Antes de passar os olhos pelas nossas propostas, antecipamos, desde já, que equipa de Mark Zukerberg decidiu surpreender e antecipou o lançamento da versão mobile do Facebook Gaming, embora apenas disponível, por enquanto, para utilizadores de dispositivos Anroid.

De resto, tem aplicações que podem ajudá-lo a tirar melhores fotos de grupo, a proteger o planeta ou a identificar plantas. E um convite para uma guerra online de Mechs.

Facebook Gaming já tem versão mobile. Rede social antecipa lançamento em plena pandemia de COVID-19

O Facebook decidiu "presentear" os utilizadores e disponibilizar a versão mobile do Facebook Gaming dois meses antes do que estava previsto. Para já, a app está apenas disponível para Android.

A partir de agora já pode explorar o Facebook Gaming no smartphone. A rede social decidiu antecipar o lançamento da app devido às medidas da restrição de contacto social em todo o mundo e pretende tornar mais fácil encontrar jogos, streams e grupos de gamers que os utilizadores seguem.

A app permite à comunidade assistir aos jogos e ter acesso ao universo do streaming de games, mas não se fica por aí. Os utilizadores podem fazer eles próprios streaming e conversar pelo chat com o resto dos participantes.

Na área dos streams, o Facebook garante que a aplicação funciona como se estivesse a utilizar a versão para desktop, com as transmissões ao vivo a serem o grande destaque. Quanto aos jogos, poderá explorá-los de acordo com o seu interesse.

Depois do lançamento da versão web em março de 2019, a gigante tecnológica lança agora a aplicação, até ao momento disponível apenas para Android. No entanto, em entrevista ao New York Times, Fidji Simo, head da app Facebook Gaming, explica que será lançada uma aplicação para iOS, assim que a Apple aprovar.

SayCheese ou a arte de pôr dois telefones ao serviço de uma foto

A possibilidade não é nova, mas a sugestão vale pelo jeito que uma app do género pode dar. Neste caso, até com mais do que um exemplo prático.

Para começo de conversa, a SayCheese permite controlar a câmara de um segundo smartphone remotamente. E em que situações é que isso pode ser uma mais-valia? Os criadores da aplicação sugerem, em primeiro lugar: tirar selfies de grupo.

É só imaginar, num dado momento, não haver uma pessoa “extra grupo” para tirar a foto. Aí é sempre possível “sacrificar-se” - ou a um dos amigos ou familiares -  e o “quadro” ficar incompleto.

Também é um facto que pode usar o timer e programar o disparo, mas terá sempre de confirmar, posteriormente, como ficou a fotografia e sim há a hipótese da tradicional selfie, mas quem tira fica sempre muito perto, por vezes demasiado, isto quando não sai “cortado”.

Por estas e mais uma ou outra razão, a SayCheese apresenta-se como um bom recurso, ao controlar dois telefones, em que um serve como controlo, que terá na mão ou muito próximo, e o outro serve como câmara remota, colocado à distância pretendida e a refletir a imagem captada. Será só confirmar o “enquadramento” e disparar ou começar a gravar um vídeo.

Além de tirar fotos, outra sugestão deixada pelos criadores é que a aplicação seja usada para transformar um segundo smartphone, que tenha por casa abandonado, numa câmara de segurança.

Fica o aviso de que a SayCheese ainda está em fase de desenvolvimento, por isso pode ser instável. De resto, é de utilização gratuita, com anúncios e compras in-app e está disponível para dispositivos Android a partir da Play Store.

Faça a diferença e ajude a proteger o planeta com a Earth Challenge 2020

Através da Earth Challenge 2020 os utilizadores podem documentar e partilhar a qualidade do ar e o nível de poluição por plásticos do local onde se encontram. Além disso, podem descobrir um conjunto de práticas e atividades sustentáveis para fazer no seu dia-a-dia.

Para assinalar a passagem do 50º Dia da Terra para o mundo digital devido à pandemia de COVID-19, a organização responsável pela comemoração da data lançou a Earth Challenge 2020, uma aplicação onde os utilizadores podem fazer a diferença e ajudar a proteger o nosso planeta.

A aplicaçãoestá ligada a algumas das propostas do desafio de 24 horas de ação lançado no website do Earth Day. Nela os utilizadores poderão documentar e partilhar a qualidade do ar do local onde se encontram. As informações serão depois adicionadas a uma base de dados global e permitirão compreender a forma como a atividade humana, ou a falta dela, tem um impacto no nível de poluição do ar que respiramos.

