O Inbox acaba de ser apresentado e a lógica desenvolvida é a de um novo produto, que para já estará só disponível por convite.

Com o novo sistema a caixa de correio adapta-se mais ao utilizador e serve de pano de fundo para o smartphone Android, dando uma nova vida ao correio eletrónico que tem vindo a perder tração nos dispositivos mobile.

Sundar Pichai, SVP, Android, Chrome & Apps, explica no blog oficial do Gmail que o inbox está "há alguns anos em estudo" e que "foi desenvolvido por quem nos trouxe o Gmail mas não é o Gmail: é uma caixa de correio totalmente diferente, pensada para se adaptar à sua vida".

Nos últimos 30 anos o email evoluiu na forma de troca de mensagens profissionais ou pessoais mas a Google reconhece que surgiram novos desafios, sobretudo relacionados com o volume de mensagens, que por vezes oculta o que é mais importante, principalmente para quem consulta a caixa de correio no telemóvel.

"Para muitos de nós, a utilização do email tornou-se uma atividade diária que nos distrai daquilo que devemos fazer em vez de nos ajudar a fazer o que realmente tem que ser feito", afirma.

Entre as novidades do inbox contam-se o Agrupamento (bundles) e os Destaques, que relacionam informação mesmo que não estivesse relacionada no texto da mensagem.

Veja o vídeo onde a Google demonstra as novas funcionalidades


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico