A 24 de junho, a Microsoft anunciou o novo Windows 11 e, desde então, tem passado os últimos meses a afinar as versões beta disponibilizadas aos membros do programa Insider, tudo em preparação para o lançamento oficial, marcado para hoje, dia 5 de outubro.

A nova geração do sistema operativo da Microsoft chega sob a forma de uma atualização gratuita para todos os utilizadores da versão anterior do sistema operativo cujos computadores estejam aptos para instalá-la, sendo também pré-instalado nos diversos modelos que vão chegar às lojas a partir deste outono.

Prometido pela Microsoft como "rejuvenescimento visual arrebatador” do sistema operativo, o Windows 11 apresenta-se como uma versão mais moderna e “fresca”, contando com novidades que poderão agradar tanto aos utilizadores profissionais, como aos que procuram soluções de produtividade e até aos gamers.

Para o ajudar a navegar pelo Windows 11, o SAPO TEK preparou uma compilação com tudo aquilo que precisa de saber sobre o novo sistema operativo da Microsoft: das novidades e mudanças aos novos equipamentos preparados para recebê-lo, sem esquecer como pode verificar se o seu computador é compatível.

Conheça tudo sobre o Windows 11

Verifique se o seu computador é compatível com o novo sistema operativo da Microsoft

O Windows 11 será atualizado gratuitamente nos computadores que usam atualmente o Windows 10. Mas existem algumas especificações de hardware que terá de cumprir para poder instalar.

Se tem um computador recente, lançado nos últimos dois ou três, não deverá encontrar problemas nos seus requisitos de hardware. O problema surge nos PCs mais antigos, sobretudo no que diz respeito ao chip de segurança TPM, que no Windows 11 obriga à versão 2.0. Na configuração deve ter um processador com pelo menos 1 GHz de velocidade, com dois ou mais núcleos, a 64 bits. Quanto à memória tem de ter pelo menos 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento interno.

O sistema deverá ter ainda BIOS UEFI com boot seguro, e como referido, TPM 2.0. Quanto à placa gráfica esta tem de ser compatível com DirectX 12. Oficialmente, o Windows 11 não pode ser instalado em offline, ou seja, deverá ter uma ligação à internet e respetiva conta Microsoft. Por fim, o ecrã do computador deve ter pelo menos 9 polegadas e uma resolução de 720p.

How to TeK: Saiba como verificar se o seu computador é compatível com a atualização do Windows 11
How to TeK: Saiba como verificar se o seu computador é compatível com a atualização do Windows 11
Ver artigo

Para o caso de não ter a certeza se o seu computador é compatível com o novo sistema operativo, na verificação do hardware, a Microsoft disponibilizou uma ferramenta de diagnóstico fácil de utilizar e o SAPO TEK elaborou um guia simples para o caso de não saber como utilizar a ferramenta.

Se não pretende fazer a mudança tão prontamente, poderá continuar a aproveitar o Windows 10 (nas versões Home, Pro, Pro Education e Pro for Workstations) até 14 de outubro de 2025.

Saiba mais sobre como verificar se o seu computador é compatível com o Windows 11 neste artigo.


Computadores antigos podem receber o Windows 11, mas poderão ter problemas com atualizações

A Microsoft não pretende impedir que os computadores antigos atualizem para o novo sistema operativo, porém, poderá negar as atualizações de segurança aos computadores não suportados oficialmente.

É certo que Microsoft não pretende bloquear os computadores antigos de atualizarem para o novo sistema operativo, mesmo que estes não façam parte da sua lista. No entanto, os utilizadores não vão poder a transição para o novo sistema de forma automática, sendo necessário fazer o download do ficheiro ISO, de forma não oficial e instalar manualmente. Note que tal não o “livra” de receber mensagens a indicar que o computador não é suportado.

Mas a Microsoft deixa o alerta para estes casos, de que reservava o direito de negar, aos computadores não suportados, as atualizações do sistema operativo através do Windows Update.

Clique neste artigo para saber mais sobre os problemas que poderão surgir em computadores mais antigos.


Descubra 8 equipamentos preparados para a nova geração do sistema operativo da Microsoft

Tem um computador já mais antigo e que não passou no “teste” de compatibilidade com o Windows 11? Investir num novo equipamento é uma opção a considerar.

Para o ajudar a encontrar um computador preparado para o Windows 11, o SAPO TEK preparou uma seleção de novos equipamentos compatíveis com o sistema operativo.

Além de opções pensadas para os fãs de multitasking, para quem precisa de dar um “boost” à sua produtividade e para quem prefere portáteis que combinem o melhor de dois mundos, com ecrãs táteis e diferentes posições de utilização, poderá também encontrar um dos mais recentes equipamentos Surface, que passa a estar disponível no mesmo dia em que se estreia o Windows 11.

