O Instagram está a lançar uma ferramenta de edição de vídeo no Brasil para fazer concorrência ao rival chinês, a app TikTok. A nova ferramenta chama-se Cenas e para já está apenas disponível no Brasil, de acordo com a notícia avançada pelo TechCrunch, que conversou com o diretor de gestão de produto da plataforma do Facebook.

Apesar de ainda não ter sido oficialmente anunciada, já em setembro tinham surgidos leaks na Internet a fazer referência a esta ferramenta. E agora o site refere que o Instagram lançou a nova funcionalidade que permite fazer um vídeo com clips de 15 segundos com música e vários efeitos, para depois partilhar nas stories da plataforma. Haverá sempre a possibilidade de se tornar viral na nova secção “Top Cenas” do explore no Instagram.

Numa entrevista concedida ao site, o gestor de produto do Instagram refere que “não existem dois produtos exatamente iguais e, no final do dia, compartilhar vídeos com música é uma ideia bastante universal que achamos que todos podem estar interessados em usar”."O foco está em como tornar esse formato único para nós”, afirma Robby Stein.

Já quando lançou a funcionalidade das histórias, o Instagram foi acusado de imitar o Snapchat. A ferramenta foi disponibilizada em 2016 e desde então que tem sido utilizada pelos utilizadores para partilhar de forma mais rápida conteúdos. Agora resta aguardar se a nova funcionalidade vai ser disponibilizada a nível mundial e, caso o seja, quais serão as datas de lançamento.