Mark Zuckerberg pode estar a preparar uma jogada estratégica para impedir o crescimento do Vine, tanto em utilizadores como em popularidade, e que pode estar a levar mais internautas para o Twitter. O fundador do Facebook deve anunciar esta semana que o Instagram vai ganhar capacidade para gravação de vídeos.

A informação é avançada pelo TechCrunch que cita uma fonte da empresa. A restante sustentação é feita com base nas alegadas descobertas de um especialista em redes sociais que garantiu que o Facebook andava a testar um serviço de vídeos "entre os cinco e os dez segundos", no campus da empresa.

A chegada do Vine ao Android e o aumento exponencial do número de utilizadores terão feito o Facebook antecipar um lançamento que certamente iria acontecer - Viddy e Cinemagram são outras apps que têm feito furor no campo dos vídeos.

Caso o Instagram ganhe capacidades de vídeo, pode explorar uma vantagem a nível de integração caso dispense a instalação de um segundo software e a manutenção de uma rede social à parte. Ainda não é certo se será possível a aplicação de filtros nos vídeos criados, o que seria uma inovação, e se o lançamento acontece para vários sistemas operativos.

Os primeiros relatos, que o TeK também acompanhou, falam da hipótese de o Facebook poder apresentar a 20 de junho um leitor de RSS mais integrado com a plataforma social, de forma a "repescar" os utilizadores órfãos do Google Reader.

O anúncio dos próximos serviços do Facebook pode ser crucial já que a último lançamento, o Facebook Home, apesar de ter atingido um milhão de downloads recebeu críticas muito negativas e os planos de o Facebook Phone chegar à Europa foram temporariamente cancelados.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico