O TeK tem um desafio para os leitores: peguem no vosso smartphone ou tablet e vejam as aplicações que têm instaladas. Identifiquem aquelas que já não usam seguramente há um mês. Agora proceda à desinstalação das apps com "pó".

Et voilà. Acabou de contribuir para a limpeza do seu dispositivo móvel e abriu espaço para a instalação de novas aplicações. Nas sugestões desta semana existem muitas ferramentas de produtividade e apps de entretenimento. Porque com a aplicação certa pode ter os robots da NASA em cima da sua mesa, ou pode gravar vídeos Ultra HD com o iPhone. Pode até ter um novo domínio sobre as suas múltiplas contas de emails...

Boxer: uma app para quem tem várias contas de email para gerir

Gmail, Exchange, Outlook, Yahoo e Hotmail são alguns dos serviços de email suportados pela Boxer, uma aplicação para gerir o correio eletrónico a partir de um único lugar.

A caixa de entrada da Boxer pode ser gerida como habitual: assinalando mensagens, guardando, apagando, etc. Há fotos ao lado de cada email para identificar o emissor da mensagem.

O interface pode ser configurado, mas entre as funcionalidades disponíveis está o "passar" para apagar ou assinalar como spam (Swipe), o arquivo inteligente (Smart Folders) ou o envio de respostas rápidas pré-configuradas (Quick)

Além disso, a aplicação liga a outros serviços como o Evernote, Facebook, Linkedin, Twitter ou Dropbox.

A Boxer está neste momento disponível para Android e para iOS (8,99 euros).



Descubra a próxima aplicação

Já é possível fazer vídeos 4K no iPhone mas vai custar 899 euros

A i4software é a empresa responsável pela criação daquela que dizem ser a primeira aplicação móvel a permitir gravar vídeos em 4K, a editá-los e a publicá-los. Será que o custo do programa compensa as suas funcionalidades?

Pela “módica” quantia de 899,99 euros os detentores de um iPhone 5s com iOS 7 e no mínimo 32GB de armazenamento interno podem instalar a aplicação Vizzywig 4K e começar a produzir vídeos com resolução Ultra HD a partir do telemóvel.



Esta é a primeira aplicação que leva a gravação de vídeos 4K até aos dispositivos móveis da Apple, característica que já existe de forma nativa noutros telemóveis – como o Samsung Galaxy Note 3, o Sony Xperia Z2 e o LG G3. No entanto nos smartphones Android a velocidade de gravação nunca é superior a 4MB por segundo, enquanto com a Vizzywig 4K é possível atingir velocidades de 72MB por segundo.



A questão do iOS 7 e do iPhone 5s são por agora elementos obrigatórios, isto pela forma como a aplicação funciona. De acordo com as explicações do Slashgear, o programa usa o modo rápido de captura de fotografias para produzir imagens com resolução de 4K. E é depois através da junção de várias imagens que é possível chegar ao vídeo em Ultra HD.

Pode ver exemplos da qualidade das imagens aqui e aqui.




A cada segundo são captadas 24 fotografias que são acompanhadas pela gravação de áudio que é depois sincronizado com o vídeo. No iOS 8 para já só é possível captar 10 fotogramas por segundo.



A grande vantagem da aplicação Vizzywig 4K acaba por estar no facto de concentrar todas as funcionalidades associadas à gravação de vídeo: permite editar vários aspetos da produção como transições, créditos e música de fundo, além de permitir a publicação direta no YouTube.



Não se esqueça: se comprar a aplicação, não faça amanhã a atualização para o novo iOS 8, caso contrário não conseguirá utilizar a ferramenta de gravação de vídeo.



Descubra a próxima aplicação

TKFX: Uma app para DJs que querem brilhar usando o tablet

A promessa é ambiciosa. A Imaginando quer "revolucionar a forma como os DJs usam efeitos sonoros". Para isso vai usar uma aplicação móvel que está disponível para iOS e Google Play.





A app TKFX Traktor Controller está especificamente dirigida a quem usa o Traktor, software da empresa alemã Native Instruments. Entre as características, destaque para a capacidade de controlar dois parâmetros em simultâneo num efeito em duas dimensões.



Os efeitos são aplicados de forma instantânea quando o utilizador toca na superfície do tablet.



A Imaginando existe desde junho de 2014. Está neste momento incubada na Startup Braga e já tinha criado outra aplicação móvel, que foi descarregada mais de 85 mil vezes em 40 países, a Livkontrol.



A nova proposta pode ser descarregada na loja de aplicações da Apple e na loja da Google para o Android. Só está disponível para tablets.

Nota de redação: A notícia foi alterada para sublinhar que a app está disponível apenas para tablets e para corrigir uma gralha do comunicado relativamente à data de criação do projeto.



Descubra a próxima aplicação

Tenha as melhores máquinas de exploração da NASA em cima da mesa

Gostava de ver os robots Curiosity e Opportunity com mais detalhe e com um maior grau de proximidade? A Agência Espacial norte-americana tem uma aplicação de realidade aumentada que possivelmente vai querer experimentar.

