Esta semana temos mais um punhado de jogos e aplicações para recomendar instalar no seu smartphone. Os videojogos são sempre divertidos para matar o tempo, e sugerimos RPGs com toques de fantasia como muitos monstros para matar nos combates por turnos. Mas também um jogo de puzzles onde tem de explodir com objetos.

Já nas apps, ainda em ambiente de férias, há uma nova proposta para quem decidiu alugar uma autocaravana. Ou por outro lado, uma solução para quem precisa de controlar melhor o tempo frente ao ecrã dos seus filhos. E no caso de ter dificuldades em gerir passwords, há uma app que ajuda não só a melhorar, como a armazenar as preciosas palavras-passe.

Veja em baixo todas as propostas, e ainda a lista de apps e jogos que estão temporariamente gratuitas. É sacar enquanto pode.

Magnum Quest é um RPG em que deve construir um exército para defrontar as forças das trevas

Deve colecionar heróis poderosos e formar um exército para defrontar zombies e outras aberrações, neste RPG com combates por turnos.

Magnum Quest é mais um RPG de fantasia clássica em que o jogador coleciona heróis para formar um exército forte para defrontar os inimigos. Entre paladinos, duendes, elfos e goblins, estas são apenas algumas das raças a adicionar ao grupo. As personagens angariadas têm habilidades únicas que terá de utilizar no combate para vencer os inimigos.

O estúdio recriou cenários tridimensionais, inspirados nos jogos de tabuleiro com miniaturas. Neste caso as personagens oferecem maior detalhe, lançam feitiços espalhafatosos e permitem ser colecionados numa prateleira virtual. No final das batalhas, as arcas de tesouro ditam recompensas que pode utilizar para melhorar o exército.

Veja imagens do jogo na galeria:

A experiência acumulada das personagens permite aumentar o seu nível, tornando-os mais fortes, com melhores atributos e habilidades especiais. O jogador deverá adequar a sua estratégia no campo de batalha, mediante o tipo de adversários, para tornar os embates mais acessíveis. O jogo incentiva ainda a exploração das masmorras, sempre à procura de novos tesouros.

Pode fazer o download gratuito de Magnum Quest para smartphones iOS e Android.


Incentivar os miúdos a ganharem bons hábitos não tem de ser um “pesadelo” e há uma app que pode ajudar

A KidHab, destinada a crianças e adolescentes com idades entre os seis e os 16 anos, destaca-se pelo seu sistema de gamificação que promete incentivar os mais novos a estarem mais motivados para ajudarem os pais nas tarefas domésticas e a desenvolverem as suas próprias competências.

Convencer os mais novos a ajudarem nas tarefas em casa ou até a desenvolverem hábitos mais saudáveis, como deitarem-se cedo ou passarem menos tempo “colados” ao computador ou ao smartphone, é por vezes uma tarefa complicada.

A KidHab quer ajudar pais e filhos a estarem em sintonia e a reduzir possíveis frustrações ou até discussões. A aplicação, destinada a crianças e adolescentes com idades entre os seis e os 16 anos, destaca-se pelo seu sistema de gamificação que promete incentivar os mais novos a estarem mais motivados.

Clique nas imagens para mais detalhes sobre a KidHab

Do lado dos pais, a aplicação permite adequar as rotinas e os hábitos tendo em conta os interesses dos seus filhos: de desporto a línguas estrangeiras, passando por programação ou soft skills.

A partir daí, e em conjunto com os mais novos, podem estabelecer uma série de hábitos para serem realizados diariamente ou com outra periodicidade. Para tornar tudo mais interessante, pais e filhos podem também escolher as recompensas por cada atividade realizada, sejam elas materiais ou não.

Depois de colocarem tudo em “pratos limpos” e estabelecerem metas e recompensas, os pais enviam um código para os filhos, convidando-os para participarem na app. À medida que completam as tarefas e as assinalam na plataforma, os mais novos vão ganhando pontos. Quando reunirem pontos suficientes podem receber a sua recompensa, caso contrário, terão de se esforçar mais.

A KidHab está disponível tanto para Android, através da Play Store, como para iOS, na App Store. Além do modo gratuito, a aplicação dispõe de modos Pro com um preço de 4,99 euros por mês, 9,99 euros por seis meses ou 14,99 euros por um ano.


