Uma nova funcionalidade acrescentada ao Google Assistant permite agora aos pais definirem períodos de descanso na utilização que os seus filhos, com mais de 13 anos de idade, fazem dos smartphones.
A opção é acionada através da ferramenta de controlo parental Family Link e já existia para crianças até aos 13 anos, sendo assim alargada a um intervalo de idades maior. Neste caso, funciona como um acordo entre as duas partes, ou seja, tanto o progenitor como o jovem terão de consentir a monitorização, que também permite aprovar ou bloquear o download de apps e a localização geográfica.
A possibilidade de limitar o uso do smartphone fornecida pela Family Link passa agora a estar associada ao assistente virtual da Google através do habitual comando de voz. Bastará dar a “ordem”, com um “Hey Google, lock XXXXX device” e o jovem em questão terá cinco minutos para se despedir do seu smartphone pelo tempo que determinou.
As “adições familiares” ao Google Assistant também incluem o reconhecimento de até seis vozes diferentes, inclusive se as vozes em questão são de crianças, para fornecer respostas de acordo com as suas idades, caso estas façam alguma pergunta.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Pixelfed: Uma alternativa Open Source ao Instagram que devolve o controlo ao utilizador -
Site do dia
Do Falcon 9 ao Ariane 6: Flight Atlas mostra como evolui a indústria espacial com gráficos interativos -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários