Todos sabemos quais são as apps mais populares das lojas de aplicações para iOS e Android, mas mais difícil e conhecer aplicações novas, que tragam ganhos para a utilização diária do smartphone e do tablet, ou que garantam maior diversão.

A equipa do TEK dedicou uma boa parte da sua semana a procurar e a testar aplicações, e as que reunimos neste artigo são resultado de uma seleção e um trabalho intenso d experimentação (especialmente os jogos).

Siga as nossas sugestões e veja quais as apps que vai instalar este fim de semana.

Trello salta para o desktop e garante produtividade com menos distração

A aplicação de gestão de projetos e de equipas tem agora uma nova versão para desktop Windows e Mac, abandonando o conceito de utilização preferencial no browser e smartphone.

"Fazer mais com menos distrações". Este é o mote que está na base do lançamento de uma nova versão do Trello, a aplicação de gestão de projetos e equipas que replica o conceito dos smartboards e dos post its, arrumando tarefas em cartões que podem ser atribuídos a alguém e colocados na lista do "a fazer" e "feito".

No browser a aplicação ficava perdida entre janelas, e com a versão desktop ganhar mais "presença", com uso de novos atalhos e notificações que estão mais integradas com o sistema operativo Windows ou Mac. E também vai poder gerir melhor a prioridade dos "quadros" ou (boards) em que está envolvido.

No Mac há ainda um bónus para quem tem uma Touch Bar, que pode a partir daí criar novos cartões ou abrir quadros de forma mais fácil.

A app está disponível na versão móvel para iOS e Android, e na versão desktop para o Windows da Microsoft e Mac da Apple.

 

Nova app de encontros aposta na realidade aumentada para encontrar o (seu) amor

Chama-se FlirtAR e promete pôr a realidade aumentada ao serviço não dos Pokémon, mas do Cupido.

O objetivo da nova app de dating FlirtAR - pronunciada no inglês “flirter” - é usar a realidade aumentada para ajudar os seus utilizadores a encontrarem potenciais pares que estejam nas proximidades.

 

Funciona em tempo real, usando a geolocalização para encontrar pessoas por perto que correspondam às caraterísticas ou requisitos predefinidos. À medida que o utilizador se vai movimentando com o seu telefone, vão sendo apresentadas pequenas bolhas com as fotos das pessoas sugeridas.

Se estiver interessado em alguém que tenha sido sugerido, basta clicar na foto e o perfil dessa pessoa aparece. A seguir, como noutras apps de dating, ao seu “like” vai ter de corresponder um like da pessoa em questão para que os dois possam trocar mensagens.

Ou isso ou arriscar uma “entrada airosa” naquele preciso momento – uma vez que a sua potencial cara-metade estará efetivamente por perto “ao vivo e a cores”.

A FlirtAR é gratuita e de momento está apenas disponível para dispositivos iOS, mas deverá ter uma versão para a plataforma Android muito em breve, garantem os seus responsáveis.

Perdeu a chave do carro? Vem aí uma app que o vai ajudar

Compatível com plataformas móveis principais, a Perfectly Keyless é a proposta da Bosch para que consiga destrancar, ligar o motor e voltar a trancar o seu carro. Isto, apenas com o seu smartphone e sem chave.
Para usar a chave digital Perfectly Keyless, é necessário descarregar e conectar o carro a uma aplicação, sendo gerada uma chave de segurança única, adequada à fechadura do veículo. A porta é destrancada assim que a distância entre o condutor e o veículo seja menos de dois metros, distância medida através de sensores de bordo dos veículos .

Situações incómodas como perder a chave física ou ter que emprestá-la a alguém são contornadas com o facto da app permitir a criação, através de um processo seguro e protegido contra acessos não autorizados, de uma chave virtual adicional e individual  que é enviada através da cloud para outros smartphones.

Como cada chave é única, esta aplicação permite que serviços de partilha de carros e de operadores de frotas automóveis tenham uma gestão mais fácil e flexível das chaves dos seus veículos.

