Quando o Facebook tinha "apenas" meio milhão de utilizadores ativos em todas as plataformas, os analistas começaram a torcer o nariz porque a presença da rede social fazia-se sobretudo no desktop e não tanto nos dispositivos móveis, a grande tendência de então.

Mark Zuckerberg sempre disse que a empresa tinha uma estratégia para o mobile e começou a pô-la em prática. De várias maneiras. Renovou apps, criou outras novas, separou inclusive o Messenger do resto da rede social. Agora o resultado está à vista: são mil milhões de utilizadores ativos só nas plataformas móveis.

Para isto muito contribuiu o melhoramento que a rede social foi fazendo nas suas apps móveis, sobretudo no Android onde a experiência de utilização não era a melhor nos primeiros tempos. A baixa de preço dos smartphones de ano para ano e o programa Facebook For Every Phone também contribuíram de forma decisiva para este marco histórico.

O CEO da maior rede social do mundo também revelou que o Instagram, a sua "outra" rede social, está neste momento com 200 milhões de utilizadores ativos, um valor que representa um crescimento de 100% no espaço de dois anos. E tudo também em ambiente mobile. Mesmo não tendo um ritmo de evolução desenfreado, como o Facebook chegou a apresentar em determinadas alturas, é um crescimento forte e sustentado.

Os números foram revelados durante um encontro com os investidores onde Mark Zuckerberg falou do novo investimento da empresa, os dois mil milhões de dólares pagos à Oculus VR, empresa de realidade virtual e aumentada.

Diz a imprensa internacional que os bons números do Instagram mostram que o Facebook pouco interferiu na evolução da rede social, algo que terá sido decisivo para os líderes da Oculus VR terem aceitado a oferta milionária de Mark Zuckerberg.

A grande quantidade de capital que o Facebook tem disponível também é vista como uma mais valia pelos investidores do Oculus Rift, sobretudo depois de a Sony ter apresentado o seu projeto de realidade aumentada para a PlayStation 4, o Project Morpheus.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.