De forma a proteger os utilizadores de chamadas não desejadas, que possam ter algum teor prejudicial, ou mesmo situações profissionais como entrevistas ou conversas gerais, a Google está a dar a opção aos utilizadores de gravarem as comunicações sempre que recebe uma chamada de um número estranho, que não tenha gravado na lista de contactos. De forma a proteger a privacidade, ambos os intervenientes vão receber a informação em avançado de que a chamada está a ser gravada.

A funcionalidade, segundo a XDA-Developers, tem de ser configurada nas opções do smartphone Android, mas só estará disponível em regiões e modelos de equipamento que permitam a gravação de chamadas. As imagens, partilhadas pelo utilizador Theyashreddi no Twitter, foram captadas na app de chamadas do seu Xiaomi Mi A3.

A Google já tinha dado a conhecer a funcionalidade anteriormente, e avisado sobre as questões da privacidade na sua utilização, referindo que as gravações requerem o consentimento dos intervenientes, sendo informados sobre as mesmas. E cabe ao utilizador seguir as respetivas leis sobre a gravação de conversas, que neste caso, apenas ficam gravadas no próprio smartphone.

Nas opções relacionadas com a funcionalidade, como se pode ver na imagem partilhada, tem a opção para apagar as mensagens, para ativar automaticamente a gravação com contactos desconhecidos. Ou mesmo, adicionar manualmente os contactos que deseja que sejam gravadas. O website dá conta que a opção se encontra pelo menos em smartphones Xiaomi e alguns modelos da Nokia na Índia.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.