Mais uma voltinha no carrossel e mais uma semana, mas antes de acabar o seu dia vale a pena fazer uma renovação às aplicações do smartphone ou do tablet. Porque temos novidades que podem trazer nova vida aos seus momentos de lazer, mas também ferramentas úteis para o seu dia a dia.

Uma das novas aplicações que sugerimos pode ajudá-lo a poupar tempo nas deslocações em transportes públicos em Lisboa, Porto, Coimbra e Funchal. E há outra que promove uma visita virtual ao Porto. Mas há mais, e pode encontrar nas próximas páginas ferramentas para melhorar o WhatsApp e jogos.

 

 

Seja criativo e transforme as fotos em GIFs animados com a Gif Me!

A partilha de fotos nas redes sociais é uma prática comum para milhares de utilizadores, que gosta de dividir com o círculo alargado de amigos os momentos que marcam os seus dias. E há muitas formas de personalizar essa partilha. Os GIF animados são uma delas.

 

As lojas de aplicações estão cheias de ferramentas para juntar filtros às fotos que vai registando com o telemóvel, permitindo quase todo o tipo de retoques, fundos e efeitos.

Outra forma de personalizar estas imagens, que também dá o mote a várias ferramentas, é transformá-las em pequenas animações. E depois há as aplicações que juntam o melhor dos dois mundos, como pretende fazer o Gif Me!

O principal propósito da aplicação é ajudar o utilizador a criar os seus próprios GIFs, seja a partir de imagens recolhidas na hora ou aproveitando fotos que já tem guardadas nos álbuns, mas a aplicação também reúne um conjunto de filtros, que o utilizador pode explorar e juntar a cada animação. Os filtros disponíveis são essencialmente de cores e a aplicações tem versões para iOS e Android. A primeira custa 1,99€, enquanto a segunda pode ser descarregada gratuitamente. 

 

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Navegue pelos sete mares e apanhe uns carapaus em Fisherman Fisher

Design e ambiente divertido, jogabilidade com índices de vício, muitos peixes para apanhar e técnicas para desbloquear.

 

Se não tem tempo para ir à pesca na vida real, ‘pesque’ alguma descontração com este jogo.Ahoy marinheiro! Tudo a bordo do Fisherman Fisher, um jogo que vai testar a sua capacidade como um marujo aventureiro. 

O título mistura elementos de RPG com uma arte infantil, mas ao mesmo tempo mais descontraída. O jogador terá de juntar uma equipa de marinheiros que vai pescar todas as espécies de peixe que encontrar no mar.

Com os peixes conseguidos o jogador vai depois vendê-los à lota para ganhar dinheiro. E o que se faz com o dinheiro? Evolui-se o barco, contratam-se mais marinheiros e desenvolvem-se novas técnicas de exploração. 

O jogador terá várias localizações para descobrir, mas cuidado com os perigos que o mar pode esconder. Há lutas para travar contra monstros marinhos, mas também há mini-jogos para quebrar a rotina da vida náutica. 

Fisherman Fisher está disponível para Android e iOS.

 

 

WhatsApp tem novos recursos para tornar mensagens mais “vistosas”

Não, não são novos emojis, mas vão com certeza dar mais enfase às mensagens que costuma trocar no WhatsApp com amigos e familiares.

 

A aplicação de messaging atualizou a versão para Android no início do mês para beta testers e agora está a alargar as novas opções de formatação à restante comunidade de utilizadores Android, tornando possível enviar mensagens com texto a negrito, itálico e “riscado”.

Quando as opções estiverem disponíveis vai bastar acrescentar alguns carateres extra às palavras em questão. Para escrever a negrito é preciso por (*) antes e depois da palavra; o itálico funciona com (_) e o riscado com  (~).

Ou seja, *olá!*, para aparecer olá!, _olá!_ para aparecer olá! e ~olá!~ para aparecer, por exemplo, olá! Adeus :).  

Experimente e perceba se já está entre os contemplados com as novas opções de formatação.

De acordo com o TechCrunch a novidade também abrange a versão Web da aplicação de messaging, embora os resultados só sejam visíveis para os utilizadores que estejam a ler as mensagens no telemóvel.

 

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Lisboa, Porto, Funchal e Coimbra estreiam aplicação Moovit em Portugal

Informação de percursos, horários e dados sobre as condições dos transportes públicos está reunida na app que já estava a ser usada por mais de 125 mil pessoas mas que só hoje é lançada oficialmente.

