Nos últimos dias ficámos a conhecer um estudo que revela que o Google Maps e o WhatsApp são ferramentas indispensáveis para os portugueses, mesmo em férias, e que o telemóvel já é utilizado por meio milhão para "ir ao banco". Mas há muito mais aplicações úteis que estendem as funcionalidades dos smartphones e no TeK partimos todos os dias à descoberta de mais algumas.




Uma ferramenta para ter Instragram no computador sem passar pelo smartphone, o sucesso do Office Mobile para iOS e uma app para fazer contas à vida são algumas das que sugerimos esta semana. Mas há jogos, como seria de esperar, com o regresso (ou não) do famoso Flappy Bird.


Aproveitar o resto do fim de semana que ainda sobre e verifique algumas das aplicações que passaram pelo TeK. Há algumas que valerá a pena experimentar...






Flappy Bird: New Season escala até ao topo da AppStore da Apple

Grande confusão que se instalou na loja de aplicações da Apple. Uma nova aplicação do Flappy Bird, com o nome New Season, chegou ao top das apps mais descarregadas pensando-se que seria o regresso do "filho pródigo". Mas pode ainda não ter sido desta.

Dong Nguyen, o criador do popular jogo Flappy Bird, prometeu que o sucesso voltaria às lojas de aplicações numa versão renovada e melhorada. Algumas semanas depois da histeria, parece que ainda há quem esteja morto por experimentar o jogo.

Um programador aproveitou-se das declarações de Nguyen e lançou mais um clone da app – Flappy Bird: New Season. O jogo é em tudo igual ao original, conseguindo até ser melhor no tempo que se perde entre o momento no qual se morre e se volta a bater as asas.

Devido à qualidade da reprodução e ao facto de vir atestada como propriedade da dotGears – estúdio do jogo original –, rapidamente Flappy Bird: New Season tomou de assalto os lugares cimeiros das apps gratuitas.

Mas como explica o jornal The Guardian, tudo parece não passar de um esquema bem montado para o sucesso repentino. O jogo está inclusive associado a uma conta falsa do Twitter que supostamente pertenceria a Dong Nguyen.

Até que O Flappy Bird original regresse ou ganhe uma nova versão pela mão do programador original, pode ir treinando com o episódio New Season disponível para já no iOS.

Veja a próxima aplicação

Simplewallet: para contas bem feitas

Se precisa de uma aplicação para gerir "dinheiros" tome nota de uma app que acaba de chegar à App Store. Desenvolvida em Portugal, esta Simplewallet quer ser instrumento para garantir contas bem feitas.





Os promotores da aplicação, garantem que a Simplewallet oferece uma forma simples, intuitiva e sem complicações de controlar gastos e rendimentos.



Está disponível uma versão gratuita da app e uma versão paga, que pode ser descarregada por 0,99 euros. Ambas estão disponíveis na loja de aplicações da Apple.



Na edição PRO a Simplewallet, que só tem versões em inglês, espanhol e alemão, elimina a publicidade, para além de permitir o envio de relatórios por email e a filtragem por data da listagem total de gastos e rendimentos.





Veja a próxima aplicação

Office para iPad garante 12 milhões de downloads numa semana
Depois de muito tempo de espera, os utilizadores de iPad aderiram em massa às aplicações Office da Microsoft. Falta saber quantas irão fazer a ligação ao Office 365



A confirmação do número foi feita pela própria Microsoft num tweet que referia terem sido feitos mais de 12 milhões de downloads do Word, Excel, PowerPoint e OneNote para iPad a partir da App Store da Apple.

As aplicações foram disponibilizadas na semana passada, completando aquela que era já uma expectativa de há vários meses.

O Word, Excel e PowerPoint e OneNote estão disponíveis de forma gratuita, com todas as funcionalidades que encontra no PC ou no Mac. O Outlook continua afastado da lista

Os utilizadores podem ver qualquer ficheiro no seu tablet mas para criar ou editar é preciso ter uma assinatura do Office 365.

Na semana passada a Microsoft disponibilizou também uma atualização do Office Mobile para iOS e Android, que agora passam a ter acesso completo e totalmente gratuito a todas as funcionalidades, como já acontecia no Windows Phone.

A Microsoft não divulgou números sobre quantos utilizadores do Office para iPad terão subscrito uma assinatura do Office 365. Esta versão do Office online está disponível de forma gratuita durante 30 dias. A subscrição mensal custa 10 euros e é válida para 5 PCs, Macs ou tablets e dá direito a 20 GB de espaço na cloud OneDrive e 60 minutos de conversação no Skype todos os meses.

Veja a próxima aplicação

Ter o Instagram no computador sem passar pelo smartphone
Criado para dispositivos móveis, o popular Instagram também tem uma "versão" para computador. A aplicação chama-se Gramblr.

Esta ferramenta permite carregar fotos e imagens guardadas no computador para o Instagram, independentemente destas terem ou não passado por um smartphone.

Disponível para Windows e OSX, o Gramblr aposta num interface muito simples, capaz de cumprir o objetivo em poucos passos.

O primeiro é a configuração da conta. Depois é só selecionar a imagem a carregar para o Instagram.

De destacar que o Gramblr não permite a utilização dos filtros que popularizaram o Instagram, ou seja, serve apenas como um intermediário entre as fotos que temos no computador e a plataforma.

Veja a próxima aplicação

Emoji do Twitter saltam do smartphone para o computador
Já há algum tempo que os emoji faziam sucesso na versão móvel do Twitter e agora podem passar a ilustrar as emoções de quem usa a rede de microblogging nas versões desktop do serviço.

A integração destas figuras animadas, indicadoras de estados de espírito, começaram a ser permitidas nos tweets feitos a partir do computador esta semana.

Até à data eram um recurso que só podia ser usado por quem tuitava através das apps iOS e Android instaladas em smartphones ou tablets.

"Utilizadores do Twitter que adoram tuitar emoji a partir dos seus telefones - agora podem ver esses emoji na Web #emojiparty", informou o Twitter a partir do seu perfil de suporte.

A alteração vai fazer com que aquilo que eram apenas caixas vazias nas mensagens antigas passem a assumir os bonecos, ou seja, os emoji dos posts antigos passam a ser visíveis.

Veja a próxima aplicação

Zello PTT Walkie-Talkie. Escuto. Over
Existem muitas aplicações de comunicação, por mensagem e por voz, mas a Zello assume mesmo o perfil de walkie-talkie digital. É simples, funcional e também entretém.

Quando era pequeno sempre quis ter walkie-talkies para poder brincar com os amigos? Nunca foi à tropa? Não se preocupe, há uma aplicação para tudo. A Zello PTT é uma reprodução fiel de como é e deve ser um walkie-talkie digital.



O utilizador precisa de se registar e criar um nome de utilizador. Depois basta adicionar os contactos e começar a enviar mensagens. E a recebê-las também.



Quando o utilizador recebe uma mensagem de voz de um contacto, de imediato é feita a reprodução da mesma, para chamar a atenção da pessoa se estiver distraída. Mas se perder este momento de chamamento, pode recuperar a conversa num histórico que é mantido pela app.



A aplicação tem um grande potencial também em ambiente empresarial. Imagine que trabalha numa fábrica onde todos os trabalhadores têm smartphone, com ligação à rede Wi-Fi da empresa ou ao plano de dados. Podem estar a comunicar por voz, de forma imediata e curta.



Estas são as sugestões que escolhemos esta semana, mas amanhã há mais...


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico