O ChatGPT continua a estender a sua influência e acaba de ganhar uma nova aplicação, desta vez na área da saúde. A ideia é da startup Tonic App e leva o nome de Dr. Tonic, apresentado como um assistente virtual que apoia médicos e enfermeiros nas suas tarefas do dia-a-dia.

O objetivo do Dr. Tonic é maioritariamente facilitar o trabalho administrativo dos profissionais de saúde, como resumir registos clínicos e artigos científicos, escrever modelos para atestados médicos e cartas de referenciação de doentes, preparar informação de saúde para utentes. No plano pessoal também pode ajudar a planear as férias ou as refeições da semana, pode ler-se no comunicado enviado às redações.

O assistente virtual está integrado na Tonic App, uma plataforma 360º, mais precisamente na variante para médicos Tonic Medicina, disponível para Android e para iOS, que pretende agregar conhecimento e ferramentas de apoio à decisão clínica, conteúdo educacional, sistema de vídeoconsulta, vagas de emprego, entre outros recursos para estes profissionais de saúde. Em breve estará disponível na Tonic Nurses, destinada a profissionais de enfermagem, refere a empresa.

Clique nas imagens para mais pormenor

Segundo os dados partilhados, nas primeiras 24 horas após o lançamento foram trocadas por cada médico, em média, 483 palavras com o Dr. Tonic. A procura de informação médica, perguntas sobre estudos científicos, questões utilitárias, perguntas sobre a Tonic App e pedidos sobre a fiabilidade do serviço foram, por esta ordem, os principais casos de utilização.

O Dr. Tonic foi criado com o ChatGPT, o modelo de linguagem de grande escala treinado pela OpenAI, mas neste caso específico é “um assistente virtual alegre que prefere usar terminologia médica e dar respostas objetivas, em comparação com a versão generalista do ChatGPT”.

A TonicApp ressalva que o ChatGPT ainda não pode ser usado com segurança para diagnóstico e tomada de decisões de tratamento, embora tenha sido treinado com uma enorme quantidade de conhecimento médico. “É aqui que os conteúdos clínicos já existentes na Tonic App e os dados previamente adquiridos pela plataforma se tornam sinérgicos com o ChatGPT, uma vez que foram produzidos de acordo com os mais elevados padrões técnicos para que possam ser utilizados em segurança para a tomada de decisão clínica e para alimentar o modelo”.

Quanto à questão da privacidade dos dados, e uma vez que os profissionais de saúde não podem partilhar dados de terceiros com o assistente virtual, nomeadamente dos seus doentes, a conformidade com o GDPR tem que ser garantida. A Tonic App não permite que o modelo generalista da OpenAI aprenda com os dados gerados pelos utilizadores médicos através da aplicação, assegura a empresa.

O Dr. Tonic já está disponível para uso profissional na Tonic App em Portugal, Espanha, Itália e França e em breve estará disponível no Reino Unido.