Para comemorar o dia mundial da visão, decorrido a 10 de outubro, a Google lançou uma atualização para o Maps que adiciona guias de voz mais detalhadas à aplicação, oferecendo às pessoas com problemas de visão e cegos uma maior autonomia durante as suas deslocações. A tecnológica afirma que se trata de uma funcionalidade construída de raiz por e para pessoas cegas.

A funcionalidade pretende permitir às pessoas caminharem pela rua de forma mais confortável, e de forma proativa informá-las se estão na rota correta, a distância para a próxima mudança de direção e outras instruções. Sempre que os utilizadores encontram um cruzamento, serão notificados com mais elementos auditivos para aumentar a sua segurança. No caso de o utilizador desviar-se da rota definida, o sistema oferece instruções de reencaminhamento.

Segundo o testemunho de uma utilizadora, como parte do programa de testes da funcionalidade, que é cega, o detalhe das instruções áudio dá-lhe mais confiança não só nas suas caminhadas do quotidiano, mas também para explorar novos locais.

A funcionalidade já está disponível na nova atualização do Google Maps nas versões Android e iOS, para já apenas nos Estados Unidos e no Japão, nas respetivas línguas, chegando em breve a mais mercados.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.