A compatibilidade com o ecossistema Android é uma das grandes novidades do Windows 11, que fez a sua estreia oficial no início de outubro. Nesta semana, a Microsoft anunciou a chegada da primeira preview de aplicações Android no seu novo sistema operativo.

Em parceria com a Amazon e a sua loja de aplicações, a Microsoft traz agora um conjunto de 50 apps Android ao seu sistema operativo. Os participantes poderão aceder, diretamente a partir da Microsoft Store, a jogos, aplicações educacionais, utilitários, redes sociais ou a Kindle Reader.

Clique nas imagens para mais detalhes

A Microsoft explica que certos computadores com processadores AMD e Intel também têm suporte à nova funcionalidade. A gigante tecnológica promete uma integração simples de apps Android no Windows 11, com ênfase na possibilidade de usar múltiplas apps lado-a-lado graças à funcionalidade Snap Layouts. Será também possível copiar e colar conteúdo entre apps e programas do Windows, que vão partilhar a mesma área de transferência, assim como a área de notificações.

Para já, a preview está disponível apenas para os membros do programa Windows Insiders nos Estados Unidos. Ainda não há previsões para a disponibilização ao público em geral do suporte a aplicações Android no Windows 11.

Recorde-se que a nova geração do sistema operativo da Microsoft chega sob a forma de uma atualização gratuita para todos os utilizadores da versão anterior do Windows cujos computadores estejam aptos para instalá-la, sendo também pré-instalado nos diversos modelos que vão chegar às lojas a partir deste outono.

Windows 11 chega hoje: Tudo o que precisa de saber sobre o novo sistema operativo da Microsoft
Windows 11 chega hoje: Tudo o que precisa de saber sobre o novo sistema operativo da Microsoft
Ver artigo

Para o caso de não ter a certeza se o seu computador é compatível com o Windows 11, na verificação do hardware, a Microsoft disponibilizou uma ferramenta de diagnóstico fácil de utilizar e o SAPO TEK elaborou um guia simples para o caso de não saber como utilizar a ferramenta, assim como uma compilação com tudo aquilo que precisa de saber sobre o novo sistema operativo da Microsoft: das novidades e mudanças aos novos equipamentos preparados para recebê-lo.