Para Harald Kröger, presidente da divisão Bosch Automotive Electronics, a Perfectly Keyless é “um excelente exemplo de mobilidade conectada, livre de stress”.

Mas, para que a aplicação funciones, é necessário que os fabricantes de automóveis instalem sensores de proximidade e uma unidade de controlo enquanto instrumentos fixos nos seus carros. Os sensores medem a distância do smartphone para o carro e registam a direção de onde o utilizador se aproxima. A unidade de controlo administra a chave digital de segurança e garante que o smartphone, a cloud e os sistemas do veículo comunicam sem problemas.

Se perder o smartphone, a chave digital pode ser desativada online, bloqueando o acesso ao veículo, tanto para pessoas autorizadas como para outras pessoas. Outra vantagem da aplicação é o facto de não ser necessário existir uma chave, um cartão com chip, ou sequer tocar no ecrã do smartphone.

Mate as saudades de Stranger Things com este novo jogo retro para smartphone

Este é um jogo de aventura, gratuito e está disponível para Android e iOS. Já a segunda temporada da série estreia no próximo dia 27 de outubro.
Estamos em contagem decrescente para a estreia da segunda temporada de Stranger Things e o motor de marketing do Netflix já começou a carburar. Para publicitar o conjunto de novos episódios da série, a empresa lançou esta semana um novo jogo para smartphone que o vai deixar viver parte das aventuras que Jim Hopper, Eleven, Mike Wheeler e companhia, viveram ao longo da primeira temporada.

O jogo é gratuito, está disponível para Android e iOS, e recorre a toda a estética da cultura pop dos anos 80 para recriar personagens e cenários num jogo de aventura.

 

O jogo nasceu da colaboração do Netflix com a BonusXP, empresa criadora de jogos independentes para plataformas móveis, como Hero Academy 2 e Cavemania.

Detesta receber mensagens de voz no WhatsApp? Há uma app que “traduz” tudo para texto

Nem toda a gente é fã das mensagens de voz, pelo formato em si ou pelo facto de nem todos os momentos serem oportunos para ouvir tais mensagens. É aí que a Transcriber pode ajudar.
Tal como o nome indicia, esta aplicação transcreve mensagens áudio, neste caso recebidas através do WhtasApp. Para tal tem de abrir a mensagem em questão e partilhá-la com a Transcriber. Com isto o ficheiro abre na app já com o texto transcrito.

Para “ler” as mensagens de voz não tem de sair do WhatsApp, uma vez que a ferramenta surge numa janela flutuante no ecrã do dispositivo móvel.

 

Lançada no início de setembro, a Transcriber é gratuita, mas de momento está apenas disponível para dispositivos Android. Numa visita à página da Play Store é possível ver que tem recebido muitos comentários positivos, embora de vez em quando os utilizadores façam referência a falhas na transcrição em algumas das línguas suportadas

Sofre de insónias? Esta app promete pô-lo a dormir

A Pzizz garante que o ajuda a "adormecer rapidamente, a continuar a dormir e a acordar revigorado". Isto tudo através do uso da psicoacústica.
Na sequência da análise de estudos clínicos e do estudo da percepção do som e de como este afeta o cérebro, a aplicação combinou de forma otimizada para cada parcela do ciclo do sono os efeitos sonoros, a música e a voz off para acalmar a sua mente.

A voz off é controlada e reconfigurada separadamente da música (pode alterar o género e o volume) e o texto, que muda de cada vez que você o usa, é baseado em princípios efetivos de hipnose do sono.

 E porque o sono e a falta dele variam de pessoa para pessoa, a Pzizz é personalizada, “aprendendo” com o tempo e automaticamente quais os tipos de sons preferidos e os menos agradáveis.

Com os modos PowerNap e Sleep, a aplicação está disponível gratuitamente para Android e iOS, mas há compras in app.