Com mais de 3 mil milhões de utilizadores ativos do sistema operativo Android, em mais de 190 países, a Google está a aproveitar o Android Show: I/O edition para mostrar as novidades que vão chegar ao Android 16 e ao Wear OS 6, com a maior alteração de design dos últimos anos. Hoje foi conhecido também o novo logotipo da empresa, com mudanças (poucas) para os mais atentos.

Na pré conferência em que o SAPO TEK participou os responsáveis pelas várias áreas de desenvolvimento do Android partilharam as novidades no design e funcionalidades, mas também a extensão do Gemini a mais plataformas, como a TV e o automóvel, alargando as "conversas" e possibilidades de interação com o assistente inteligente.

"Reinventámos o Android com o Gemini no centro. Começamos pelo telefone: com apenas o toque de um botão, o assistente pessoal de IA ajuda a realizar tarefas em todo o seu equipamento [...] Agora, estamos a alargar o Gemini muito para além dos telefones, trazendo um assistente verdadeiramente inteligente e útil para todos os dispositivos. Não importa se está a correr, no carro ou até mesmo no sofá, o Gemini está pronto para o ajudar", explica Guemmy Kim, diretor sénior para a área de produto e experiência de utilizador.

As alterações no design seguem uma lógica de personalização que está integrada com o Material 3 Expressive e que pretende mais fluidez da utilização, interações mais simples e adaptação ao estilo de cada utilizador. É a maior alteração no interface do sistema operativo dos últimos quatro anos e Mindy Brooks, senior director de produto e da plataforma de UX diz que traz uma interação mais natural, mas também mais emocional.

As mudanças vão ver-se na forma como se descarta uma notificação, ou na estética dos ecrãs de aplicações, com a integração no Google Photos, Fitbit e Gmail. O acesso rápido mais "personalizável" e a funcionalidade de Live Updates são também algumas das mudanças trazidas na próxima atualização.

Google Apps com novo design para Android 16 Google Apps com novo design para Android 16

Gemini chega à TV e relógios Wear OS para mais "conversa"

Ainda não há uma data fechada, mas o assistente inteligente vai chegar "em breve" a mais equipamentos com Android, entre os quais se contam as TVs, o carro e os smartwatches.  Guemmy Kim, diretor sénior para a área de produto e experiência de utilizador, destacou na apresentação que isto vai permitir ter conversas com o Gemini em qualquer lugar, sem a necessidade de usar o smartphone.

"Se for ao ginásio posso usar o relógio para fazer uma pergunta ao Gemini, ou ditar algumas notas, sem precisar de ter o smartphone comigo", explica Guemmy Kim. e nem precisa de se preocupar com a formulação da frase, ou a navegação no interface do ecrã do relógio.

créditos: Google

A integração no Android Auto alarga também este tipo de utilização aos carros, em mais uma experiência de "mãos livres" com o potencial do assistente inteligente. Já podia "conversar" com o sistema Android mas agora a experiência vai ser mais simples e interativa para encontrar o melhor caminho ou uma bomba de gasolina.

Se ligar a aplicação de mensagens pode ter um resumo do texto, e pedir para escrever uma resposta, que até pode ser noutra língua.

Primeiro o Gemini vai chegar ao Android Auto, o que deve acontecer nos próximos meses, e depois aos carros que têm o Google integrado nos seus sistemas, mas não foram partilhados calendários.

Também na TV a experiência de interação vai mudar com o Gemini, para oferecer recomendações e respostas a perguntas, isto dentro do interface da Google TV. A atualização deverá estar disponível mais para o final do ano.

Veja o vídeo com algumas das novidades do Gemini

A Google não deixa também de fora os equipamentos de realidade aumentada e virtual, do Android XR, numa plataforma que está a ser desenvolvida com a Samsung para headsets e óculos. Os primeiros dispositivos devem ser lançados ainda este ano e a experiência parece ter algumas semelhanças com o sistema do Apple Vision Pro.

Os auriculares da Sony e Samsung também estão na lista de atualização para o Gemini, mas curiosamente a Google não fala das colunas de som com assistente inteligente que ainda estão "fixadas" ao Google Assistant. 

(em atualização)