Os serviços de chamadas automáticas, nomeadamente de operadores de televendas, podem ser inconvenientes, mas já começam a ser identificada. Nas telecoms convencionais os números suspeitos já são identificados, cabendo ao utilizador confirmar se estes são spam. A Google pretende fazer o mesmo com o seu serviço de Voice.
A empresa refere que pretende ajudar os utilizadores a protegerem-se contra chamadas indesejadas, sobretudo de potenciais esquemas. E por isso, sempre que deteta uma chamada com suspeita de spam, passa a identificá-la quando o smartphone toca. A fabricante explica que esta identificação é feita através de inteligência artificial avançada, capaz de gerir milhares de milhões de chamadas de spam por mês no ecossistema da Google.
A partir desta semana os alertas passam a ser atualizados gradualmente na aplicação a nível global. Os utilizadores podem confirmar se a chamada suspeita é realmente spam, o que faz com que futuras chamadas desse número sejam diretamente redirecionadas para o correio de voz. O histórico dessas chamadas é colocado numa pasta de spam. Por outro lado, no caso da dita chamada não for considerada spam pelo utilizador, a respetiva etiqueta desaparece e nunca mais associado a esse número.
Os utilizadores podem ligar e desligar o filtro de spam. Nas definições, opção segurança e filtro de spam, caso esteja desligado são geradas as etiquetas de aviso ao utilizador. Caso esteja ligado por defeito, a Google automaticamente barra a chamada, enviando-o para a pasta de spam. Pode saber mais sobre esta funcionalidade no blogue da Google. O serviço está disponível a nível global, incluindo Portugal.
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