Entre as apps mais usadas no iPhone ou em equipamentos Android estão os jogos, e esta semana também não nos esquecemos de juntar ao "pacote" uma recomendação de um jogo bastante viciante, mas não demasiado.
Passe pelas sugestões abaixo e descubra também uma app que o ajuda a arrumar os contactos profissionais todos de forma fácil. Na lista há ainda uma app de cultura geral que é boa para jogar na praia com os amigos.
Via Verde Planner quer tomar conta da escolha do melhor percurso em Lisboa
A aplicação da Brisa vai informar os utilizadores sobre os preços e tempo de percurso de transportes públicos, tendo também uma opção de reserva através da ligação a apps de serviços privados como a Cabify ou a DriveNow.
Se tem problemas em decidir como ir de A a B na cidade de Lisboa, a nova plataforma desenvolvida pela Brisa em parceria com a empresa tecnológica alemã door2door pode ser a melhor solução.
A app gratuita recorre a dados disponibilizados em projetos de open source e a informações disponibilizadas pelos vários operadores de transportes para indicar quais os transportes que deve apanhar, apresentando uma estimativa de preço e de duração da viagem.
A plataforma inclui informações dos principais operadores de transportes públicos – Carris, CP, Metro de Lisboa, Transtejo, Rodoviária de Lisboa, Soflusa, Fertagus e TST – e os operadores privados DriveNow e Cabify.
E não se preocupe por não ser cliente Via Verde porque apenas precisa de ter um smartphone com os sistemas iOS ou Android para poder aceder à Via Verde Planner.
Basta uma simples fotografia e os cartões de visitas passam a fazer parte dos contactos
Esta é uma das novas funcionalidades do Adobe Scan e pode dar muito jeito a quem coleciona os cartões de visita em papel.
A ideia não é nova e já havia várias aplicações que faziam o mesmo, com maior ou menos sucesso. Mas a Adobe pegou novamente na ideia e juntou-lhe uns pozinhos de inteligência artificial para melhorar o reconhecimento do tipo de documento, e do seu contexto.
O Adobe Scan já servia para digitalizar vários documentos, desde textos a recibos ou brochuras, com digitalização do texto (OCR) e a possibilidade de transformar o documento num PDF reutilizável.
Agora, com a nova atualização disponibilizada hoje, está ainda mais inteligente e pode colocar os contactos dos cartões de visita diretamente na aplicação de contactos, mas para já só está automatizada para inglês.
A app é gratuita e está disponível para iOS e Android.
Perfect Tower: No empilhar com jeitinho é que está o ganho de não perder
Que tal construir uma torre de hambúrgueres? Ou amontoar ursos de peluche? Mas neste jogo tem de ser com cuidado e de forma equilibrada, para não deitar tudo a por terra.
O Perfect Tower é um jogo que o convida a empilhar formas geométricas e objetos para formar uma torre o mais alta possível. Faz lembrar um pouco o Tetris à primeira vista, mas aqui as peças não rodam. Terá que avaliar o melhor local para colocar cada uma, à medida que vão surgindo, de modo a evitar que se desequilibrem, rolem por ali abaixo e o façam perder.
Há peças de vários géneros, umas melhores do que outras para gerir. Também pode "desafiar-se" e adicionar hambúrgueres, patos ou ursos à dinâmica de jogo. Um facilitador é a peça seguinte ser mostrada antecipadamente.
À medida que vai passando “metas” recebe uma “barra estabilizadora” que lhe permite uma espécie de começar de novo. O problema é que essa base vai diminuindo ao longo do jogo, tornando as coisas (claro) menos fáceis.
O Perfect Tower está disponível para Android e iOS. É gratuito, mas com muita publicidade, uma queixa comum a vários utilizadores. A "carga" alivia se jogar offline.
Instagram abre a porta aos criativos do vídeo com o lançamento de nova app
A IGTV é uma galeria de vídeos curados pelo Instagram que vai oferecer aos utilizadores uma nova forma de consumirem conteúdos audiovisuais no smartphone.
Numa conferência de apresentação que se realizou esta quarta-feira em São Francisco, o Instagram aproveitou para revelar algumas novidades relativas à sua rede social. Uma das notícias indica que a plataforma atingiu recentemente a marca dos mil milhões de utilizadores ativos por mês, o que atesta a popularidade crescente desta app. O número, no entanto, não se quer estático. Os responsáveis pelo serviço estão prontos para continuar a expansão e decidiram lançar uma nova app que vai dar uma outra dimensão ao Instagram. Chama-se IGTV.
Nesta nova aplicação, os utilizadores vão poder encontrar uma seleção de vídeos mais longos (duração máxima de uma hora), curados por equipas da própria empresa. Neste caso, os vídeos terão sempre uma orientação vertical, para priorizar a experiência móvel.
A IGTV vai estar disponível para Android e iOS dentro de "alguns dias", mas até lá, os utilizadores podem começar a consumir os primeiros vídeos de longa duração diretamente através do Instagram.
