A aplicação conta com versões para iOS, Android e Windows Phone e localiza no mapa mais de cinco mil postos de atendimento que em todo o países fornecem serviços públicos.



O utilizador pode pesquisar informação por entidades, serviços, eventos de vida ou Lojas e Espaços do Cidadão, se decidir usar uma das opções disponíveis no menu principal da app ou do site. Também pode optar por escrever diretamente na caixa de pesquisa o que pretende.

Se quiser por exemplo saber onde pode encontrar o serviço mais próximo para renovar o Cartão de Cidadão, digita na caixa de pesquisa um termo relacionado – se começar a escrever renovar, aparece a sugestão Cartão de Cidadão – Renovar; e tem acesso a uma lista de resultados que podem ser vistos num mapa ou, em alternativa, numa lista ordenada por proximidade e com a indicação da distância a percorrer para lá chegar.



Clicando num dos resultados apresentados tem acesso a mais detalhes sobre o serviço, como quem pode requer, que documentos necessita, quanto custa, como pode pagar, prazos, ou indicações para navegar até ao destino ou ver o percurso no mapa.



Para cada pesquisa é possível aplicar filtros, que reduzem o leque de resultados. Restringir o mapeamento de serviços a um distrito, a um concelho, a uma distância máxima do local onde o cidadão se encontra no momento em que procura a informação, ou a uma categoria específica de serviço são as opções disponíveis.



Além da georreferenciação da informação, a nova plataforma também dá a conhecer à distância o ritmo de atendimento em cada serviço e qual o tamanho da fila de espera. A funcionalidade está disponível para as Lojas do Cidadão e deixa ver quantas pessoas estão à espera em determinada loja, que senha está a ser chamada no momento em que a informação está a ser consultada online e quanto tempo esperou a última pessoa a ser atendida. Em breve vai permitir tirar senha online, antes de chegar à loja física. Esta nova funcionalidade deverá estar disponível "a partir do próximo mês", adiantou ao TeK o secretário de Estado da Modernização Administrativa, José Pedro Cardoso da Costa, frisando que nos meses seguintes é de esperar que as funcionalidades continuem a evoluir, tal como o número de serviços georreferenciados.



O Mapa do Cidadão, desenvolvido pela AMa, é apresentado esta manhã em Lisboa pelo ministro adjunto e do desenvolvimento regional, Miguel Poiares Maduro.

Cristina A. Ferreira

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