Clique nas imagens para descobrir 8 equipamentos preparados para o Windows 11

Saiba mais sobre os equipamentos preparados para o Windows 11 neste artigo.


Indeciso sobre a atualização do Windows 11? Tudo o que já sabemos do novo sistema operativo da Microsoft

Um design moderno, aplicações revistas e melhoradas e compatibilidade com o ecossistema Android: o Windows está de “cara lavada”. Descubra as novidades do sistema operativo.

Estima-se que o Windows 10 tenha chegado a 1,3 mil milhões de computadores, tornando-se um dos sistemas operativos de maior sucesso da Microsoft. A sua estabilidade geral, design intuitivo, rapidez e compatibilidade com praticamente todos os periféricos tornaram-no numa opção muito fiável para as empresas, utilizadores, profissionais e claro, o gaming.

A Microsoft não quer um choque com a chegada do Windows 11, mas sim uma aposta na continuidade, na evolução do seu design e ferramentas, ao mesmo tempo que eleva os padrões de segurança e o torna mais amigo de outros ecossistemas, tais como a integração de Android.

Clique nas imagens para mais detalhes sobre o Windows 11

Mesmo que o novo Windows 11 seja bastante familiar aos utilizadores da atual versão, a Microsoft tem uma grande margem para a inovação. Ou pelo menos para plantar os alicerces que sirvam para suportar os equipamentos na próxima década, incluindo computadores, tablets, smartphones e wearables, integrados num completo ecossistema.

Descubra mais sobre as novidades do Windows 11 neste artigo.


Microsoft mostra aplicação de fotografias renovada para o Windows 11

A aplicação de fotografias foi renovada com o objetivo de torná-la mais rápida, fácil e mais divertida para consultar ou editar as imagens. Pode rodar, cortar, retocar, ver os respetivos metadados e até assinalá-la como favorita mais facilmente, assim como escrever notas na mesma, caso deseje.

A aplicação de fotografias conta com um novo design em linha com o aspeto geral do Windows 11, incluindo, por exemplo, cantos arredondados, uma tipografia reforçada a bold um novo esquema de paletes de cor. A barra de ferramentas foi atualizada com aquilo que é necessário para editar as fotografias. Tem um novo “filmstrip” na base do visualizador para que seja mais rápido saltar diretamente entre as fotografias na própria aplicação.

Clique nas imagens para descobrir a aplicação de fotografias renovada

A app apresenta ainda a experiência multi-view, para que possa colocar mais que uma imagem no ecrã e fazer comparações. Para tal basta selecionar múltiplas fotos da barra de filmstrip na base do ecrã. E se quiser ver as fotografias sem qualquer elemento em cima, pode clicar nas mesmas e navegar para os lados, sem distrações.

Saiba mais sobre a nova aplicação de fotografias neste artigo.


Microsoft "condensa" notícias no novo serviço personalizado Start

Além das plataformas móveis, o Start vai existir também no formato site, na secção de widgets do Windows 11, bem como na barra de tarefas do Windows 10 e no browser Edge

A Microsoft lançou um novo serviço personalizado de notícias que vai chegar aos sistemas móveis Android e iOS em simultâneo. O Start é um feed noticioso, semelhante ao MSN e ao Microsoft News e surge para condensar ambos os serviços numa só solução. Para além das plataformas móveis, o Start vai existir também na secção de widgets do Windows 11, bem como na barra de tarefas do Windows 10.

O Microsoft Start vai contar com notícias de mais de mil publicações. O serviço recorre a inteligência artificial e a machine learning para determinar que conteúdos são apresentados a cada utilizador. Na primeira interação, o Start vai querer saber quais são os tópicos pelos quais se interessa.

Leia mais sobre o novo serviço personalizado Start neste artigo.


Microsoft revela remodelação do Paint para o Windows 11

A aplicação de desenho passa a ter modo escuro e tem uma nova barra de comandos, ainda que a maioria das opções sejam as mesmas da versão do Windows 10.

O popular Paint é uma das ferramentas melhoradas no novo sistema operativo. À primeira vista a aplicação parece muito semelhante à versão anterior, no que diz respeito às suas opções de edição, mas tem uma nova barra de comandos. A aplicação também terá um modo escuro que os utilizadores podem ativar.

Clique nas imagens para mais detalhes sobre o Paint no Windows 11

Foram feitas outras melhorias no que diz respeito à seleção de fontes, os pincéis, e outros elementos do menu. No geral, a aplicação parece mais “profissional” e apelativa à utilização geral, na tentativa da Microsoft reter os seus utilizadores de um GIMP ou outros editores externos que podem ser instalados gratuitamente. Falta saber se pretende utilizar ferramentas mais avançadas, tais como a possibilidade de trabalhar em camadas.

Fique a conhecer mais sobre a remodelação do Paint neste artigo.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.