progresso na carreira, a sua vida pessoal não está muito melhor. Mas, porque um azar nunca vem só, de repente, surge uma chamada preocupante.
A mãe de Junon, com quem já não mantém contacto há muito tempo, está no hospital e o estado é crítico. Este é o dia mais importante da vida da protagonista, mas, para o ultrapassar algo tem de mudar.
Clique nas imagens para ver com mais detalhe
Munido com o poder de controlar o tempo, terá de ajudar Junon a reviver o passado. Ao desvendar segredos trágicos, poderá mudar a forma como a protagonista vive o presente e o futuro para perceber como é possível encontrar a esperança mesmo nos dias mais sombrios.
Veja o vídeo
The Wreck está disponível para Android, a partir da Play Store, e para iOS, através da App Store. O jogo pode ser descarregado gratuitamente, mas o acesso à versão completa requer um pagamento de 5,99 euros, no caso da versão Android, e 7,99 euros, para iOS.
Se prefere jogar no PC fique a saber que pode descarregar o jogo através da Steam, onde, até 23 de outubro, está com um preço reduzido para 13,30 euros.Há também versões para a PlayStation (13,99 euros), Xbox (19,99 euros) e Nintendo Switch (13,99 euros).
Cytoid é um jogo de código aberto do género Guitar Hero com alguns “toques” de anime
Os fãs de jogos que combinam música, sentido de ritmo e destreza para tocar no ecrã de um smartphone ou de um tablet têm no Cytoid mais uma alternativa de escolha.
O Cytoid é um jogo musical que entra no conjunto de propostas do género do popular Guitar Hero, em que o objetivo é acompanhar a música, marcando o ritmo nos momentos exigidos.
Atendendo à sua natureza, pode exigir toques, pressão e deslizamentos de dedos no ecrã, consoante o tipo de ícones que vão surgindo, mas é possível “afinar” tudo logo de início, nomeadamente com um tutorial que pretende familiarizar os jogadores com a dinâmica proposta.
Os níveis que o download das lojas de apps traz são poucos, mas é possível descarregar os mais de 4.000 níveis entretanto criados pela comunidade. Há vários modos de jogo disponíveis e existe um sistema de classificação que mostra os melhores dos melhores no sentido de ritmo e capacidade de reação.
Clique nas imagens para mais detalhe
Os jogadores podem participar em eventos sazonais e colaborativos para terem acesso a recompensas exclusivas ou ganhar certificados pelas suas habilidades. Pelo caminho também há personagens e outros elementos para desbloquear.
O Cytoid é gratuito, sem anúncios e está disponível em 14 idiomas. Pode ser descarregado na versão para iOS e para Android, respetivamente a partir da App Store e da Play Store.
FC Tactical: EA vai lançar jogo tático de futebol jogado por turnos
A Electronic Arts quer introduzir um novo género no mercado de jogos de futebol, um formato de estratégia por turnos em FC Tactical para smartphones iOS e Android.
A Electronic Arts estreou recentemente o seu novo simulador de futebol FC 24 para PC e consolas, mas também teve direito a uma versão mobile para iOS e Android. Os fãs do desporto-rei vão ter acesso a uma nova experiência para smartphones, previsto para o início de 2024, o FC Tactical.
No comunicado, a EA Sports pretende oferecer uma nova forma de se jogar futebol, uma perspetiva de simulação interativa com estratégia. E com uma jogabilidade por turnos. FC Tactical tem uma base de dados com 5.000 jogadores autênticos espalhados por mais de 10 ligas de topo, das quais a Premier League, a LaLiga, Bundesliga, Ligue 1, MLS, Liga Portugal e Serie A. E ainda tem competições europeias com o selo da UEFA Champions League.
Veja na galeria imagens de FC Tactical
Relativamente aos elementos de jogabilidade por turnos, os jogadores vão ter acesso a ações de defender, atacar, fazer fintas de habilidade e tentativas de remate. São as decisões do jogador, em circunstância da leitura do campo, que vão resultar numa experiência estratégica para vencer a partida. As partidas são simuladas, apresentando ao jogador as oportunidades de fazer jogadas com as ações referidas.
FC Tactical vai oferecer diferentes modos de jogo, desde amigáveis e competições online, partidas a contar para os rankings oficiais, ligas e a ainda a formação de guildas de jogadores. Vai poder treinar os jogadores para aprenderem novas habilidades, desbloquear truques especiais, entre outras possibilidades. E vai ser possível personalizar a equipa com diversos itens, incluindo novos designs do estádio, equipamentos e as bolas.
O jogo está previsto para ser lançado no início de 2024, mas pode fazer o pré-registo na versão iOS e Android.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários