O WhatsApp está a desenvolver uma nova funcionalidade que dará aos utilizadores a possibilidade de encontrarem negócios em seu redor, permitindo fazer pesquisas através de uma nova interface.

O website WABetaInfo detalha que, ainda em julho, descobriu novos detalhes sobre uma funcionalidade de diretório de negócios diretamente na app que, entretanto, começou a ser testada de forma limitada na cidade de São Paulo, no Brasil, em setembro.

WhatsApp | Funcionalidade que permite encontrar negócios
WhatsApp | Funcionalidade que permite encontrar negócios créditos: WABetaInfo

Os “informadores” do website indicam que, através da nova funcionalidade, será possível fazer pesquisas através de uma nova secção, que toma o nome “Businesses Nearby” (ou negócios nas redondezas, numa tradução para português), permitindo selecionar por categoria, como restaurantes, supermercados, ou lojas de roupa.

Acredita-se que a funcionalidade de pesquisa por negócios estará disponível tanto para Android como para iOS, se bem que ainda não existam muitos mais pormenores acerca da sua data de lançamento. Do lado dos negócios, a novidade estará eventualmente disponível para quem usa a funcionalidade de diretório de negócios, assim que esta for alargada a mais países.

WhatsApp está a preparar uma nova funcionalidade dedicada a comunidades
WhatsApp está a preparar uma nova funcionalidade dedicada a comunidades
Ver artigo

Para lá dos negócios, o WhatsApp estará também a preparar novidades no que toca a uma funcionalidade de comunidades, que promete dar aos administradores na aplicação de mensagens instantâneas um maior controlo sobre os grupos que estão a gerir.

Na versão beta 2.22.1.1 da aplicação para iOS foram descobertos novos detalhes que indicam que os utilizadores poderão ter até 10 grupos associados a uma comunidade.

Recorde-se que a funcionalidade, que está a ser desenvolvida tanto para Android como iOS, permitirá que os administradores agrupem diferentes grupos mais facilmente. Será também possível criar chats comunitários, que serão protegidos com encriptação ponta-a-ponta. No entanto, para já, ainda se desconhece a sua data de lançamento.