Com o lançamento de FC 24 no mercado, chegando hoje ao PC e consolas, a Electronic Arts rompe em definitivo a sua ligação com o organismo máximo de futebol, colocando um ponto final na série FIFA, depois de 30 anos de lançamentos anuais. Já não será possível adquirir FIFA 23, uma vez que a EA retirou os jogos das plataformas digitais, sendo FC 24 o próximo capítulo para os amantes de eSports e futebol virtual.
Apesar da mudança de nome, tudo o resto permanece bastante semelhante às edições anteriores. A Electronic Arts fez questão de deixar claro anteriormente que as licenças iriam manter-se novo título. Há um total de 700 equipas licenciadas, num total de 20 mil atletas e 30 ligas distintas para o jogo. E o estúdio aumentou as competições oficiais femininas, num total de 1.600 atletas e 74 equipas.
Veja na galeria imagens de FC 24
A importância das mulheres no futebol é mesmo um dos destaques deste FC 24, com equipas de arbitragem femininas, uma comentadora desportiva profissional (Sue Smith, ex-jogadora internacional) e ainda a possibilidade de se criarem equipas mistas, incluindo no modo principal Ultimate Team. A EA Sports estende assim o seu modo de fantasia, que além de contar com as estrelas do presente e as glórias do passado, inclui agora as melhores jogadoras da atualidade.
E por falar em Ultimate Team, os fãs vão poder contar com um sistema de química entre os atletas um pouco mais complexo, que tem novos fatores para além do país ou do clube, incluindo agora a combinação de homens e mulheres, por exemplo. As famosas cartas colecionáveis, que podem ser adquiridas em pacotes ou no mercado de transferências, também apresentam o modo Evolutions.
Este modo permite melhorar uma carta de um jogador de qualidade prata em dourada, por exemplo, aumentando as suas estatísticas. Esta é uma forma eficaz dos jogadores melhorarem mais rapidamente a sua equipa inicial, quando ainda não têm moedas para investir. Mas para evoluir a carta, terá de superar os desafios propostos, desde jogar um número de partidas com o atleta em questão, marcar um golo ou outros objetivos listados. E pense bem antes de fazer a evolução da carta, uma vez que esta deixa de poder ser vendida no mercado.
Além do Ultimate Team, pode simplesmente divertir-se no modo de futebol de rua de Volta, descomplicando as regras para equipas de três para três, com balizas minúsculas, onde os truques acrobáticos são os protagonistas. Os modos carreira de jogador, de treinador e o Clubs estão também de regresso, para jogar a solo ou online. Para os jogadores que desejam amealhar moedas, o jogo inclui o modo Moments, que são objetivos a concluir durante uma pequena porção de uma partida. Por exemplo, fazer um número de passes ou remates com determinado jogador. Ou nos objetivos mais complexos, dar a volta ao resultado em poucos minutos.
A tecnologia Hypermotion continua a ser refinada e trata-se de uma das maiores valias da série. Todos os movimentos dos jogadores são capturados em ambientes reais no campo. Os atletas são filmados volumetricamente e através de machine learning são processados os dados que transformam as características físicas, assim como o seu estilo de jogo e truques de assinatura do real para o virtual. Lembra-se do famoso golo acrobático de Erling Haaland contra o Dortmund? Este foi um dos exemplos dados pela EA Sports como presentes no jogo.
Os algoritmos do Hypermotion traduzem os detalhes do movimento, seja a forma como os atletas se inclinam quando rematam ou quando correm. O estúdio diz que foram captados mais de 1.000 atletas a jogar para alimentar FC 24.
De notar ainda o sistema de Play Styles, que tem exatamente o objetivo de trazer para o relvado esses movimentos de assinatura das grandes vedetas do futebol. Os jogadores de elite contam com o Play Styles +, oferecendo animações diferentes e únicas, tanto nas fintas como remates ou cortes. Estes Play Styles influenciam mesmo a eficácia em campo, desde a facilidade em fintar, cortar bolas ou marcar golos.
Para o novo jogo, a Electronic Arts apostou também num ambiente dos estádios mais animados, com as festas dos adeptos nas bancadas, os cânticos e claques. Toda a transmissão da partida tem um tom televisivo, desde a entrada em campo aos momentos finais da partida. Os jogadores podem configurar o estádio ao seu gosto, editar as bancadas com as cores do seu clube, usar elementos de fogo de artifício, projetores de luz e até os elementos de realidade aumentada.
Para ajudar a gerir a equipa durante a partida, graças ao motor Hypermotion são reunidas estatísticas, transmitindo ao jogador informações mais relevantes. Quando a bola sai do relvado são assinalados os jogadores mais cansados, ajudando na decisão de possíveis substituições. Há ainda estatísticas de remates dos jogadores, com setas visíveis dos principais tentos, que dão uma ideia geral da performance.
Veja o vídeo
Foi também refinado o sistema de marcação de livres e cantos, permitindo escolher a zona da bola que vai rematar, para dar efeitos especiais, um pouco como no snooker.
FC 24 introduz uma nova interface de navegação entre menus, deslizando as opções na vertical e horizontal, ajudado por um sistema de favoritos, para que seja rápido saltar entre as dezenas de ações. O objetivo foi também melhorar a acessibilidade do jogo.
De um modo geral, FC 24 pretende ser um jogo bastante familiar aos antigos jogadores de FIFA, mas ao mesmo tempo servir de porta de entrada a novos fãs de futebol virtual. Há muitos modos de jogo, as principais licenças e claro, o incentivo às competições oficiais de eSports. Os grandes craques já estão a compor as suas equipas para a próxima temporada de competições.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Indiana Jones regressa de chicote para nova aventura em videojogo. Qual é o enigma do grande círculo? -
App do dia
Google Maps torna-se guia local e indica "pérolas" escondidas nas suas viagens -
Site do dia
GOG tem novo programa de preservação de videojogos -
How to TEK
Saiba como definir o tempo limite que as crianças podem jogar Fortnite
Comentários