App Dashlane tem novidades para ajudar a gerir melhor as suas passwords

Com versão para Android e iOS, as novidades da app de gestão de passwords são para o sistema operativo da Apple, nomeadamente a integração da tecnologia Mac Catalyst e melhorias de UX/UI.

Com alguns anos na bagagem, a Dashlane foi recentemente atualizada. Os responsáveis pela aplicação anunciaram a integração de tecnologia Mac Catalyst, assim como novidades para a versão iOS, para oferecer uma funcionalidade de pesquisa mais inteligente e várias melhorias de UX/UI.

Estas melhorias fazem parte daquilo que pretende ser uma renovação significativa da navegação iOS da Dashlane, que fará parte de uma implementação progressiva, com o intuito de proporcionar uma melhor experiência do utilizador, com o objetivo de ajudar a poupar tempo, ao assegurar o acesso a passwords únicas e seguras com menos cliques, referem os responsáveis.

Os utilizadores podem contar com a Dashlane para o preenchimento automático de passwords, pagamentos e detalhes pessoais na Web, em qualquer dispositivo.

Ao utilizar a mais recente tecnologia Catalyst da Apple, a Dashlane quer agora proporcionar uma experiência ainda melhor aos utilizadores de MacOS no Safari, com funcionalidade de sincronização instantânea e integrações com as mais recentes melhorias do sistema operativo OS, como o preenchimento automático nativo.

As atualizações para a aplicação iOS surgem na sequência de uma reformulação no ano passado e antes da maior reestruturação da navegação, que será progressivamente lançada em versão beta.

As novidades incluem pesquisa mais inteligente, com os resultados a passarem a ser ordenados por itens recentemente pesquisados para ajudar a aceder mais rapidamente a passwords, notas seguras e pagamentos, enquanto que o design e os critérios melhorados proporcionam sugestões mais precisas, reduzindo drasticamente o número médio de caracteres a digitar.

A app passa também a detetar novas contas criadas em dispositivos iOS e a alertar os utilizadores para guardarem as suas passwords dentro da aplicação, eliminando a necessidade de “saltar” entre a aplicação da Dashlane e a aplicação em que o utilizador se está a registar. Conte ainda com a possibilidade de guardar e recuperar facilmente qualquer password criada com a ferramenta Password Generator e com a aposta na monitorização melhorada da Dark Web.


Aplicação da Yescapa ajuda a nivelar autocaravanas em estacionamentos

O objetivo é garantir maior segurança aos veículos, em locais onde os pavimentos podem estar desnivelados e podem criar desconforto aos habitantes das autocaravanas.

Alugar uma autocaravana e partir à aventura pode ser uma das hipóteses de planeamento nas férias. A vantagem é nunca ter um local certo para pernoitar e não ter compromissos com hotéis ou alojamentos locais. Mas há aspetos que deve considerar quando passa a noite numa autocaravana: a segurança do veículo e a garantia que o local escolhido está bem nivelado e que a autocaravana fique bem estacionada.

Foi a pensar no maior conforto de uma noite numa autocaravana que a Yescapa, uma plataforma intermediária de aluguer destes veículos, criou uma aplicação que ajuda a estabilizá-los e a garantir que ficam bem estacionados. A aplicação Nível ajuda a estabilizar o veículo, apenas necessitando de inserir as suas dimensões e pousar o smartphone na autocaravana.

Veja imagens da app:

O utilizador tem acesso às informações do desnivelamento no ecrã do equipamento, alertando para o caso de ser ligeiro ou acentuado, através de cores (verde, laranja e vermelho) mediante a gravidade.

“Numa altura em que a pandemia ainda obriga a algumas restrições, o autocaravanismo apresenta-se como uma forma segura de viajar, possibilitando o distanciamento social. É também uma oportunidade para os portugueses conhecerem um pouco melhor o seu país, com uma grande diversidade paisagística, cultural e gastronómica”, referiu Maria Liquito, Country Manager da Yescapa Portugal.

Através da sua aplicação, os utilizadores podem fazer um contrato de aluguer e respetivo seguro, assim como obter assistência em viagem 24/7. Já a aplicação Nível está disponível gratuitamente para equipamentos Android e iOS.


Cansado de selfies sem graça? Transforme as suas fotografias favoritas em cartoons com a Photo Toon

De selfies a fotos dos animais de estimação, natureza ou paisagens mais urbanas: os algoritmos da Photo Toon prometem estar preparados para transformar todas as suas fotografias e dar-lhes um novo aspeto ainda mais interessante.

