Entre os largos milhares de aplicações que estão disponíveis nas app stores das vários plataformas, nem todas são boas para o seu smartphone ou tablet. Vários investigadores têm identificado apps com vírus e outro tipo de malware, enquanto outras são verdadeiras "vampiras" da capacidade de processamento e bateria.

Para ajudar a navegar entre as muitas opções que existem, a equipa do TeK dedica uma parte significativa do seu tempo à procura das aplicações se podem tornar mais úteis. E das que cumprem o que prometem na descrição feita nas App Stores.

Esta semana temos para si uma app para monitorizar todos os recursos do iPhone, outra que controla o consumo de água e ainda a Meet Me Halfway, uma aplicação para desempatar na marcação de encontros entre amigos. Mas a estrela é a app da Netflix, que ficou esta semana disponível em Portugal e que já lidera nas escolhas dos utilizadores portugueses.

Está preparado? Nas próximas páginas pode partir à descoberta das sugestões desta semana.

 

Clientes da EPAL já podem controlar a conta da água no Windows Phone

A EPAL já tinha uma aplicação móvel para outras plataformas móveis. Agora lança uma versão também para os clientes com Windows Phone, que permite acompanhar os detalhes da conta de cliente no smartphone.

 

Depois das versões para os sistemas operativos IOS e Android da aplicação myAQUA, a EPAL lança agora a versão para Windows Phone.

Entre as funcionalidades disponíveis na aplicação estão a consulta e gestão de dados do contrato da água, comunicação de leituras ou a possibilidade de receber notificações, ou aceder a referências de pagamento por multibanco.

A adesão ao serviço waterbeep de controlo de consumos de água é outra opção disponível através da aplicação que já está nos smartphones de 7.800 utilizadores de acordo com dados da EPAL.

Veja a próxima aplicação

 

Só falta uma coisa para estar preparado para a chegada do Netflix: descarregar a aplicação Se quer estar na linha da frente para experimentar o Netflix, talvez o melhor seja descarregar já a aplicação que está disponível para Android, iOS e Windows.

 

O serviço de streaming recebeu grande destaque esta semana e as expectativas da Netflix são ambiciosas: chegar a um terço das casas portuguesas no espaço de 7 anos. 

Seja no smartphone ou no tablet, o Netflix está disponível para Android, iOS e Windows.

O Netflix estreou a 21 de outubro e o primeiro mês de utilização é gratuito. Caso ainda não conheça bem a proposta do Netflix, pode aceder ao guia definitivo que o TeK preparou sobre o serviço de streaming que tem estado nas bocas do mundo.

 

Veja a próxima aplicação

 

 

Makibot ou a história de um robot à solta numa floresta de estranhas máquinas

Os jogos continuam a ser um dos conteúdos mais apetecíveis entre as aplicações móveis e desta vez a nossa sugestão vai por aí, mais precisamente pela floresta negra e “engrenada” que um pequeno robot steampunk terá de atravessar.

 

Makibot é um jogo de plataformas com 20 níveis para explorar em que, como habitual, vai ser necessário enfrentar muitos obstáculos, entre lagos, rodas dentadas, armadilhas e pendentes pontiagudos quanto baste para nos fazer explodir o robot ao mais ínfimo encosto.

Na corrida pela floresta há moedas e pedras preciosas para recolher, que depois podem ser trocadas por escudos protetores e outros itens que ajudem Makibot na sua aventura.

 Os comandos são básicos – direita, esquerda e saltar –, mas o percurso não é fácil de completar.

Makibot – Aventura na Floresta é gratuito, com compras in app (e  publicidade) e está disponível para Android e iOS.

Veja a próxima aplicação

 

 

O Instagram vai agora à conquista do vídeo. Bastam poucos segundos

A nova app chama-se Boomerang e convida à partilha de vídeos curtos, montados a partir de imagens, que podem ser repetidos até à exaustão. Faz-lhe lembrar os GIF? Pois é...

 

Esta é mais uma aplicação que sai da forja do Instagram e que diversifica o negócio da rede social de partilha de fotos que tem vindo a conquistar um número crescente de fãs.

Depois do Hyperlapse para fazer vídeos de timelapse e do Layout, para colagens, a app Boomerang ataca a onda dos vídeos curtos, ideais para partilhar ou para usar como imagem de perfil.

Basta captar as imagens e a Boomerang junta as imagens e grava na pasta respetiva do telemóvel. Depois pode partilhar no Instagram ou noutra rede.

Num post no seu blog o Instagram garante que isto não é uma foto, nem um GIF, mas parece muito...

A app é gratuita e está disponível para smartphones Android e iOS.

Veja a próxima aplicação

 

Monitorize todos os recursos do iPhone sem sair da mesma aplicação

Hoje mostramos-lhe a System Monitor, uma aplicação que permite monitorizar a utilização da memória, a bateria, ou o espaço livre num equipamento com iOS, em como todos os processos em curso.

 

Muitas destas funcionalidades já estão disponíveis usando os recursos do próprio equipamento, mas a System Monitor promete uma abordagem diferente, ao reunir esta informação numa só app, com uma interface comum e tirando partido de um conjunto de recursos que tornam o acesso aos dados mais intuitivo.  

Para gerir a informação disponível, o utilizador conta com um painel de controlo, com indicadores LED, gráficos de barras e animações que mostram o estado da bateria quando o equipamento está a carregar.

A aplicação pode por exemplo ajudar naqueles momentos em que precisa de saber exatamente que bateria lhe resta e quanto tempo vai levar a recarregá-la, se decidir fazê-lo naquele momento.

A System Monitor não é uma app nova mas foi totalmente redesenhada para o iOS8. Pode ser descarregada por 0,99 euros na loja de aplicações da Apple.

  

 

Veja a próxima aplicação

 

Meet Me Halfway é a aplicação que garante a justiça dos encontros

Esta aplicação ajuda o utilizador a descobrir qual é o ponto intermédio entre duas localizações. Se tiver um encontro marcado com um amigo, ninguém tem de andar mais ou menos para se encontrar.

 

A Maria e a Inês vão ter com o João e o Gonçalo. As duplas estão em zonas opostas da cidade, mas ninguém quer obrigar os seus ‘correspondentes’ a andarem demais. Solução? Encontrar um ponto de encontro a meio do caminho. Mas como saber onde fica?

A aplicação Meet Me Halfway faz justamente isso. E não se limita a definir um ponto num mapa com base em métricas. Em alternativa apresenta a sugestão de locais que as pessoas podem encontrar ‘a meio caminho’.

E a aplicação pode dar jeito em diferentes situações, não só para jovens que querem sair. Imagine que é um executivo que tem uma reunião, está atrasado e não há maneira de chegar a tempo? Convide a outra pessoa a encontrar-se consigo a meio do caminho.

A aplicação está em versão beta e isso é notório durante a utilização. É possível que por vezes os resultados não saiam à primeira tentativa.

Mas não deixa de ser uma forma interessante de gerir os seus encontros, sobretudo se gosta de aleatoriedade e de conhecer novos locais.

 

Terminam aqui as sugestões da semana. Já decidiu qual ou quais as apps que vai instalar?