Os últimos números da Marktest mostram que os smartphones continuam a ser um gadget de sucesso em território português, onde forma contabilizados 4,134 milhões os utilizadores de telefones inteligentes, o que corresponde a 46,4% do universo de utilizadores de telemóvel.


A empresa não juntou neste estudo dados de utilização, mas não faz mal porque não faltam estatísticas internacionais sobre o tema, indicando que os telemóveis são o primeiro objeto em que os utilizadores pegam antes de acordar e o último a ser utilizado antes de dormir. E que pelo meio passam muitas horas a usar as aplicações, email e funcionalidades do equipamento.


Os tablets e os smartphones são também mais centrais nos momentos de lazer, mesmo quando são passados em frente à televisão.


Para ajudá-lo a descobrir novas apps a equipa do TeK seleciona diariamente uma aplicação relevante para diferentes áreas, da produtividade ao lazer, "varrendo" os vários sistemas operativos. E hoje deixamos aqui o resumo, que pode descobrir nas próximas páginas






Crystal Wallpapers: crie imagens que vão deixar os seus amigos de boca aberta

A aplicação Crystal Wallpapers permite aos utilizadores construir imagens para usar como fundo do ambiente de trabalho do iPhone através da disposição aleatória de formas triangulares. E os resultados finais prometem ser quase sempre positivos.

Está à procura de um fundo de ambiente de trabalho novo, cheio de cor e dinamismo? Então porque não cria um?

Com a aplicação Crystal Wallpapers os utilizadores podem em apenas alguns toques no ecrã criar uma imagem que corresponde às características acima referidas.

A base de todas as criações são triângulos, que podem assumir diferentes tamanhos e inclinações. Os utilizadores podem ainda escolher entre várias paletas de cor, o que garante que raramente o resultado final é repetitivo.

Além do processo criativo, os utilizadores ficam com um novo wallpaper para o telemóvel que pode ser partilhado com os amigos através das redes sociais. E prepare-se para surpreender as pessoas quando disser que o papel de parede que ali está foi uma criação vossa.

A aplicação Crystal Wallpapers está disponível para iOS e é gratuita.

Descubra a próxima aplicação

Photoshop Mix integra novas opções para edição de imagem
A aplicação Photoshop Mix da Adobe para iOS foi atualizada e a empresa promete que na nova versão inclui capacidades de edição que até agora estavam acessíveis a partir do desktop.





A atualização é a primeira grande revisão à aplicação e vem introduzir um conjunto de novidades, onde se incluem a possibilidade de guardar ficheiros com a resolução original no catálogo de imagens local do utilizador, suporte para ficheiros de grande dimensão, imagens panorâmicas e ficheiros PNG ou troca de imagens e de ordem das camadas num projeto.



A nova versão da app, lançada originalmente em junho, também conta com o redesenho das funções Anular e Refazer e com uma maior integração com o Photoshop Express.



A Photoshop Mix está disponível para download gratuito na App Store. A aplicação de edição de fotos foi desenvolvida a pensar na versão 4 ou superiores do iPad.

Descubra a próxima aplicação

Sony atualiza aplicação que liga câmaras fotográficas ao smartphone

Melhorias ao nível da interface e uma nova função de obturação por toque são algumas das novidades da atualização que a Sony disponibiliza para Android, a partir de amanhã, quinta-feira, da PlayMemories Mobile.




Segundo a fabricante, as novas funções trazidas pela versão 5.0 da aplicação que faz a ligação entre as suas câmaras Wi-Fi e os telefones Android e iOS vêm reforçar a sensação de que está a utilizar-se uma câmara verdadeira e não a captar casualmente imagens com o smartphone.

As alterações ao nível da interface vão permitir uma utilização "ainda mais segura" apenas com uma mão. Existe ainda uma nova função de obturação por toque que pretende facilitar a captação, bastando para isso tocar no ecrã do telemóvel ao utilizar uma câmara QX tipo lente.

"As novas funções avançadas reforçam a sensação de que está a utilizar uma câmara verdadeira e não a captar casualmente imagens com o seu smartphone", garante a Sony.

A nova versão 5.0 da PlayMemories Mobile já está disponível, de forma gratuita, para iOS e vai estar a partir de amanhã para Android.

Descubra a próxima aplicação

Abelhas.pt: serviço português de armazenamento e partilha ganha app para Android

O serviço português de armazenamento e partilha de de ficheiros Abelhas.pt ganhou uma versão para Android, que leva as funcionalidades da plataforma para o telemóvel.





A aplicação vem permitir que os utilizadores do serviço guardem, procurem, enviem e façam agora também o download de ficheiros do site Abelhas.pt diretamente a partir do telemóvel.



Além de replicar todas as funcionalidades da versão web, a app para Android mantém outras características da versão original do serviço, garantem os promotores, como o espaço ilimitado para conteúdos, totalmente sem custos.



Para usar a aplicação é apenas necessário fazer o download na loja do Android e entrar no serviço com os dados usados na conta web. Quem ainda não é cliente do serviço no PC pode criar uma nova conta no site ou diretamente através da aplicação.



O Abelhas.pt estreou-se há cerca de dois anos e acumula atualmente 100 TB de ficheiros guardados. Hoje conta com 300 mil utilizadores registados, 700 mil visitas mensais e uma média de 2 milhões de downloads todos os meses.

Descubra a próxima aplicação

Angry Birds pinta-se de rosa e aposta em Stella para conquistar público feminino
O novo título da saga dos Angry Birds é uma aposta no feminino: quatro dos cinco pássaros zangados controlados pelo jogador são fêmeas. Além do tom mais cor de rosa, conte com novos personagens e poderes.

A trama começa com os porcos maléficos a roubarem o álbum de Stella, o seu tesouro mais precioso, a mando da gananciosa Gale, a Princesa Maléfica, que também se prepara para destruir Golden Island, a terra mágica onde o pássaro fêmea e os seus amigos vivem.

A missão de Stella e dos novos heróis Luca, Willow, Poppy e Dahlia é salvar a ilha.

O jogo Angry Birds Stella é gratuito, mas "investe" fortemente nas compras adicionais dentro da aplicação. Está disponível para iOS e Android.

Descubra a próxima aplicação

Consegue expressar-se apenas e só com Emojis?


Há uma nova aplicação de comunicação que dispensa palavras. É uma app onde os bonecos são reis e a criatividade dos utilizadores é a única ferramenta necessária. Contemplem a Emojli.

Seria capaz de comunicar com alguém através de smiles e pequenas figuras humanas e animais? Na aplicação Emojli é isso que acontece. Não são permitidas palavras. Aos utilizadores apenas é pedido que conjuguem a melhor sequência de Emojis para se fazerem entender.



A aplicação não é prática, mas essa também não é a ideia. Ao fim de algumas tentativas o mais provável de acontecer é acabar numa situação caricata em que uma das pessoas não percebeu bem o que a outra quis dizer, e a resposta também vai ser recebida de forma errada do outro lado.



De certa forma, é como se fosse o jogo do telefone estragado numa versão para telemóvel. A menos que não arrisque muito nas frases que vai compor.



O que acaba por compensar todo este desequilíbrio é o facto de a Emojli ser também uma rede social – pode estar a falar com uma pessoa de qualquer parte do mundo apenas e só através de ícones.



É para já uma aplicação exclusiva do iOS.



:)






E chegamos ao fim da lista desta semana. Amanhã há mais apps recomendadas pela equipa do TeK!

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.