A pensar nos profissionais “nómadas”, sem um espaço físico, mas com a necessidade de concentrar todo o seu trabalho e ferramentas no mesmo local, a Google propõe o Workspace. Um serviço que reúne mensagens, reuniões, documentos e tarefas num único local em cloud, com a promessa da segurança e privacidade da Google, quer estejam no escritório, a trabalhar a partir de casa ou a interagir com os seus clientes.

Segundo Javier Soltero, Vice-Presidente e Diretor Geral do Google Workspace, Trata-se do fim do ‘escritório’ tal como o conhecemos. A partir de agora, as equipas precisam de ter sucesso sem se encontrarem pessoalmente, precisam de proteger o seu tempo de forma a poderem concentrar-se num trabalho mais impactante e construírem uma ligação humana através de novas formas”.

O serviço Google Workspace pretende ser a nova “casa” para o trabalho, disponível para os seus clientes que já usufruíam do G Suit, que em julho foi adaptado às necessidades do trabalho remoto. E para quem não tem acesso, pode inscrever-se na sua página, passando a receber notificações sobre as novidades do serviço.

Para além das ferramentas de chat, email, chamadas de voz e vídeo e gestão de conteúdo num único local, o Google Workspace oferece ainda outras funcionalidades: pré-visualizações com links que permitem ver os conteúdos de um link sem sair do documento original; os docs, sheets e slides passam a ser mais “inteligentes” e ao mencionar alguém num documento, surge um pop-up a mostrar os detalhes contextuais e sugestões de ação.

A Google refere que nas próximas semanas o Workspace vai permitir aos utilizadores criarem e colaborarem de forma dinâmica num documento (Docs, Sheets, Apresentações) dentro de uma sala no Chat, sem alternar entre separadores ou ferramentas. Também o suporte do Meet “picture-in-picture” em Docs, Sheets e Slides para que os utilizadores possam ver e ouvir as pessoas com quem estão a trabalhar.

A tecnológica promete para os próximos meses a disponibilidade do Google Workspace a clientes na área de educação e a organizações sem fins lucrativos.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.