Esta semana passaram pelo TeK aplicações de produtividade, como o Skype, que ganhou uma nova versão para iOS onde passa a ser possível responder a mensagens a partir das notificações e opções mais adequadas a momentos de descontração.

Nessa área uma das propostas foi o Money Quizz, um jogo desenvolvido pela portuguesa Walkme Mobile Solutions que é um teste à cultura geral de quem aceita o desafio. Ao longo dos últimos dois anos a Walkme conseguiu somar 15 milhões de downloads nas suas aplicações móveis, um número que merece respeito e que aguça a novidade para esta última criação.

Mas as propostas não ficam por aqui. Vai encontrar mais sugestões, que pode ver ou rever nas páginas seguintes.

 

a.bel: um concerto em que os smartphones do público fazem parte da orquestra

 Ao contrário do habitual, no concerto “a.bel - Nova Música Interactiva”, que estreia brevemente na Casa da Música, vai ser pedido ao público que não desligue o telemóvel. Isto porque os telefones são um dos “instrumentos” fundamentais do espetáculo.

A ideia é “celebrar o impacto da tecnologia na música” e partiu do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC). Com a experiência pretende-se explorar as capacidades multimédia dos smartphones, criando maior interatividade entre o público e os intérpretes.

Na base da experiência está a aplicação móvel a.bel - cujo nome deriva de Abel Salazar e de Alexander Graham Bell -, que a instituição de ensino disponibiliza a partir desta segunda-feira, dia 5 de outubro, para Android e muito brevemente para iOS.

O concerto vai juntar músicos profissionais, que vão estar em palco, aos espectadores que, depois de instalarem a aplicação, vão poder contribuir musicalmente ao carregarem nas superfícies dos dispositivos móveis transformados em instrumentos.

“Esta aplicação fornece, por um lado aos artistas e aos programadores, uma forma de testar e distribuir conteúdos criados para media interativos e, por outro para o utilizador final, uma maneira de participar de forma transparente em atuações ao vivo”, afirma o compositor Rui Penha, investigador do INESC TEC e um dos organizadores do concerto, num comunicado enviado à imprensa. 

Além da app descarregada, é pedido ao público que leve os smartphones com as baterias carregadas no dia 26 de outubro. Na sala do concerto, os dispositivo devem ser colocados em modo voo e ligados à rede wi-fi específica fornecida. Dentro da sala, cada espectador tem de garantir que o lugar que ocupa corresponde ao lugar marcado no bilhete. 

 

Veja a próxima aplicação

 

Atualização do Skype para iOS permite responder a mensagens a partir das notificações

Aproveitando os recursos da versão mais recente da plataforma móvel da Apple, o Skype para iPhone e iPad permite agora responder a mensagens sem que seja necessário abrir a aplicação.

Os utilizadores podem responder às mensagens de texto recebidas diretamente a partir das notificações, em vez de acederem à mensagem ou à aplicação.

A mais recente atualização do Skype também aproveita os recursos multitarefa do iOS 9 no iPad, permitindo usar as funções Slide Over e Split View para manter a aplicação em execução lado a lado com outras apps. Desta forma facilita-se a partilha de imagens, links ou outros conteúdos.

Permite também que se iniciem as conversas com contactos do Skype diretamente a partir da pesquisa do Spotlight.

O Skype 6.3 para iOS já está disponível para download.

Esta é a segunda atualização da aplicação de voz, vídeo e messaging desde o início deste mês, depois de há alguns dias atrás a Microsoft ter alargado as possibilidades de tradução simultânea no desktop.

Veja a próxima aplicação

Dê um wallpaper vivo ao seu Android

A imagem de fundo do seu smartphone não precisa de ser só bonitinha. Pode ser informativa e é isso que oferece a Meter.

Aproveitar os ecrãs de bloqueio do telemóvel para dar informação útil sobre o que se passa no seu dispositivo móvel, quando está uns minutos sem ver o email ou sem poder atender chamadas, não é uma ideia original. As versões mais recentes dos sistemas operativos já adotaram esta estratégia.

