O sucesso meteórico da rede social Clubhouse, dedicada a transmissões de áudio, tem vindo a inspirar outras redes sociais a inserir funcionalidades semelhantes nas suas plataformas. O Facebook está a construir uma alternativa ao Clubhouse, mas em vez de uma aplicação isolada, está a focar-se em introduzir áudios ao vivo como uma extensão do Messenger Rooms.

As imagens partilhadas pelo TechCrunch e descobertas por Alessandro Paluzzi, um conhecido engenheiro que “esgravata” o código das aplicações à procura de indícios de novos produtos, foram confirmadas pelo Facebook como oficiais, mas não representativas do produto final. Estas confirmam a possibilidade de transmitir ao vivo áudio, o que pode ser uma nova forma dos criadores partilharem podcasts, concertos ou simples conversas entre utilizadores.

Através do Rooms, a aplicação de teleconferência criada para competir com o Zoom, é possível ver a opção de “Live Audio”. Depois do cansaço das videoconferências, os utilizadores parecem cada vez mais virados para desligar as câmaras para comunicar e consumir conteúdos de áudio, como no Clubhouse.

Esta versão permite criar três tipos de Rooms: uma conversa privada em vídeo, tal como existe agora; ou criar salas públicas ou privadas para o áudio. A sala privada de áudio permite falar com um grupo de amigos, mas a aberta permite transmissões ao vivo que podem ser partilhadas pela rede social para chegar a mais público.

Numa das imagens de teste pode ver os utilizadores (todos com o avatar de Mark Zuckerberg), sendo os avatares de topo e maiores os respetivos oradores da transmissão. Ao passo que os avatares mais pequenos são os participantes que estão a ouvir a conversa, assemelhando-se ao Clubhouse.

Mesmo admitindo que o Facebook se encontra a “experimentar”, a rede social de Mark Zuckerberg é famosa por “pedir emprestado” ideias dos concorrentes para implementar nas suas plataformas. O Stories do Instagram foi baseado na solução do Snapchat, o Reels do Instagram são os vídeos curtos que vemos no TikTok e o Messenger Rooms foi criado depois da explosão do Zoom. E como se sabe, o próprio patrão do Facebook tem andado pelo Clubhouse, não se poupando em elogiar a rede social.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.