As aplicações são uma das melhores formas de renovar o smartphone e o tablet e esta semana testámos várias que podem trazer novas funcionalidades e também momentos de entretenimento e diversão. São todas gratuitas, mas há também a possibilidade de optar por funções avançadas, através de pagamentos in-app.

Vejas as aplicações que experimentámos esta semana e instale as que melhor lhe servirem.

Dê os primeiros passos no mundo da programação com a Encode

A Encode afirma-se como uma espécie de “tutor” pessoal, dando aos utilizadores a possibilidade de aprenderem mais sobre Javascript, Python ou HTML e CSS a seu próprio ritmo à medida que navegam por lições interativas com vários desafios.

Aprender novas competências em programação pode ajudá-lo abrir a porta a novas oportunidades no mundo da tecnologia. Atualmente, são várias as plataformas e aplicações que permitem ganhar mais conhecimento sobre esta área e a Encode foi concebida especialmente para quem ainda está a começar.

A aplicação afirma-se como uma espécie de “tutor” pessoal, dando aos utilizadores a possibilidade de aprenderem a seu próprio ritmo à medida que navegam por lições interativas.

Clique nas imagens para mais detalhes sobre a Encode

Na Encode é possível encontrar lições sobre Javascript, Python e ainda HTML e CSS: todas numa abordagem mais prática, que guia o utilizador à medida que avança pelos diferentes desafios. Caso se sinta um pouco perdido, sempre pode aceder a algumas pistas ao clicar no botão com o ícone de uma lâmpada.

A pensar em quem gosta de uma abordagem de aprendizagem mais “on the go”, a aplicação conta com suporte offline, o que significa que poderá continuar a praticar e a aprender novas competências mesmo quando não há uma ligação Wi-Fi por perto ou quando se acabam os seus dados móveis.

A Encode está disponível tanto para Android, através da Play Store, como para iOS, a partir da App Store. Além da sua versão gratuita, a aplicação conta com um modo Pro pago, com um preço de 5,49 euros, que desbloqueia funcionalidades adicionais.


App de pagamentos Verse já tem mais de 300 mil utilizadores em Portugal

A Verse permite partilhar despesas e enviar ou receber dinheiro a partir do seu smartphone instantaneamente, sem comissões de qualquer tipo e sem depender de nenhum banco, “no tempo que demora a enviar uma mensagem no WhatsApp”.

A app de pagamentos Verse continua a consolidar a sua presença no mercado português. A empresa de Fintech entrou em força em Portugal em 2021 e conseguiu ultrapassar a marca dos 300 mil utilizadores até ao final do ano. Para 2022 as previsões passam pela duplicação desse número e pela consolidação do seu posicionamento como “banco da nova geração”.

A Verse é uma aplicação que permite partilhar despesas e enviar ou receber dinheiro a partir do seu smartphone instantaneamente, sem comissões de qualquer tipo e sem depender de nenhum banco.

Além das transferências rápidas, oferece funcionalidades úteis como gestão de pagamentos em grupo, organização de eventos com jogos ou concursos integrados em redes sociais.

A Verse está disponível para dispositivos Android e iOS a partir, respetivamente da Play Store e da App Store.


Pythagorea: Estude geometria enquanto se diverte a jogar e a completar puzzles

Os puzzles baseiam-se em conceitos geométricos, adicionando termos matemáticos, procurando treinar a mente enquanto joga.

 
Os videojogos podem ser ferramentas eficazes de aprendizagem e Pythagorea oferece desafios e puzzles baseados em geometria. Ao todo, os jogadores têm pela frente mais de 330 tarefas para concluir, divididos em 25 temas.

O jogo apresenta-se como uma ferramenta prática, uma vez que coloca o conhecimento disponível no seu glossário, com mais de 70 termos geométricos, em prática durante os níveis. E o estúdio promete uma interface simples e intuitiva para qualquer entusiasta da matemática poder dar asas à sua imaginação para completar os puzzles.

