Longe vão os tempos em que se passava o tempo à janela para saber as novidades da vizinhança e do bairro. Neste mundo digital, em que o contacto das pessoas é cada vez mais feito através das redes sociais, o Facebook teve agora a ideia de introduzir a funcionalidade Neighbourhoods, que em bom português é traduzido em “vizinhança”.

O objetivo é mesmo dar a conhecer-se perante os seus vizinhos, numa espécie de hub comunitária centrada em pequenas áreas geográficas. Os utilizadores podem criar um perfil especial para participar nesta rede, partilhando novidades de interesse do grupo, por exemplo, notícias locais e iniciativas. Esse perfil, sendo focado nesta mini-rede, pode conter informações limitadas em relação ao Facebook em geral, para que não partilhe demasiado a pessoas que talvez não conheça muito bem.

A novidade, que ainda não foi anunciada oficialmente pelo Facebook, foi partilhada pelo especialista em social media, Matt Navarra na sua conta do Twitter, com imagens da funcionalidade Neighbourhoods. E ao que parece, trata-se da resposta do Facebook à imergente rede social com o mesmo propósito chamado Nextdoor, que está prestes a entrar na bolsa, procurando uma avaliação entre 4 ou 5 mil milhões de dólares. A empresa foi avaliada em 2,2 mil milhões de dólares há exatamente um ano, segundo dados da Bloomberg.

Nas imagens partilhadas, esta funcionalidade parece depender de dados geográficos para o registo, e para confirmar a localização, mas os utilizadores podem depois voltar a desligar. O Facebook refere que a utilização dos serviços de localização ajuda a rede a oferecer experiências mais relevantes, incluindo publicidade. Neste sentido, pode conectar-se a um grupo de pessoas com o mesmo interesse na zona onde vive, mesmo que não seja amigo das mesmas no Facebook.

Ainda relativamente à funcionalidade Neighbourhoods, antes do registo são listadas diversas regras de bom-senso, incluindo a inclusão, ser bondoso por estar num espaço amigável e comunitário, não comentar assuntos da comunidade fora da mesma, entre outras dicas para manter o grupo interessante e amisto. “Sejam bons vizinhos” é basicamente a mensagem geral desta iniciativa.