O Instagram passou a integrar uma nova ferramenta para os criadores de conteúdos que usam o Reels. A opção Reels de Teste está a ser lançada gradualmente ao longo das próximas semanas e, como o nome indica, vai permitir testar a aceitação deste tipo de conteúdo, antes de o fazer chegar aos seguidores de uma conta.

Como? O utilizador cria o Reels e se escolher divulgá-lo em modo de teste o conteúdo só fica visível para utilizadores que não o seguem. O objetivo é conseguir ter uma ideia do impacto do vídeo, antes de chegar à audiência de referência do criador de conteúdos. Para isso, entram em ação um conjunto de métricas que o Instagram associa ao vídeo e disponibiliza ao criador após as primeiras 24 horas de publicação. Vão servir para medir o nível de “engajamento” conseguido. Nestas métricas incluem-se o número de visualizações, gostos, comentários e partilhas.

O criador do conteúdo pode depois decidir se pretende publicar esse Reels em toda a plataforma, incluindo para os seus seguidores. Se decidir nesse sentido pode fazê-lo manualmente, mas também através de uma opção pré-configurada, que agenda a publicação geral para 72 horas depois do lançamento do Reels de Teste. Esta opção automática é ativada se o vídeo tiver alcançado métricas satisfatórias.

5 apps grátis para começar bem o mês de dezembro
5 apps grátis para começar bem o mês de dezembro
Ver artigo

Enquanto o Reels for um conteúdo de teste, fica guardado como um rascunho e não é exibido no perfil do utilizador. Vai aparecer apenas no feed de quem não segue a conta. Pode eventualmente chegar a um seguidor, mas isso só acontecerá se alguém que não segue a conta o partilhar com um seguidor.

Em entrevista ao TechCrunch, Ashley Alexander, vice-presidente e responsável de produto do Instagram, explicou que a nova funcionalidade pretende incentivar os criadores a experimentarem novos estilos de comunicação, com menos risco. “Ouvimos de criadores de conteúdo que nem sempre se sentem confortáveis ou que se sentem relutantes em experimentar diferentes tipos de conteúdo porque construíram uma base de seguidores que não querem perder”. Desta forma, podem ter uma ideia da aceitação de um conteúdo diferente antes de arriscarem pô-lo no perfil, acredita a responsável.

O Teste de Reels só vai estar disponível para utilizadores com contas profissionais.