Veja na galeria imagens do jogo:

A jogabilidade assume a possibilidade de o utilizador desenhar os objetos numa grelha de quadrados. Muitos dos puzzles podem ser finalizados apenas usando a intuição, mas outros basta pensar um pouco sobre as leis naturais, simetria e outros.

Pode fazer o download de Pythagorea para dispositivos Android e iOS.


Amanhã vai chover? Acompanhe as mudanças do tempo com esta app grátis para iOS e Android

A Clime: Radar Meteorológico é uma aplicação mantida pelo serviço NOAA dos Estados Unidos mas cobre também vários países da Europa com mapas dinâmicos e alertas de mudanças bruscas. Incluindo Portugal.

A chuva já fazia falta num país onde a situação de seca extrema se intensifica, mas para quem tem de sair à rua é importante saber se vai haver aguaceiros, salpicos passageiros ou se as nuvens não trazem mais do que pequenas borrascas.

A aplicação Clime: Radar Meteorológico pode dar uma ajuda para se manter atualizado sobre as mudanças do tempo, e o mapa mundial ajuda a manter a visão da meteorologia em contexto.

A informação é atualizada pelo NOAA e o mapa interativo tem dados em tempo real, com a temperatura e a possibilidade de precipitação e informação sobre humidade, velocidade e direção do vento. Tudo pode ser personalizado a gosto, com previsões a 24 horas e até 7 dias em várias localizações.

Clique nas imagens para mais detalhes

Pode contar com notificações sempre que um alerta é lançado, com avisos para tornados, cheias, tempestades de neve, entre outros.

Apesar do serviço da NOAA ser baseado nos Estados Unidos, os mapas incluem vários países da Europa e outras regiões, como a Austrália, Japão ou Taiwan. Portugal faz parte da lista das imagens de radar e também das notificações e alertas.

A aplicação pode ser descarregada gratuitamente para iOS e Android, mas algumas funcionalidades exigem subscrição de serviços.


O jogo de realidade aumentada Heróis da Fruta ensina boas práticas da alimentação e a sair do sofá

Hoje comemora-se o Dia Mundial da Obesidade e a APCOI lançou o jogo educativo em realidade aumentada, inspirado na série de animação Heróis da Fruta.

Produzido pelo estúdio português Ontop, a Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) lançou hoje o jogo de realidade aumentada Heróis da Fruta. A app é gratuita e pretende alertar para os problemas de obesidade infantil, aproveitando a comemoração do Dia Mundial da Obesidade.

O jogo inspira-se na série de animação que estreou recentemente na televisão, com vozes de Jéssica Athayde e Diogo Amaral, assim como o projeto educativo com o mesmo nome que a associação promove junto às escolas nos últimos 10 anos.

O projeto, desenvolvido pela Ontop, teve o financiamento da Novo Nordisk Portugal, assim como o apoio de diversas entidades internacionais ligadas à obesidade, que contribuem com a APCOI para a prevenção da doença nas crianças. E o jogo centra-se numa caça ao tesouro dos tempos modernos, inspirado em Pokémon Go. O jogo “incentiva as famílias portuguesas a sair do sofá e caminhar ao ar livre, de telemóvel na mão, à procura de cerca de 500 baús à solta pelas ruas do país, espalhados em múpis e cartazes presentes nos vários municípios portugueses parceiros deste projeto”, é referido no comunicado.

Veja na galeria imagens do jogo:

O objetivo é colecionar as centenas de cartas disponíveis nas saquetas dentro dos baús escondidos. Estas são reveladas quando os jogadores apontam a câmara do seu smartphone. As cartas são temáticas, r

elepletas de segredos para descobrir sobre a alimentação saudável. O jogo introduz também missões para completar e pontos que valem prémios, incluindo bilhetes de cinema para os 100 primeiros lugares do ranking nacional. Há ainda vouchers para parques temáticos, zoológicos e aquários.

