
Os utilizadores do Android vão poder ter no smartphone um cartão Covid com informação do certificado de vacinação, ou com o resultado de um teste negativo à Covid-19, acessível tanto quando estão online, como quando estão sem acesso à internet.
A Google atualizou a API de cartões, para permitir aos programadores integrarem este tipo de informação no software que a Google já disponibilizava para uma integração mais fácil de dados de diferentes tipos de cartões no Android, como cartões de embarque, de fidelização ou bilhetes de espectáculos, por exemplo.
O cartão COVID vai mostrar informações sobre a data de vacinação e a vacina administrada. Poderá ser guardado no smartphone a partir de uma aplicação dos serviços de saúde, de uma mensagem de texto ou de um email.
Para usar a funcionalidade não será necessário descarregar nenhuma aplicação, basta guardar os dados fornecidos pelos serviços de saúde ou laboratório no smartphone. Nessa altura terá também a opção de criar um atalho no ecrã principal do smartphone, para facilitar o acesso ao cartão. Sempre que quiser ver ou mostrar o cartão, o utilizador terá de usar o código de segurança de acesso ao smartphone para desbloquear o acesso.
A opção vai ficar disponível primeiro para utilizadores nos Estados Unidos e progressivamente vai estender-se a outros países. Para funcionar em cada país precisa de ser integrada pelas respetivas autoridades de saúde e entidades acreditadas para a realização de testes.
Na sua página de suporte, a Google explica que não vai guardar informação do conteúdo destes cartões nem partilhá-la com terceiros, mas acrescenta que vai registar alguns dados, como o número de vezes que o cartão é usado. Explica também que esta funcionalidade é compatível com equipamentos que corram a versão 5 ou superior do Android.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Os Sims: 25 anos a “simular a vida” em histórias curiosas sobre o amor e as birras -
App do dia
Mais de 10 mil espécies de pássaros identificados com a app Merlin e desafios todos os dias -
Site do dia
E que tal uma conversa com Cristiano Ronaldo, Elon Musk ou Gordon Ramsey? Há uma IA para isso -
How to TEK
Como usar o ChatGPT para transcrever notas escritas à mão
Comentários