O Instagram já se aventurou nos vídeos e também nas criações timelapse, mas ao nível da fotografia a identidade da rede social sempre foi a mesma: uma única fotografia por publicação, apetrechada ou não com filtros, informações ou incluída num conjunto de recortes.

Agora a subsidiária do Facebook prepara-se para dar o próximo passo ao disponibilizar a funcionalidade de carrossel de fotografias: será possível publicar até quatro de uma vez e visualizar uma de cada vez, arrastando o dedo para a esquerda no ecrã do telemóvel.

O sistema de utilização é semelhante ao que o Facebook aplica na sua aplicação móvel. O "senão" é que o carrossel de fotografias só pode ser usado, para já, por gestores de contas de marcas, empresas ou entidades. Quer isto dizer que os utilizadores comuns poderão ver outras galerias, mas não os vão conseguir produzir.

O Instagram, de acordo com o The Verge, vai experimentar várias modalidades de galerias nas próximas semanas - algumas com links integrados -, e só depois irá decidir pelo modelo que irá aplicar.

Este anúncio vem confirmar a tendência de que o Instagram está a transformar-se numa máquina de fazer dinheiro, havendo previsões de que em 2020 consiga gerar receitas de 5,8 mil milhões de dólares.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico