Depois de extinção do Vine ter sido anunciada pelo Twitter no final de outubro, os fundadores da app de criação de micro-vídeos em loop ainda não saíram de cena, e lançaram um novo produto, também ele dedicado ao multimédia.

Chama-se Hype e acabou de chegar ao mercado, mas apenas para aqueles que tenham dispositivos com o sistema operativo da Apple. Mas espera-se que em breve chegue aos Android.

Esta é uma app de streaming de vídeo em tempo real e que disponibiliza várias ferramentas que permitem ao utilizador personalizar a sua transmissão, com a integração de imagens e Gifs no plano de fundo ou de músicas diretamente do iTunes.

A audiência da transmissão pode interagir instantaneamente com o emissor, através de imagens ou comentários, que o “streamer” pode, por sua vez, destacar diretamente no vídeo.

O mercado do streaming é um campo fértil onde alguns dos colossos tecnológicos, como o Twitter e o Facebook, se digladiam pela liderança. E o Hype é agora o “gladiador” mais recente.

Não seria uma grande surpresa se começassem a observar-se indícios de interesse por parte destes gigantes relativamente ao Hype, numa altura em que as plataformas estão cada vez mais a aprofundar as suas raízes na esfera do multimédia, onde o vídeo tem um lugar central.