"Estamos a transformar a visão que temos sobre o vídeo nas plataformas móveis com a ajuda de uma nova plataforma que integra vídeos mais longos e um sistema que vai facilitar a descoberta de novos conteúdos entre vários canais diferentes, tudo num formato vertical, diretamente na palma da sua mão", explica a rede social em publicação.
Assim que abrir a IGTV, a app vai começar por recomendar-lhe vídeos de criadores por quem tem demonstrado preferência ou de perfis que segue no Instagram. Aos criativos, o Instagram apresenta esta nova dimensão como uma forma de expandir a sua base de seguidores.
A sabedoria vale dinheiro neste novo jogo de cultura geral
A Proveit permite-lhe apostar dinheiro real em jogos de cultura geral contra estranhos ou amigos, numa app gratuita que, por enquanto, só está disponível para iOS.
Proveit é uma aplicação que o desafia a apostar na sua própria capacidade intelectual. Com base nos tradicionais sistemas de trivia, a app exige-lhe que escolha uma categoria, coloque algum dinheiro no pote central e compita com outros utilizadores pelo prémio. Se souber mais e for mais rápido do que o adversário, os euros serão seus.
Cada jogo tem cerca de 10 perguntas de escolha múltipla e opõe apenas dois jogadores, ao contrário do popular HQ Trivia que reúne centenas ou milhares de utilizadores por edição, que tentam resistir a todas as questões para ganhar uma parcela do pote final. Adicionalmente, a Proveit dinamiza ainda torneios com mil dólares de prémio a serem atribuídos ao vencedor.
Note que nos jogos de mano-a-mano a Proveit reclama 15% das apostas colocadas em jogo, o que lhe permite fornecer uma aplicação gratuita e sem qualquer tipo de publicidade in-app.
Para fazer chegar este jogo ao mercado, a equipa responsável pelo desenvolvimento da aplicação demorou dois anos a garantir todas as licenças necessárias a um conteúdo de entretenimento que envolve quantias monetárias.
A empresa angariou 2,3 milhões de dólares em investimento até à data.
A Proveit chegou à App Store no início do ano e conta com 80 mil utilizadores registados. Até à data foram apostados 750 mil dólares, mas os responsáveis acreditam que os números atingidos pelo HQ Trivia comprovam a existência de um extenso mercado onde a app pode penetrar.
"Somos fãs do HQ. Jogamos e achamos que eles revolucionaram o conceito" afirma, em conversa com o TechCrunch, o co-fundador Nathan Lehoux. "Mas o que nós queremos oferecer é muito diferente. No HQ não podemos escolher a categoria em que jogamos. Não podemos escolher a altura em que jogamos. Queremos proporcionar uma experiência mais personalizada", conclui.
A aplicação ainda não está disponível para Android e requer um depósito inicial de entre 20 a 100 dólares, sendo que a empresa oferece créditos bónus consoante o volume do dinheiro investido. As categorias de perguntas disponíveis incluem "os anos 90", "frases célebres", "rock n'roll", "Seinfeld", "tecnologia", "super-heróis" e muitas outras.
Em cada jogo, o utilizador tenta responder a 10 perguntas, sendo que cada uma oferece apenas 15 segundos para que seja escolhida uma opção de resposta. O utilizador pode optar por defrontar um estranho aleatório ou um amigo. Quanto mais rápido forem dadas as respostas, mais pontos são atribuídos. O jogador com mais pontos fica com a sua aposta e com o dinheiro colocado em "cima da mesa" pelo adversário. Sempre que tiver mais de 20 dólares, poderá transferir o valor para a sua conta.
Para combater o "fator adição", a equipa de desenvolvimento criou uma opção de exclusão forçada, que solicita à gestão o fecho da conta e a devolução do dinheiro em caixa, o que será feito de forma automática.
Google já tem uma aplicação oficial para podcasts
O Google Podcasts permite a sincronização entre todos os dispositivos que usam as plataformas da gigante tecnológica, desde o motor de busca até ao Google Home.
A nova aplicação da Google está disponível apenas para Android e permite aceder a mais de dois milhões de podcasts de todo o mundo em qualquer dispositivo em que se use uma conta Google, desde um smartphone até à coluna inteligente Home que ainda não está disponível para venda no nosso país.
A gigante de Mountain View disse também que, para além dos podcasts já conhecidos, o Google Podcasts usa a AI para fazer recomendações baseadas nos hábitos dos utilizadores.
Para os próximos meses está previsto o lançamento de sistemas de legendas automáticas que permitem traduzir a emissão ou ler a informação no ecrã quando os utilizadores estão em lugares com muito barulho.
De forma a aumentar a diversidade de vozes e remover barreiras ao podcasting, a Google tem também um programa em parceria com a indústria de podcasts. Os interessados em participar podem preencher o formulário online.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dezenas de jogos anunciados nos The Game Awards: Produtora de The Last of Us tem novo título e há mais Elden Ring -
Site do dia
Daily Tally quer ajudá-lo a ouvir o inconsciente e a controlar o seu destino -
App do dia
Eggy Party é um battle royale bem-disposto e colorido -
How to TEK
Acelere a experiência de navegação no Chrome com as novas ferramentas disponíveis
Comentários