 

A aplicação usa dados disponibilizados pelas operadoras e autoridades de transportes, mas também informação fornecida pelos utilizadores, num modelo de crowdsourcing que é usado também por outras apps, como a Waze, com a qual a Moovit mantém alguns pontos de contacto.

A ideia é facilitar a utilização de transportes públicos e a Moovit tem vindo a conquistar gradualmente espaço em centenas de cidades, contando atualmente com mais de 800 localizações em cerca de 60 países.

Portugal junta-se a esta lista de países com quatro cidades, oferecendo aos utilizadores da aplicação gratuita informação sobre 18 operadores de transportes, com dados oficiais a que se soma informação em tempo real da comunidade de editores que avisam para eventuais problemas.

Alex Mackenzie Torres, CMO da Moovit, explicou ao TeK que este contributo da comunidade é um dos principais diferenciadores da aplicação em relação a outras apps que existem já no mercado português, permitindo dados em tempo real mas também as experiências de utilização dos vários transportes.

O sistema desenvolvido pela empresa tem também a vantagem de ser flexível e poder ser atualizado de forma rápida quando existem algumas perturbações, como aconteceu por exemplo durante a greve de metro em Londres, onde os editores puderam alterar os percursos para dar primazia à utilização dos comboios.

A aplicação já conta com mais de 35 milhões de utilizadores em todo o mundo e está disponível de forma gratuita para iOS e Android, mas também para Windows Phone, numa versão mais antiga.

Para além da informação dos melhores percursos e horários dos transportes, a app tem vários sistemas de apoio à navegação, como alertas para a paragem onde deve descer e navegação ao vivo.

Em entrevista ao TeK, Alex Mackenzie Torres admite que a aposta em Portugal foi uma opção que defendeu pessoalmente, mas acredita que a intensificação do turismo nas principais cidades e a realização do Websummit em Lisboa no mês de novembro podem ser bons impulsionadores da Moovit em Portugal. A empresa está também disponível para trabalhar com os operadores locais para melhorar a informação disponível e aumentar o nível de inovação nas aplicações de transportes públicos.

 

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Mergulhe na realidade virtual para conhecer alguns dos locais mais emblemáticos do Porto

Se já tem uns óculos de realidade virtual e vontade de conhecer melhor a cidade do Porto mas não pode, esta aplicação pode interessar-lhe. É um presenta da autarquia.

 

Por enquanto a aplicação conta apenas com seis locais para visitar: Aliados, Ribeira, Casa da Musica, Parque da Cidade, Serra do Pilar e Foz do Douro, mas a experiência pode ser interessante.

Para quem não conhece os locais, ou conhece mal é uma boa forma de estabelecer um primeira contacto e perceber a envolvente, como se estivesse realmente no local.

A aplicação está disponível gratuitamente para Android, mas antes de mergulhar na cidade pode ver este vídeo e perceber o que o espera quando encaixar o smartphone nos óculos e começar a experiência.   

 

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Vídeos no Instagram passam dos 15 para os 60 segundos

Têm sido dias movimentados nos meandros do “instauniverso”. Depois da polémica com a disposição cronológica das publicações versus algoritmo, em stand by, os responsáveis pela rede social mexem nas funcionalidades vídeo.

 

No lugar dos apenas 15 segundos habituais, os utilizadores do Instagram vão a partir de agora poder publicar vídeos de até 60 segundos – algo que já era possível para os anunciantes.

A novidade está agora a começar a ser disponibilizada e deverá chegar a todo o universo de utilizadores das versões mobile ao longo dos próximos meses.

O universo iOS ganha uma possibilidade extra: fazer vídeos “multi-clip”, ou seja, com recurso a conteúdos diferentes, e essa já está pronta a utilizar com a mais recente atualização do Instagram para a plataforma móvel da Apple.

A opção vídeo existe na rede social desde junho de 2013 e tem vindo a crescer em popularidade. Segundo a empresa, o tempo que os utilizadores gastam neste tipo de conteúdos aumentou 40% nos últimos seis meses.

Recorde-se que ainda há pouco tempo tinham sido introduzidas algumas alterações nesta área, com o contador de visualizações. Entre as mais recentes novidades está também a data exata das publicações, no lugar da referência do tempo em semanas, antes tradicional.

 

Já decidiu qual a aplicação que vai instalar?