Um novo relatório revela que os gastos feitos por utilizadores em aplicações atingiram a marca dos 170 mil milhões de dólares em 2021. De acordo com os mais recentes dados avançados pela App Annie, o valor representa uma subida de 19% em relação ao ano passado.

O número de downloads realizados na App Store da Apple, Play Store da Google, assim como em lojas digitais terceiras na China ao longo de 2021 ascendeu aos 230 mil milhões, numa subida de 5% em comparação com o ano passado. O crescimento é atribuído em grande parte a mercados emergentes, como Índia, mas também a países como Paquistão, Peru, Filipinas, Vietname, Indonésia e Egipto.

Os especialistas da App Annie detalham que os consumidores estão a passar cada vez mais tempo nas aplicações que descarregam para os seus equipamentos, sobretudo em apps sociais, de comunicação e de fotografia e vídeos. O crescimento do tempo passado em aplicações teve um impacto direto nos gastos feitos pelos utilizadores.

Clique nas imagens para mais detalhes

No ano passado, os utilizadores dos 10 mercados analisados pela App Annie passaram, em média, 4,1 horas nos seus smartphones, mais 30% no que em 2020. Entre os países com os utilizadores que passam mais tempo em aplicações destacam-se o Brasil, a Indonésia e a Coreia do Sul, que ultrapassaram a marca das cinco horas diárias.

O relatório detalha que 233 aplicações e jogos conseguiram arrecadar mais de 100 milhões de dólares em 2021, com 13 títulos a gerarem mais de mil milhões de dólares. O valor representa um crescimento de 20% em relação a 2020, altura em que 193 apps e jogos tinham alcançado receitas de 100 milhões de dólares, com apenas 8 títulos que geraram mais de mil milhões de dólares.

O lançamento de novas aplicações foi outro dos indicadores que registou crescimento em 2021, ascendendo aos 2 milhões. A Play Store é responsável por 77% deste valor. Entre as lojas da Google e Apple, os jogos representaram 15% de todos os novos lançamentos.

Olhando para as aplicações com mais downloads a nível internacional, o ranking de 2021 é liderado pelo TikTok, seguindo-se o Instagram e o Facebook. Já no que toca às apps onde os utilizadores fizeram mais gastos, o TikTok volta a assumir o primeiro lugar do “pódio”, com o YouTube no segundo e o Tinder no terceiro.

Os dados indicam que o Facebook, o WhatsApp e o Messenger, todas aplicações da Meta, assumem as três primeiras posições do Top de aplicações com mais utilizadores ativos mensalmente.

No panorama dos jogos, Free Fire assume o primeiro lugar do ranking de títulos mobile mais descarregados, seguindo-se Subway Surfers e Roblox. O “pódio” dos jogos onde os gamers mais fizeram gastos é composto por Roblox, Genshin Impact e Coin Master. O Top de jogos com mais utilizadores ativos mensalmente é liderado por PUBG Mobile, Robox e Candy Crush Saga.

Nota de redação: Foi feita uma correção ao título da notícia. (Última atualização: 18h27)