O Facebook vai entrar em mais uma aventura, desta feita no das aplicações dedicadas a notícias e conteúdos em formato de história. O novo software chama-se Paper e vai ficar disponível a 3 de fevereiro em exclusivo para os utilizadores do iOS. Ainda não existem informações de quando pode chegar a outros sistemas operativos.

A rede social apenas revelou o conceito do projeto, não adiantando para já muitos pormenores sobre a aplicação:

De acordo com o Mashable que vão existir 19 categorias como desporto, política, tecnologia e até uma chamada LOL, através das quais os utilizadores vão poder aceder a conteúdos de publicações de informação. A integração com o Facebook também será um dos factores de destaque, transformando numa história uma publicação de um amigo relativa a uma viagem, por exemplo.

A visualização panorâmica de fotografias através da movimentação do telemóvel é outro dos elementos em destaque no vídeo. O anúncio aparece algumas semanas depois de uma vaga de rumores ter tomado de assalto a imprensa sobre este novo software.

Em alguns aspetos a aplicação "bebeu" muito do Facebook Home, o inicializador criado pela rede social para tentar dominar o sistema operativo Android - mas sem grande sucesso até à data.

E olhando para o exemplo do Home e também do Poke - uma imitação do Snapchat - fica a dúvida da capacidade do Facebook criar uma aplicação independente que consiga ter o mesmo sucesso do Facebook Messenger.

O Facebook Paper vai tentar fazer frente a aplicações com mais tempo de mercado como o Flipboard, Google Currents e LinkedIn Pulse.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.