Depois de ter atingido uma base de utilizadores de centenas de milhões de pessoas, o Facebook sabia que o próximo passo teria que ser dado no segmento dos dispositivos móveis. A empresa foi além dos smartphones e tablets e disponibilizou uma aplicação para os telemóveis básicos, também conhecidos como feature phones.

A maior rede social do mundo atingiu os cem milhões de utilizadores ativos na aplicação Facebook For Every Phone (F4EP). O valor torna-se relevante numa altura em que tanto fabricantes como programadores focam a atenção quase exclusivamente nas aplicações para Android, iOS, Windows e BlackBerry.

Os mercados emergentes como a Índia, as Filipinas, a Indonésia e os países da América do Sul são os grandes motores de crescimento do Facebook em feature phones.

Um responsável da equipa de crescimento do Facebook, Ran Makavy, congratulou-se numa publicação no blogue oficial da empresa ao relembrar que a missão da plataforma social é criar um mundo mais aberto e mais ligado.

Compatível com mais de três mil telemóveis, o F4EP é uma aplicação Java que faz uso dos servidores para processamento de informação e redução dos consumos de dados. O mural de notificações, a funcionalidade de Messenger, a pesquisa de amigos e os álbuns de fotografias são ferramentas que também estão disponíveis nesta versão do software da rede social.

Disponível desde 2011, a aplicação para telemóveis básicos só recentemente é que começou a incluir publicidades e sempre num nível inferior à dos smartphones. As receitas que o Facebook retira desta operação são baixas no curto prazo, mas como dizem respeito a utilizadores de economias em crescimento, está a assegurar uma taxa de utilização futura.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.