Na semana em que começa o outono queremos que faça uma "limpeza" ao seu telemóvel e arranje espaço para instalar pelo menos algumas das aplicações que a equipa do TeK experimentou esta semana. As propostas são variadas e ajudam a "kitar" o seu equipamento e refrescar as suas funcionalidade.

Siga pelas próximas páginas e descubra quais as apps que melhor se ajustam às suas necessidades.

 

Trips: uma app transformada em guia turístico de bolso pela Google 

 

A gigante da internet e arredores acaba de lançar uma nova app que pretende ajudar a planear fácil e rapidamente viagens. Mesmo sem acesso à internet.

A Google Trips usa uma combinação de guias de cidades, viagens personalizadas e truques de quem está habituado a viajar para oferecer recomendações personalizadas de restaurantes, lugares e atividades que mais possam interessar aos seus utilizadores.

Entre as funcionalidades oferecidas está a capacidade de listar as viagens que fizemos ao longo da nossa vida, assim como as que faremos no futuro, que podem ser automaticamente acrescentadas à aplicação, graças à capacidade que a nova app tem de ir buscar informação às mensagens do Gmail, sempre e quando isso seja autorizado pelos utilizadores.

Além disso, é possível configurar a maioria dos aspectos a ter em conta em cada viagem planeada, nomeadamente reservas de hotéis, lugares a visitar, estabelecimentos como restaurantes e bares a frequentar ou simplesmente planos específicos para um determinado dia.

Tudo isto está disponível mesmo sem ligação à internet, ou seja, offline. A Google explica tudo no seu blog oficial. A Trips está pronta a descarregar para Android, mas também para iOS.

 

Veja a próxima app

 

Jrump: o jogo por que esperavam todos os democratas (e alguns republicanos)

Numa altura em que a reta final das eleições presidenciais norte-americanas se aproxima, nada melhor do que um jogo que aluda a esse evento tão mediático. O jogo chama-se Jrump e consiste, basicamente, em enviar "Donald Jrump" para o Espaço.

O jogo leva-nos até um ano de 2017 em que a Terra se encontra em ruínas. Uma personagem que em muito – senão mesmo em tudo – se assemelha ao controverso candidato presidencial pelo Partido Republicano diz que, depois de ter feito a Terra gloriosa uma vez mais, é altura de ir até ao Espaço e tornar a Galáxia, também ela, gloriosa.

A premissa deste jogo gratuito para dispositivos móveis, de origem neo-zelandesa, baseia-se em muitos dos comentários polémicos feitos por Trump ao longo de toda a sua campanha eleitoral. Tanto é verdade, que para levar o personagem até ao Espaço, o utilizador tem de construir muros e enfrentar Barack Obama, Hillary Clinton e Bernie Sanders.

Este jogo está disponível para Android e iOS.

 

Veja a próxima app

 

Google Allo quer trazer novo conteúdo e inteligência para as mensagens instantâneas

 

Não é a primeira vez (nem será provavelmente a última) que a Google tenta destronar outras apps no mundo das mensagens instantâneas, mas a Google Allo parece ser uma aposta no caminho certo.

 

A app foi hoje esta semana e está disponível para sistemas Android mas também iOS, à procura de conquistar um número relevante de utilizadores nas duas plataformas para conseguir o desejado "efeito de rede".

À partida o modelo adoptado na Google Allo é simples: permitir a troca de mensagens de forma rápida, mas também divertida, com os emojis e stickers habituais. A integração do assistente Google é que faz a diferença, com sugestão de respostas de acordo com o contexto, diretamente no chat.

Agora não é preciso sair da aplicação para dar indicações de um caminho no mapa, ou para procurar sugestões de um restaurante para jantar. E o Smart Reply permite só com um toque escolher um resposta rápida, que se vai ajustando ao seu estilo de respostas e aprendendo com os seus hábitos.

Se não tiver ninguém com quem conversar pode "meter-se" com o assistente pessoal da Google. basta escrever @google na App para "convocar" esta ferramenta e colocar perguntas sobre o tempo, o trânsito ou o desporto. Para já só está disponível em inglês, mas a Google quer alargar a sua utilização noutras línguas.

A app pode já ser descarregada na loja de aplicações para Android e iOS.

 

Veja a próxima app

 

Lisboa Horizontal torna a cidade das sete colinas num espaço amigo dos ciclistas

A app que em 2015 venceu o concurso de empreendedorismo Vodafone Big Smart Cities chegou esta quinta-feira no mercado. O objetivo é facilitar a deslocação em bicicleta numa cidade repleta de subidas e descidas.

 

É uma aplicação com selo de qualidade nacional e promete facilitar a vida a quem faz da bicicleta o seu transporte diário. A Lisboa Horizontal, que venceu o ano passado o concurso de empreendedorismo Vodafone Big Smart Cities, aproveitou, esta quinta-feira, o Dia Europeu Sem Carros para se lançar no mercado.

Numa iniciativa apoiada pela Vodafone, a app começou por ser testada num trajeto de bicicleta que foi da Avenida de Roma ao Parque das Nações e onde participaram mais de 100 colaboradores da empresa, com o CEO Mário Vaz a liderar o pelotão da frente.

Com a Lisboa Horizontal foi possível seguir um caminho com inclinações máximas de 4%, permitindo assim uma viagem tão plana quanto possível e um desvio às colinas da cidade.

A aplicação foi idealizada pelo arquiteto belga, Kobe Vanhaeren, que, ao viver uma temporada na capital portuguesa apercebeu-se que afinal não era assim tão difícil deslocar-se sob duas rodas na cidade. Meteu mãos à obra e, em parceria com o marketeer Pedro Fernandes e o techie Diogo Simões, criou a Lisboa Horizontal.

A app é gratuita e já está disponível para iOS.

 

Veja a próxima app

 

 

Crazy Bikers 3: onde andar de bicicleta é só para os mais destemidos

Se gosta de corridas de bicicletas, então espreite este jogo. A terceira edição do Crazy Bikers traz mais personagens e gráficos melhorados.

 

Embora a semana europeia da mobilidade já ter terminado, andar de bicicleta é sempre um bom exercício. Mas o jogo que a Spawn Studios apresenta não é um passeio tranquilo à beira-mar, mas sim uma louca corrida de bicicletas, das mais simples às mais elaboradas e apetrechadas com todo o tipo de engenhos.

De acordo com a fabricante, o Crazy Bikers 3 oferece uma melhorada experiência de jogo, comparativamente aos antecessores. Além disso, os gráficos têm uma maior definição e as bicicletas apresentam movimentos mais realistas.

O jogo já conta com mais de 7 milhões de downloads e está disponível para iOS.

Veja a próxima app

 

 

iMessage e Tinder de “encontro marcado” para fazerem perguntas

O que é que a aplicação de messaging da Apple e a popular aplicação de dating têm em comum? O Tinder Stacks.

Com a nova app os utilizadores podem criar inquéritos para “trocarem” com os amigos ou responderem às perguntas que esses amigos colocam.

O inquérito é criado com base na escolha de um conjunto de fotos, fotos essas que depois são “formatadas” com o “design Tinder”. Terminada a criação, pode enviar o inquérito ao amigo ou grupo de amigos que pretenda.

Para responder a um inquérito basta usar os “botões” ou o tradicional deslizar para a esquerda ou direita do Tinder - consoante a opinião em causa.

O Stacks funciona dentro do iMessage, ou seja para usá-lo terá de ter o Tinder instalado no telefone

 

A partir de amanhã há mais sugestões de aplicações para instalar.