A utilização de aplicações móveis aumentou 58% no ano passado em comparação com 2014 anterior, segundo dados da Flurry Analytics, empresa propriedade da Yahoo.

A categoria que mais cresceu – e deste modo a que mais contribuiu para a evolução geral – foi a da Personalização, 332%, e aqui as coleções de emojis lideraram, seguidas dos ecrãs de bloqueio.

Acima dos três dígitos está ainda a categoria das Notícias e Revistas, com uma subida de 135%, indicando que o consumo de media está nitidamente a passar do PC e da TV para o mobile; e a categoria de Utilities e Produtividade, com apps como o Office e Google Docs, que cresceu 125%.

Também aumentou a utilização de apps relacionadas com Livestyle e Compras (81%), Viagens (54%), Desporto (53%), Messaging e Social (51%), Música, Media e Entretenimento (21%). Sobra apenas uma categoria de entre o conjunto listado pela Flurry, os Jogos, que efetivamente foi a única que não cresceu.

Os dados da Flurry fazem parte de um relatório onde a empresa da Yahoo deu também a conhecer a preferência dos utilizadores por smartphones XL. Os chamados phablets representaram 27% dos dispositivos móveis ativados na semana de 19 a 25 de dezembro e que descarregaram aplicações, valor que mais do que duplica os 13% registados um ano antes. Em 2013 a representatividade era de apenas 4%.