Outras aplicações querem aplicar o mesmo princípio ao papel de parede que decora o seu dispositivo, que é como quem diz ao ecrã de fundo, transformando-o num ecrã dinâmico onde vão desfilando informações como o nível de bateria do equipamento, número de notificações ou sinal de rede wireless.

A Meter é assim. Foi desenvolvida pela equipa do Creative Lab da Google e está disponível para download no Google Play. A gigante da Internet chama-lhe wallpaper vivo.

Veja a próxima aplicação

Money Quiz: um jogo de cultura geral de Portugal para o mundo

A empresa portuguesa Walkme Mobile Solutions conseguiu nos últimos dois anos cerca de 15 milhões de downloads nas suas aplicações móveis. Agora regressam com um novo desafio de entretenimento e cultura geral.

São muitos os que gostam de colocar à prova os seus conhecimentos de cultura geral. E foi a pensar nessas pessoas a Walkme Mobile Solutions desenvolveu um novo jogo: Money Quiz.

A aplicação, que está disponível para Android e iOS, coloca o jogador de imediato com um milhão de créditos na mão. Terá depois de enfrentar oito questões nas quais pode ir perdendo dinheiro caso apostam na resposta de escolha múltipla errada.

O jogo tem depois uma componente de desafio: saiba se é o melhor jogador entre o seu grupo de amigos ou se precisa de fazer um esforço extra para subir na tabela da classificação geral.

A Walkme Mobile Solutions foi a empresa responsável por outros êxitos nas lojas de aplicações, caso do jogo Quem Quer Milhões. ao fim de dois anos de existência, o projeto madeirense já conta com mais de 15 milhões de downloadas das várias aplicações que disponibiliza.

Veja a próxima aplicação

Quando as abelhas entram no telemóvel é... hora de jogar! 

 To Bee or Not to Bee é a nova proposta do estúdio português WingzStudio que quer a sua ajuda para proteger as abelhas e o mel.

 

O jogo é o terceiro que sai da forja do estúdio, depois do StringZ e do Falcao vs Aliens, e o design e estrutura seguem as linhas a que os utilizadores das outras apps já se habituaram.

Bom humor, jogabilidade, níveis a superar e muitas abelhas, são o que pode esperar para passar uns momentos divertidos a eliminar bugs com a ajuda das SupaBee.

São as super abelhas que salvam o dia e que vão colecionando as moedas e os power ups ao longo dos vários cenários. E até pode ser alérgico à picada que o jogo não faz mal.

O jogo foi disponibilizado no final de Setembro para as pataformas Android e iOS mas ainda tem pouca visibilidade. Quer dar uma ajuda às abelhas e a este estúdio português?  

 

Veja a próxima aplicação

 

Photoshop Fix: Algumas das funções do software da Adobe são agora grátis para iPhone

A Adobe tem vindo a estender algumas das suas ferramentas de edição de imagem ao mundo da mobilidade, e esta semana disponibilizou mais duas componentes relevantes para quem precisa de retocar as suas fotografias no smartphone.

 

A app Photoshop Fix serve para corrigir pequenos detalhes nas fotos, daqueles que permitem deixar uma (quase) obra de arte ainda mais perfeita.

E como a Adobe é especialista na área não pense que se trata de apenas mudar a luz ou a cor, ou por filtros e texto. Com esta app pode fazer quase tudo, desde retirar objetos que estão a mais na imagem até mudar expressões faciais. Sim, isso mesmo, manipulação autêntica que já é usada há muito tempo a nível profissional e que agora pode ter no seu bolso.

A aplicação é fácil de usar e responde de forma eficiente mesmo em iPhones e iPad mais antigos, juntando-se a um leque bem variado de apps que a marca já tem na App Store da Apple e no Google play. E mais uma vez é grátis.

A Photoshop Fix pode ser descarregada da App Store da Apple de forma gratuita e obriga a criar uma conta no serviço da Adobe, também grátis. A Adobe promete para breve uma versão para Android.

Veja ainda uma pequena demonstração do potencial desta app no video que reproduzimos abaixo.

Gostou das nossas escolhas? Amanhã há mais!