Direções e percursos que podem ser percorridos de bicicleta, assim como as ciclovias em cada zona, cidade ou região, estão a partir de hoje disponíveis para Portugal no Google Maps. O serviço da Google já tinha indicações para quem viaja de carro, transportes públicos ou a pé e adiciona agora esta mais esta camada de informação.

Para além da navegação, os utilizadores têm acesso a instruções e podem escolher o percurso e tipo de superfície que melhor se adequa ao seu tipo de bicicleta, experiência e capacidade física.

A Google lembra que nos últimos anos, usar a bicicleta para deslocações ou para passear tem vindo a tornar-se muito popular e que o Google Trends revela um crescente interesse por bicicletas. "A pandemia veio apenas acelerar uma tendência que se vinha a manifestar de forma generalizada", indica a empresa.

Google Maps pretende ajudar utilizadores a navegar pelo “novo normal” com novas funcionalidades
Google Maps pretende ajudar utilizadores a navegar pelo “novo normal” com novas funcionalidades
Ver artigo

Para o lançamento da nova funcionalidade a empresa trabalhou com o ciclovias.pt e a Câmara Municipal de Lisboa, que disponibilizaram o mais recente mapa de redes cicláveis do país. A informação está direcionada para quem quer circular e evitar aglomerações, como alternativa mais sustentável na deslocação, mas também para praticar desporto ou passear.

O Google Maps recorre a machine learning, algoritmos complexos e à interpretação de imagens, informação de entidades públicas e contributos dos utilizadores para definir os melhores percursos. A empresa lembra ainda que os departamentos de trânsito das cidades podem também usar o Geo Data Upload Tool para disponibilizar informação e garantir que as ciclovias novas ou recentes aparecem no Google Maps.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.