Jogar (em doses moderadas) faz bem, especialmente títulos de quebra-cabeças que ajudam a exercitar e desenvolver o raciocínio, e quando os resultados de um estudo recente indicam que determinado título até pode ter capacidades terapêuticas, em determinadas situações, melhor.

É o caso do Tetris. Segundo investigadores do Instituto Karolinska, na Suécia, e da Universidade de Oxford, no Reino Unido, o popular título pode ajudar a diminuir significativamente o stress pós-traumático e reduzir o surgimento dos chamados "flashbacks", memórias que relembram a má experiência.

Esperamos que nunca tenha passado por nenhuma situação traumática, longe disso, mas esta semana decidimos aproveitar a “capacidade de cura” – e divertimento – deste clássico criado na Rússia nos anos 80 para lhe sugerirmos outros títulos do género. Curar podem não curar mas que abstraem e divertem não há dúvida.

A lista inclui Tetris Blitz, uma versão renovada do clássico e que apresenta uma jogabilidade com algumas diferenças, a principal sendo que cada partida apenas dura dois minutos, e Shades: A Simple Puzzle Game, que bebe da mecânica da jogabilidade do Tetris, mas em vez de se encaixar peças de diferentes formas é preciso alinhar peças de diferentes cores.

1010! é um jogo viciante que o põe a encaixar peças de diferentes formas e fazer linhas ou colunas numa grelha de 10x10, e  em Six! o objetivo é fazer descer o hexágono que se encontra em cima de uma torre de peças encaixadas, destruindo esses blocos e não deixando o hexágono cair da torre. Por fim, há Lumines Puzzle & Music em que é necessário encaixar peças coloridas de forma a fazer desaparecer linhas completas, tudo ao sabor de eletrizantes músicas.

Tetris Blitz

Uma versão renovada do clássico

Tetris Blitz é uma versão renovada do clássico jogo que mantém o mesmo objetivo do original, ou seja, encaixar peças de forma a completar linhas para as fazer desaparecer e assim ganhar pontos, mas introduzindo algumas novidades. A maior é que, ao invés do jogo original da franquia onde as partidas são indefinidas, terminando apenas quando o jogador não conseguir evitar que as peças atinjam o topo do ecrã, em Tetris Blitz as partidas têm a duração de dois minutos nos quais o jogador terá que dar ao dedo para fazer linhas e obter a maior pontuação possível.

Para aumentar a dinâmica do jogo este está carregado de diferentes power-ups que irão ajudar o jogador a obter mais pontos. Antes de iniciar uma partida o jogador deve escolher até três power-ups que quer utilizar. Depois é começar a encaixar peças, com o especial objetivo de ativar o modo Frenesim, precisando para tal de encher as duas barras laterais. Ao fazê-lo, várias linhas irão surgir na parte de baixo da área de jogo, linhas essas onde falta apenas uma peças para as completar. Isto permitirá que o jogador consiga de forma fácil criar e fazer desaparecer muitas linhas rapidamente, obtendo assim boas pontuações uma vez que a pontuação é a dobrar.

A cadência das peças é sempre igual, mantendo uma velocidade baixa, boa para escolher com calma qual o melhor local para colocar determinada peça, mas não tão boa quando a finalidade é conseguir a melhor pontuação em apenas dois minutos.

Outra das novidades é a possibilidade de guardar uma peça para utilizar posteriormente, ou porque não dá jeito naquele momento ou porque pode ser útil mais à frente. Fazer desaparecer quatro ou mais linhas de uma vez permite aumentar o multiplicador de pontos, muito útil para bater recordes de pontuações.

Depois temos os power-ups que podem ajudar a destruir peças ou linhas ou ainda a incrementar o (escasso) tempo disponível, sendo todos interessantes como o Terremoto que sacode o ecrã separando as peças, o Laser que destrói três linhas aleatórias, o Íman que puxa todas peças para a esquerda ou o Avalanche onde várias peças caem da parte superior do ecrã formando muitas linhas.

O jogo é gratuito para download mas requer a utilização de muitas moedas de jogo para obter os power-ups e afins, sendo todos possíveis de comprar utilizando dinheiro real. Tetris Blitz é uma excelente versão renovado do clássico e está disponível para dispositivos Android e iOS.

Shades: A Simple Puzzle Game

Jogar Tetris com cores

Shades é um divertido e desafiante jogo de quebra-cabeças. A mecânica do título desenvolvido pela UOVO foi beber à clássica jogabilidade de Tetris, com peças a cair do topo do ecrã e a necessidade de fazer linhas para as fazer desaparecer, antes que as peças se amontoem e cheguem ao topo. A diferença está que, em vez de se encaixar peças de diferentes formas, é preciso alinhar peças de diferentes cores. Todas as peças têm a mesma forma, mas apresentam tonalidades diferentes de uma mesma cor.

Para fazermos desaparecer as linhas estas têm que conter todas as peças de uma mesma cor. Parece fácil, mas existe um pequeno detalhe: ao colocar duas peças de mesma cor uma em cima da outra elas irão combinar numa única peça mas com uma cor mais escura. Com o evoluir nos níveis, peças com mais cores irão surgir que aliado ao aumento da velocidade com que as mesmas caiem irá aumentar a dificuldade. Realçar que ao contrário de Tetris não existe a necessidade de girar a peça, algo que permite ao jogador apenas focar-se em qual é o melhor local para fazer descer a peça.

Shades é um jogo muito simples de jogar, com comandos fáceis e uma jogabilidade divertida, tornando-se extremamente viciante. Em suma, um jogo muito simples mas que obriga a pensar muito rápido. Está disponível por €1,99 para dispositivos iOS e é gratuito para Android.

1010!