A associação diz que o jogador que ficar em primeiro lugar no ranking vai ter uma surpresa especial: a vista na sua escolha das personagens do Heróis da Fruta. Para encontrar os baús, foi disponibilizado um mapa com a localização dos baús, espalhados do norte a sul do país e arquipélagos dos Açores e Madeira.

Heróis da Fruta

“Depois do sucesso da iniciativa Heróis da Fruta nas escolas, e do recente lançamento da nossa série infantil com o mesmo nome, foi fundamental para a APCOI dar o salto e conseguir montar um projeto diferenciador e capaz de envolver ao mesmo tempo crianças e respetivas famílias numa maior consciencialização da sociedade para a obesidade infantil”, destaca Mário Silva, Presidente da APCOI. A iniciativa pretende também incentivar a adoção de hábitos de vida que ajudem na prevenção da doença, que afeta uma em cada três crianças.

Nuno Folhadela, CEO da Ontop, diz que brincar e colecionar é algo inerente a todos nós. “Faz-nos sentir felizes. E se o fizermos com amigos ou família ao mesmo tempo que descobrimos deliciosas curiosidades sobre uma alimentação saudável, ainda melhor”. O líder do estúdio diz que foi essa a missão da equipa, juntar a nostalgia do colecionismo de cromos com a inovação tecnológica da realidade aumentada.

Pode fazer o download gratuito do jogo Heróis da Fruta para smartphones iOS e Android.


Precisa de contar o tempo? Com esta app pode criar todos os temporizadores e mais alguns

Cozer ovos, assar peixe, levedar massa, fazer arroz ou mesmo dormir uma sesta, com a app All the Timers pode criar uma diversidade de temporizadores, aplicáveis desde a cozinha ao quarto.

São habitualmente usados para cozinhar, podendo ser aplicados a diferentes “iguarias”, assadas, estufadas, marinadas, levedadas ou cozidas e inclusive chegar a divisões como a sala de estar ou o quarto, consoante o lugar preferido para 10 minutos a jogar no telemóvel ou 25 minutos a dormir uma sesta.

Pode criar temporizadores costumizados, basicamente, para o que quiser e para isso tem disponível um sem número de formatos e cores ao dispor, para que possa distingui-los facilmente.

Basta dar um nome ao temporizador criado, começar a contagem e a All the Timers avisará quando o tempo definido chegar ao fim.

A All the Timers é gratuita com compras dentro da aplicação. Está disponível para iOS a partir da App Store, desenvolvida para iPad.


Tem o que é preciso para resolver quebra-cabeças imprevisíveis com formas geométricas “bailarinas”?

Na “dança” de formas geométricas coloridas de Linia Super o objetivo é conseguir traçar uma linha reta com todas as cores das sequências apresentadas. Parece simples, mas verá que é necessária uma boa dose de concentração e de destreza.

Gosta de jogos que desafiam a sua mente? Linia Super foi concebido para si e conta com mais de 100 níveis com quebra-cabeças imprevisíveis que o levam numa “caça” por sequências de cores numa variedade de formas.

A premissa de Linia Super é aparentemente simples: traçar uma linha reta por formas geométricas coloridas até obter uma correspondência. No entanto, à medida que avança pelos múltiplos capítulos, cada um com gráficos diferentes, verá que a tarefa em mãos requer mais concentração e destreza do que pensava.

Clique nas imagens para mais detalhes sobre Linia Super

Para tornar as coisas ainda mais desafiantes, os jogadores dispõem de uma quantidade limitada de tinta para traçarem as linhas necessárias até cumprirem os objetivos de cada nível. Caso precise de mais tinta, poderá recorrer às Liniacoins que vai recolhendo como recompensa.

Linia Super está disponível para Android, a partir da Play Store, e para iOS, através da App Store. Além de poder ser jogado gratuitamente, incluindo anúncios, o jogo conta com funcionalidades adicionais pagas com preços que vão dos 1,19 aos 5,99 euros.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.