Sente que a coleção de fotografias que tem no seu smartphone ou tablet está a precisar de um toque ainda mais especial? A Photo Toon foi concebida a pensar em si e dá-lhe a possibilidade de transformar as imagens captadas em cartoons em segundos: tudo graças ao “poder” da tecnologia de Inteligência Artificial.

A aplicação conta com um modo de funcionamento simples e, para começar a libertar a sua criatividade, basta captar uma fotografia ou, então, escolher uma das imagens que faz parte da sua galeria. De selfies a fotos dos animais de estimação, natureza ou paisagens mais urbanas: os algoritmos da Photo Toon prometem estar preparados para dar um novo aspeto a todas as suas fotografias.

Clique nas imagens para mais detalhes sobre a Photo Toon

Depois de selecionar a imagem desejada pode optar por recortá-la ainda antes de passar à escolha de um efeito. A Photo Toon dispõe de 14 tipos de efeitos diferentes que podem ser personalizados a seu gosto com uma variedade de filtros. Quando estiver satisfeito com o resultado final pode descarregar a sua criação, ou então partilhá-la diretamente nas redes sociais através da aplicação.

A Photo Toon está disponível para Android e pode ser descarregada a partir da Play Store. Embora a vasta maioria das suas funcionalidades sejam gratuitas, existem outras que podem requerer pagamento, contando com valores que vão dos 0,59 aos 1,69 euros.


À procura de um quebra-cabeças desafiante para se entreter? Este é explosivo (e gratuito)

Tal como o nome Bomb Club indica, este jogo do tipo quebra-cabeças para Android e iOS promete ser explosivo de tão desafiante.

O Bomb Club traz a promessa de uma infinidade de níveis quadriculados em que será necessário fazer rebentar o número máximo de bombas para alcançar a melhor pontuação possível.

Sempre com um toque de humor por base, há mais de 20 “bombas malucas” para detonar, da Laser, da Black Hole, à Magma, passando pela bomba Smoke e outras, cada uma com o seu próprio efeito e poder de alcance. Perceber deste tipo de explosivos pode não ser fácil, mas terá à ajuda do Nitronomicon. Não se iniba.

Além das bombas, há chapéus que lhes servem, com direito a novos efeitos, além de todo um novo estilo. Os desafios prolongam-se por centenas de níveis gratuitos, de vários tipos. Além destes, pode comprar pacotes de níveis bónus.

A Bomb Club tem versão tanto para Android como para iOS.


Jogos, produtividade e vídeos: Há novas “borlas” temporárias de apps para experimentar no fim-de-semana

Os jogos voltam a estar em destaque na nossa seleção de "borlas" temporárias, mas há também espaço para duas aplicações de produtividade, incluindo uma concebida especialmente para estudantes, e ainda uma outra proposta que lhe dá a possibilidade de criar vídeos criativos para acompanhar as suas músicas favoritas.

À procura de novas aplicações para experimentar no seu smartphone ou tablet? A pensar em quem não perde uma boa “borla”, o SAPO TEK preparou uma nova seleção de aplicações das lojas digitais da Google e Apple que estão gratuitas por um tempo limitado.

Os jogos estão em destaque nesta semana e, na seleção que compilámos, poderá encontrar quebra-cabeças desafiantes, jogos de estratégia, lutas contra criminosos e até aventuras espaciais onde o objetivo é destruir asteroides com equações matemáticas. Há também espaço para duas aplicações de produtividade, incluindo uma concebida especialmente para estudantes, e ainda uma outra que lhe dá a possibilidade de criar vídeos criativos para acompanhar as suas músicas favoritas.

Não se esqueça: as aplicações que lhe sugerimos têm um período gratuito que vai dos quatro aos cinco dias, embora em alguns casos, este possa ser mais limitado, como na primeira e segunda proposta da Play Store, onde tem apenas mais um e dois dias para aproveitá-las, respetivamente.

ESTAS APPS SÃO AGORA DE "BORLA" NA PLAY STORE

Klocki – Preço original – 0,50 euros 

Para começar a nossa seleção de “borlas” desta semana trazemos-lhe um jogo para os fãs de quebra-cabeças que estão à procura de uma atividade que desafie as suas mentes. Klocki, o segundo dos títulos da série de jogos criada pela Rainbow Train e o sucessor de Hook, afirma-se como uma proposta mais relaxante, pautada por uma banda sonora a condizer, e onde o objetivo passa por ligar diferentes tipos de linhas.