Jogar Tetris de todos os lados

1010! é um excelente e desafiante quebra-cabeças com uma mecânica baseada no Tetris, ou seja, encaixar peças para criar linhas e fazê-las desaparecer, mas as semelhanças acabam aqui. O jogo tem uma grelha de 10x10 (daí o seu nome) onde é preciso colocar as ditas peças. Estas não caiem do topo como no Tetris, sendo apresentadas três peças na parte inferior do ecrã que o jogador terá que colocar na dita grelha. Ele poderá escolher a ordem que pretender, bastando escolher a peça que pretender e arrastá-la para a grelha de jogo. Apenas quando conseguir colocar as peças todas em jogo é que novas três peças serão apresentadas. Aqui podemos perceber que o jogo termina quando o jogador não tiver nenhum espaço disponível para colocar uma determinada peça.

Ao contrário das peças do Tetris, as peças de 1010! não são feitas da junção de quatro blocos, existindo peças compostas por nove blocos ou por apenas um bloco. A outra grande diferença é que as peças não podem ser rodadas, têm de ser colocadas na área de jogo na posição que são apresentadas. Estas duas diferenças são as que tornam o jogo desafiante, embora, uma vez que não existe tempo limite para realizar a jogada, se possa pensar muito bem antes de colocar cada uma das peças, arranjando zonas onde se possam colocar as peças com formatos mais difíceis, caso apareçam.

Para além de ser possível criar e fazer desaparecer linhas horizontais é também possível fazê-lo em linhas verticais, aumentando assim as possibilidade de criar linhas e obter pontos. Realçar que não existe o efeito gravidade, ou seja, quando desaparecer uma linhas as peças que estiverem em cima desta não vão cair, permanecendo exatamente nos mesmos locais. Isto fará com que fiquem várias peças "perdidas" na grelha de jogo, que podem ajudar ou não na criação de linhas.

1010! é um jogo fácil de entender e jogar, desafiante e divertido que vai aliciar os jogadores a tentarem uma vez mais para bater o recorde de pontos. É gratuito e está disponível para dispositivos Android e iOS.

Six!

Manter o equilíbrio

Six! é um estimulante, emocionante mas, por vezes, exasperante quebra-cabeças que exige raciocínio, reação e destreza de movimentos ao jogador. Durante o jogo, é preciso interagir com uma torre de blocos feita de tijolos com diferentes formas, em cima dos quais se encontra um bloco hexagonal. O objetivo é fazer descer o hexágono destruindo os blocos da torre, mas mantendo-o sempre em cima da torre. Quanto mais tempo se conseguir manter a peça em cima da torre, maior será a pontuação.

Para fazer desaparecer uma peça basta tocar na mesma, podendo destruir várias de uma vez só e pela ordem que se quiser. Esta destruição tem de ser realizada de forma racional para que o hexágono se consiga equilibrar e manter-se em cima da torre. Ele pode cair em cima de uma outra das suas faces, rodar da esquerda para a direita ou vice-versa, mas nunca cair da torre porque senão terminar o jogo. Tudo parece fácil, e as peças estão muito bem alinhadas na torre, mas a gravidade e a ação da queda faz com que o hexágono role, sendo preciso muita rapidez de reação para o manter intacto em cima da torre. Não serão poucas as vezes em que será preciso destruir várias peças de uma vez só, o que obriga pensar e executar a tarefa idealizada com rapidez.

Six! é um quebra-cabeças minimalista mas com uma jogabilidade muito viciante. Existem vários modos de jogo com características para partidas mais ou menos longas, com mais ou menos dificuldade. Um divertido jogo que é gratuito e está disponível para dispositivos Android e iOS.

Lumines Puzzle & Music

Regresso de um dos mais divertidos e desafiantes quebra-cabeças

O famoso quebra-cabeças musical de Tetsuya Mizuguchi está de regresso aos smartphones com Lumines Puzzle & Music. Com uma jogabilidade similar a Tetris, esta versão traz toda a mecânica do original, com quatro níveis de dificuldade e diferentes modos de jogo. Para desfrutar de uma experiência completa é obrigatório jogar com o som ligado.

Para aqueles que não sabem, o jogador recebe um bloco com quatro peças quadradas composto por uma variação de duas cores. Os jogadores colocam essas peças de forma a criar uma série de quadrados e retângulos de uma mesma cor. Entretanto, uma linha musical atravessa o ecrã e elimina esses quadrados da mesma cor, com a música e o cenário do nível a mudar depois de se atingir um determinado patamar. Pode parecer complicado, mas na prática é tão simples como o Tetris.

O desafio de Lumines é continuar a eliminar quadrados, criando combos para assim dar vida a maiores efeitos musicais e de luz, tornando o jogador num autêntico DJ. Mas, como em todos os jogos do género, inevitavelmente os blocos irão acumular-se e atingir o topo do ecrã, resultando num game over.

O jogo tem três níveis de dificuldade, o Fácil que inclui os três primeiros níveis, o Normal que são os cinco primeiros e o difícil que serão todos os seguintes. Será necessário jogar, e passar, todos estes níveis de dificuldade para se conseguir desbloquear o modo Endless.

Além das novas canções e níveis, Puzzle & Magic traz um segundo "álbum" com conteúdo do jogo original para a PSP, mas remixado para esta nova versão para smartphones. Existem mais de 150 desafios para completar no jogo, alguns dos quais desbloqueiam novos modos, avatares e níveis. Além disso, existe ainda a funcionalidade de gravação do ecrã embutida no jogo permitindo a fácil partilha das habilidades de rebentar blocos.

Lumines Puzzle & Music é um interessante quebra-cabeças que mantém toda a mecânica do original, introduzindo algumas novidades que o tornam ainda mais desafiante. Está disponível por €2,99 para Android e iOS.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.