Entre as aplicações que destacámos nos últimos dias pode, por exemplo, contar com um RPG onde os animais são os protagonistas e terá de sobreviver a aberrações. Já noutro título pode transformar-se na próxima estrela do desporto-rei.

No que diz respeito aos utilitários, tem por exemplo um teleponto no smartphone que dá uma ajuda aos criadores de vídeos para as redes sociais. Espreite o conjunto completo de sugestões nas linhas abaixo.

Bad 2 Bad: Apocalypse é um RPG em muito aberto com elementos de sobrevivência

Num mundo onde os animais são os protagonistas, terá de sobreviver a aberrações em Bad 2 Bad: Apocalypse. A pesca e a construção são algumas das atividades possíveis.

Seguindo-se a Bad 2 Bad: Delta e Extinction, o novo capítulo da saga, Apocalypse, continua a desafiar os jogadores a sobreviverem a um mundo destruído pelas Forças Humanas. Agora são os animais, como coelhos e raposas, a assumirem as armas e a construírem um exército para enfrentar as aberrações causadas pelo vírus.

Bad 2 Bad: Apocalypse apresenta um mundo aberto explorável e expansivo, com mecânicas RPG na evolução e personalização das personagens. Há mais de 60 mapas e regiões para explorar, incentivando os jogadores a explorar, recolher itens e criar itens. E terá de pescar para sobreviver à fome.

Veja na galeria imagens do jogo:

Além de criar a sua equipa de forças especiais, terá acesso a artilharia, suporte aéreo e drones. Poderá equipar armaduras de combate e participar na ação ao lado da equipa Delta. Sistemas de visão noturna são outros itens que poderá agora utilizar.

Pode fazer o download gratuito de Bad 2 Bad: Apocalypse em smartphones Android e iOS.

Moodpress: um diário protegido contra espreitadelas alheias na forma de app gratuita

Esta app gratuita funciona como um diário que pode guardar segredos, estados de espírito, fotos importantes e qualquer outro registo relevante da vida de quem a utiliza.

Na Moodpress pode assinalar o seu estado de espírito todos os dias, mas também fazer confidências, guardar fotos importantes e anotar registos de vida, sempre que tenha vontade, não importa quando e onde.

Pode personalizar os icons que representam os estados de espírito de diferentes formas, assim como acrescentar mais atividades à lista apresentada inicialmente. Uma das partes mais engraçadas são os relatórios de monitorização de humor.

Na Moodpress não há limite de número de carateres que é possível escrever, ou seja, os utilizadores estão à vontade para “desabafar” tudo o que lhes vai na alma, seja uma frase ou 30 parágrafos.

A Moodpress é gratuita com compras dentro da aplicação. Está disponível tanto para dispositivos Android como iOS, respetivamente a partir da Play Store e da App Store.

SpeakAide é um teleponto no smartphone que dá uma ajuda aos criadores de vídeos para as redes sociais

A SpeakAide conta com um modo de funcionamento simples e intuitivo e, na sua versão Pro, inclui uma ferramenta que recorre a Inteligência Artificial para agilizar o processo de criação de conteúdo.

Criar um vídeo para as redes sociais requer algum planeamento, mesmo que seja um conteúdo relativamente curto para o TikTok ou para o Reels do Instagram. Se é criador de conteúdo e sente alguma dificuldade em lembrar-se de tudo o que tem para dizer a SpeakAide pode ajudá-lo a assegurar que segue o guião que planeou.

A aplicação afirma-se como um teleponto no smartphone e conta com um modo de funcionamento simples e intuitivo. Basta introduzir o que tem para dizer e clicar no botão “Start Recording” para começar a gravar um vídeo.

Clique nas imagens para mais detalhes sobre a SpeakAide

Ao gravar um vídeo na aplicação, o guião vai surgindo no topo do ecrã, para que mantenha o olhar na direção da câmara frontal do smartphone. É possível ajustar a velocidade do teleponto, assim como a dimensão do texto. Os vídeos criados podem depois ser partilhados diretamente nas redes sociais através da app.

Na sua versão gratuita, a SpeakAide permite criar vídeos curtos, até 30 segundos, com uma qualidade de 720p. O número de guiões gravados neste modo está também limitado a 10 itens.

Já a versão Pro desbloqueia funcionalidades avançadas, retirando os limites na gravação, no número de guiões que podem ser guardados e na qualidade dos vídeos. Em destaque está também o acesso a uma ferramenta que recorre a Inteligência Artificial para agilizar o processo de criação de conteúdo.

A SpeakAide está disponível para Android, a partir da Play Store, e para iOS, através da App Store. O modo Pro pago conta com um preço de 9,99 euros por mês ou de 84,99 euros por ano.

Comece a carreira aos 16 anos e torne-se na próxima estrela do desporto-rei em New Star Futebol

Em New Star Futebol vai treinar e gerir uma equipa, mas também ser convidado a intervir no campo em momentos-chave, num título que mistura perícia com estratégia.

New Star Futebol não é o habitual simulador do desporto-rei como o FIFA ou PES, mas também não é de estratégia como o Football Manager. Esta proposta para smartphones bebe inspiração nos dois formatos, oferecendo diversas opções de gestão da equipa, estratégias e treino, mas durante os jogos pode intervir em momentos-chave.

Começa a carreira como um jogador de 16 anos, que chegou há pouco tempo ao mundo do futebol e prepara-se para ascender ao estatuto de estrela. Para tal, terá de desenvolver as capacidades futebolísticas e ganhar habilidades e a agilidade necessária. Durante as partidas, em jogadas específicas ou lances de bola parada, poderá intervir, em mini-jogos de remates, por exemplo.

Veja na galeria imagens do jogo:

Mas sendo uma estrela, a personagem também poderá participar em atividades fora do relvado, incluindo corridas de cavalos ou nos casinos. Deve gerir as relações com a cara-metade e manter os seus patrocinadores satisfeitos. E até pode entrar em esquemas de subornos. Tudo isso vai afetar a carreira e a pontuação quando pendura finalmente as chuteiras.

Pode fazer o download de New Star Futebol para smartphones Android e iOS.

Há um novo desafio semelhante ao Wordle mas para quem gosta de números

Chama-se Digits e foi desenvolvido também pelo New York Times. A jogo está ainda em formato beta, mas já pode ser experimentado por quem gosta de fazer contas.

O desafio é semelhante ao do Wordle, que se tornou muito popular em 2022 e que já teve vários spinoffs. Agora é o próprio New York Times, que compou o Wordle em janeiro de 2022, que traz uma versão diferente do jogo, desta vez com números.

O Digits já tem alguma história e a ideia surgiu ainda em 2021 numa game jam, usando como base conceitos de dois jogos existentes, um francês e um inglês. Agora os resultados desta beta que está online vão ser determinantes para definir se o Digits vai ganhar espaço no leque de produtos do jornal.

O objetivo é combinar os números que aparecem no ecrã para chegar ao valor definido, somando, subtraindo, multiplicando ou dividinfo. Os números não têm de ser todos usados e ganha mais estrelas quem atingir o valor exatamente, mas que ficar a 10 ou 25 números também tem estrelas para ganhar.

Todos os dias há cinco desafios diferentes, que se renovam à meia noite (hora de Nova Iorque) e por isso pode pôr a sua capacidade matemática em prova!

Este é também um jogo para fazer no browser, no site do Digits.