Defense Zone 3 Ultra HD – Preço original – 2,69 euros 

“Saltando” para o mundo dos títulos de estratégia encontramos Defense Zone 3 Ultra HD, o terceiro capítulo desta série de jogos. Aqui, os jogadores deparar-se-ão com exércitos de inimigos furiosos que estão a atacar a sua base e a tentar destruí-la.

Assim, os jogadores terão de recorrer a um conjunto de novas armas, assim como a combinações de diferentes tipos de torres de defesa, cada uma com especificidades únicas, para reforçar e proteger a sua base, planeando cuidadosamente a sua estratégia.

Kosmos - Work Time Tracker, Job Timesheet – Preço original – 2,49 euros

Tem dificuldade em gerir o tempo que tem disponível? A Kosmos, que está de regresso à seleção de “borlas” desta semana, quer ajudá-lo a ser mais produtivo e dá aos utilizadores a possibilidade de apontarem todas as suas tarefas num ambiente espacial.

Nesta agenda com um “twist” espacial tem a possibilidade de “destruir” os afazeres da sua lista, disparando contra os blocos de tarefas com a ajuda de uma pequena nave espacial, à medida que os completa. Há também uma secção onde se poderá manter a par de todo o progresso feito e, quantas mais tarefas cumprir, mais hipóteses tem de melhorar a sua nave espacial.

Manguni Squad – Preço original – 0,59 euros 

Ponha as suas competências enquanto membro de um esquadrão da Interpol à prova em Manguini Squad, um FPS que o leva para uma missão tática na Indonésia. No jogo, acompanhamos a história do protagonista Toar, um jogador profissional que, graças às suas habilidades, foi recrutado pela polícia e que, em conjunto com uma equipa especial, lutou contra o perigoso Cobra Syndicate, uma organização envolvida em múltiplas atividades criminosas.

Trick Art Dungeon VIP – Preço original – 1,79 euros 

Trick Art Dungeon é um jogo que combina aventura, quebra-cabeças e ilusões de óptica. Nele os jogadores seguem a história de uma criança que está à procura dos seus pais num universo repleto de surpresas e experiências misteriosas, onde cada um dos níveis que o compõe tem as suas próprias ilusões e recursos escondidos.


DESCUBRA NOVAS APPS DE BORLA NA APP STORE

Glitch Clip Maker: Video VJ – Preço original – 7,99 dólares

Ainda se lembra dos bons velhos tempos do Windows Media Player onde a reprodução de faixas áudio era acompanhada por curiosos designs gráficos que se moviam ao ritmo do que estava a ser tocado? Através da Glitch Clip Maker pode criar vídeos com efeitos semelhantes, adicionando as suas músicas preferidas. Além disso, a aplicação conta com funcionalidades concebidas para quem produz música, permitindo das às suas performances um toque ainda mais especial.

Hatch: Focus for Students – Preço original – 2,99 dólares

Já a pensar no regresso às aulas, trazemos uma aplicação que promete dar um “boost” à produtividade dos estudantes. À medida que os jovens se focam nos seus estudos e completam os trabalhos de casa, a Hatch “choca” diferentes tipos de ovos misteriosos que contém no seu interior criaturas raras colecionáveis.

Mathteroids: Math Asteroids – Preço original – 0,99 dólares

A matemática não tem de ser um “bicho de sete cabeças” e Mathteroids é um jogo que quer provar o quão divertida pode ser. Aos comandos de uma nave espacial, os jogadores têm como objetivo destruir asteroides, cada um com uma equação matemática diferente. Depois de alguns níveis mais fáceis, a missão torna-se cada vez mais desafiante, com equações mais complicadas e com asteroides que viajam a velocidades estonteantes.

Some Peace Of Mind – Preço original – 0,99 dólares

Terminamos a nossa seleção de “borlas” com uma proposta que se apresenta como uma espécie de escape room virtual, onde os jogadores terão de navegar por uma série de puzzles fotográficos, encontrando todos os elementos necessários para a sua resolução. Existem ao todo 150 cenas diferentes para descobrir, acompanhadas por efeitos sonoros e até por alguns “plot twists”.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.