O Dia da Terra 2020 passou para o mundo digital. Saiba o que pode fazer para ajudar a proteger o planeta
O Dia da Terra 2020 passou para o mundo digital. Saiba o que pode fazer para ajudar a proteger o planeta
Ver artigo

A poluição do ambiente por plásticos é outra das questões que tem vindo a preocupar a Humanidade e “Reduzir, reutilizar e reutilizar” tornam-se palavras de ordem. Através da Earth Challenge 2020, os utilizadores podem documentar os níveis de poluição com plástico da sua zona, não esquecendo de cumprir todas as medidas de segurança necessárias em tempos de pandemia. Os dados também farão parte da base de dados da Earth Day Network.

A Earth Challenge 2020 disponibiliza informação acerca de práticas e atividades sustentáveis que todos podem assumir no seu dia-a-dia. Em destaque estão ainda um conjunto de lições virtuais sobre temáticas como a poluição ambiental.

A aplicação da Earth Day Network é gratuita e está disponível para Android, na Play Store, e para iOS, na App Store.

Descubra os nomes de flores, plantas e árvores à sua volta com a ajuda de uma app

Se tem dúvidas sobre os nomes de flores e plantas, ou outros detalhes, a app Picture This é uma ajuda de bolso que pode levar em passeios ajardinados.

O propósito da aplicação é simplesmente ajudar os utilizadores a descobrirem os nomes de flores, plantas e árvores que os rodeiam. Basta apontar o telemóvel, fazer uma fotografia e esperar pelo resultado.

A app Picture This é fiável e normalmente resolve em poucos segundos o mistério, apresentando o nome da planta ou flor, e mais alguns detalhes. Mas se não tiver imediatamente resposta pode sempre pedir a ajuda da comunidade.

Pode ainda explorar as plantas mais relevantes num mapa à sua volta, ou à volta do mundo, e conseguir uma ajuda para cuidar das que tem em casa, com um calendário de rega.

Algumas das funcionalidades só estão disponíveis na versão paga, mas a identificação das plantas pode ser conseguida gratuitamente, sem necessidade de optar pela subscrição nem pela oferta dos 7 dias gratuitos.

A app está disponível para Android e iOS nas respetivas lojas de aplicações da Google e Apple.

War Robots convida jogadores de todo o mundo para uma guerra online de Mechs

A comemorar o seu sexto aniversário, o jogo foi atualizado com novas máquinas de guerra, armas e outras novidades para os fãs do imaginário Mech Warrior.

Destinado aos fãs de robots de guerra, conhecidos como Mech Warriors, o jogo para smartphone War Robots está a completar seis anos e foi atualizado com novos conteúdos para a comunidade. Este título coloca os jogadores em batalhas online contra outros utilizadores espalhados pelo mundo, que assumem o papel de pilotos das máquinas de guerra.

Os mapas das partidas têm objetivos, tais como capturar pontos ou destruir alvos. E como recompensas amealham diferentes acessórios para os seus robots. Existem mais de 50 designs de máquinas para escolher, cada uma com armas e habilidades próprias para a sua missão na equipa. Desde mísseis a armas de plasma, há todo o um arsenal para descobrir e equipar os diferentes módulos das máquinas.

O jogo tem ferramentas de comunidade para os jogadores formarem clãs com amigos, mas existem missões a solo, nas arenas ou modos free-for-all. Ao longo dos seus seis anos, o estúdio de produção foi introduzindo novos conteúdos e expandindo o mundo da narrativa do jogo. Nesta versão 6.0, há um evento com missões especiais para ganhar itens exclusivos, alusivos à data. Foram introduzidos novos Titãs e pilotos, novas armas e também um módulo para os robots: as unidades de sobrecarga.

Pode fazer o download gratuito do jogo em versões Android e iOS.

Neste jogo de decoração interior não há casas reais mas os resultados podem ser impressionantes

Se sempre quis ser decorador de interiores pode sentir-se um "especialista" durante algum tempo, pelo menos enquanto joga o Design Home: House Renovation.

Com o Estado de Emergência ainda em vigor, transformar a decoração da casa por estes dias pode tornar-se um verdadeiro desafio. Mas com a aplicação Design Home: House Renovation fica mais fácil dar asas à imaginação e viver a vida de um decorador de interiores.

Sem as pressões de um verdadeiro profissional e sem uma “verdadeira” casa, neste jogo pode melhorar as técnicas de decoração através de espaços em três dimensões. Desde a sala, cozinha, quarto ou jardim, as opções são várias nesta aplicação.

Para conseguir decorar as várias divisões de uma casa tem de ultrapassar os desafios do jogo, que conta com mobília de marcas do “mundo real”. Pode ainda receber o feedback dos outros utilizadores, uma vez que a aplicação lhe permite votar nos seus espaços preferidos, numa comunidade aberta.

A aplicação é gratuita e está disponível para iOS e Android.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.