Hoje é mais um daqueles dias em que pega no smartphone e fica logo desanimado porque já não sabe o que fazer com ele? Tem falta de conteúdos novos? Com a aplicação Spacecraft 3D da NASA a monotonia promete acabar em poucos minutos.



Isto porque a entidade norte-americana alicia os utilizadores com uma experiência difenciadora e baseada em realidade aumentada. Tudo o que os leitores têm a fazer é descarregar a app, disponível para iOS e Android, e imprimir umas folhas especiais que podem ser enviadas por email a partir do software.



Estas folhas têm códigos que vai permitir à aplicação construir a realidade aumentada. E é aí que a magia acontece: o utilizador escolhe quais os veículos, sondas e instrumentos da NASA que quer ver recriados.

Além dos rovers de exploração que estão em Marte é ainda possível escolher as sondas Cassini ou a Voyager. As recriações estão dividas em dois grandes grupos – aquelas que estão ligadas ao planeta Terra e as que estão ligadas a Marte.



Sabendo que as aplicações são gratuitas e que a experiência é diferenciadora em vários níveis, esta é uma sugestão que não pode ignorar em caso de aborrecimento com o seu smartphone.



Descubra a próxima aplicação

Instapaper passa a freemium com chegada de iOS 8

Uma das aplicações de referência entre aquelas que permitem guardar conteúdos para ver mais tarde tem uma versão renovada. A atualização traz novas funcionalidades, mas também um novo modelo de negócio.

Até agora, tanto para Android como para iOS, a Instapaper era paga, mas na nova versão surge com a possibilidade de ser gratuita, com as normais "compras oferecidas na aplicação", "caraterísticas do chamado regime freemium.

As funções base permanecem as mesmas: a possibilidade de assinalar ou guardar artigos para ler mais tarde, offline, em qualquer altura e em qualquer lugar, mas há novas adições, nomeadamente relacionadas com a chegada do iOS 8, no que diz respeito à versão para os dispositivos da Apple.

Fazem parte do conjunto de novidades a possibilidade de salvar qualquer artigo, diretamente, com um simples toque, graças ao System Share Sheet do iOS 8.

Foi igualmente adicionada a função de Text-to-Speech, que permite converter os artigos do Instapaper em "voz".

Destaque igualmente para a possibilidade de ver o perfil de conhecidos a partir dos artigos que estes gostaram, numa secção Browse melhorada, garantem os criadores da aplicação.

Visite as lojas de aplicações da Apple e da Google e confira as novidades, tanto para iOS como para Android.



Descubra a próxima aplicação

Micro Dinos: Treinar dinossauros em lutas épicas e jogos educativos

A proposta é da portuguesa Science4you, que na próxima semana apresenta oficialmente o jogo. É uma proposta para quem usa Android e que é simples: quem quer ser um treinador de Micro Dinos?





O Micro Dinos é apresentado como um jogo de combate estratégico online direcionado a crianças, mas também pisca o olho aos adultos. O jogo pretende afirmar-se como uma extensão dos produtos da marca, neste caso os Micro Dinos, pequenos dinossauros disponíveis em cinco modelos.



Para jogar é necessário escolher um deles e abrem-se as portas de uma competição que se pode fazer online, com os amigos, mas também em modo mais privado, treinando, ou descontraindo com puzzles e quizzes.



O jogo oferece várias hipóteses de personalização, que permitem dar um nome ao Dino e uma imagem e também integra um conjunto de ferramentas para fazer evoluir os dinossauros, para usar à medida que se conseguem desbloquear.



Com o jogo a Science4you pretende promover os seus produtos. A história de cada dinossauro pode ser conhecida através de ebooks que a empresa comercializa. Para jogar online também é imprescindível comprar os Micro Dinos vendidos pela empresa. Cada Dinos integra um microchip NFC com identificador único, que colocado em contacto com o smartphone ou tablet Android ativa a "personagem".



A app está disponível para download gratuito no Google Play. Os Dinos são vendidos na loja online da Science4You.



Descubra a próxima aplicação

Vai à pesca? Leve um isco eletrónico e o smartphone



A intuição, o estudo dos ventos e das marés e uma boa de dose de sorte já não são as ajudas mais importantes para o sucesso de uma pescaria. Também aqui a tecnologia e as apps estão a fazer a diferença.






O Deeper - Smart Fishfinder é umasolução que conjuga um sonar de pequena dimensão com uma aplicação para smartphones e tablets e que ajuda a localizar os cardumes em rios, no mar e mesmo para quem pesca em lagos gelados.




Aapp está disponível gratuitamente e tem funções de "visualização" dos peixes mas também ajuda a obter informação meteorológica e a manter um mapa personalizado das pescarias.




A aplicação está disponível para iPhone e iPad mas também para dispositivos Android.



O vídeo abaixo mostra o funcionamento do equipamento e da aplicação.



Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.