Já com a maior parte dos portugueses a trabalharem, e as férias de verão terminadas, o smartphone continua a ser um dos "companheiros", tanto na hora de trabalho como nos tempos livres. Também por isso, todas as semanas o SAPO TeK mostra sugestões de apps e jogos mobile que pode instalar, e esta semana não é exceção.

Para os amantes de carros, o jogo Top Drives é acima de tudo um hobbie de colecionismo virtual e foi uma das propostas que a equipa do SAPO TeK decidiu divulgar. Do mundo do automobilismo para o espaço, também houve tempo para destacar o Among Us, onde o jogador e outros participantes fazem parte da tripulação de uma nave espacial. E para aqueles que gostam de desporto... um dos mais conhecidos jogos de estratégia de futebol tem uma nova versão. Recorde ainda a app Dawn, para quem gosta do minimalismo mas que quer ter o mais importante à mão.

Estas foram as propostas desta semana para atualizar o smartphone ou tablet. 

Top Drives é tudo sobre colecionar carros… em cartas de corrida

Um jogo destinado aos fãs do automobilismo e das viaturas de luxo. Colecione cartas de 1.900 veículos licenciados, que pode experimentar em pistas de corridas.

Top Drives é acima de tudo um hobbie de colecionismo virtual. Imagine-se a fazer coleção de cartas de veículos e amealhar quase 2.000 modelos para a sua (gigantesca) garagem. A grande diferença é que este jogo não é estático, mas também não é propriamente um título de corridas. Ou melhor, envolve competições e corridas, mas o jogador não tem controlo dos mesmos.

A ideia é colocar na estrada os modelos que vai adicionando para disputar provas contra outros jogadores. A ideia é fazer crescer a garagem, obtendo os melhores modelos, porque para as corridas terá de selecionar cinco dos seus automóveis, o mesmo para o adversário. Depois irá ver o embate direto entre aquele modelo que escolheu para determinada prova e o do adversário.

O melhor vai certamente ganhar a corrida, mas tudo depende das suas escolhas prévias, considerando os diferentes tipos de terreno, entre asfalto, todo-o-terreno ou gravilha, cada piso deve usar o carro conveniente para melhor performance.

Todos os automóveis são licenciados, incluindo McLaren, Bugatti, Pagani, Porsche, Mercedes, Audi ou Mustang, para referir alguns. Pode também melhorar os veículos através de afinações para que tenham melhor performance nas corridas.

Pode fazer o download gratuito de Top Drives em versões iOS e Android.


Este calendário digital é para quem gosta do minimalismo mas quer ter o mais importante à mão

Chama-se Dawn e é uma aplicação gratuita que procura ajudá-lo a organizar-se de forma simples e rápida. 

Se é fã do minimalismo, pode gostar da app Dawn. Apesar de não estar "inundada" de recursos, a aplicação disponibiliza funcionalidades práticas, como por exemplo, uma área só com as tarefas do próprio dia, que muda à medida que forem concluídas.

Com a secção "Hoje", a app apresenta uma página inicial que se vai alterando ao longo do dia. Nela pode adicionar tarefas e marcar as que já concluiu.

Com lembretes para que nada lhe passe ao lado, a app também permite que sincronize os calendários e lista de lembretes. Para ser mais fácil, pode ver os seus calendários como listas e categorizar ou filtrar os seus eventos.

Agrupar tarefas, criar roteiros ou até mesmo gerir projetos é algo possível com a aplicação Dawn.

A app é gratuita e está disponível na App Store, mas também tem uma versão premium.


Among Us: Será que consegue descobrir o impostor? Conheça a nova sensação do mundo dos videojogos

A premissa de Among Us parece simples, mas terá de pôr as suas competências à prova para conseguir encontrar o impostor e não deixar que as suas tentativas de manipulação o influenciem. A versão mobile do jogo atingiu recentemente a marca dos 86,6 milhões de downloads na PlayStore e na AppStore, arrecadando cerca de 3,2 milhões de dólares em receitas.

Se é um utilizador ávido das redes sociais, provavelmente não ficou indiferente às múltiplas publicações sobre o jogo Among Us. Embora tenha sido lançado em 2018, o multiplayer desenvolvido pela InnerSloth só alcançou uma maior popularidade mais recentemente, graças a vários streamers da área do gaming.

É verdade que os fãs não ficaram lá muito contentes com a decisão de a InnerSloth cancelar o desenvolvimento da muito aguardada sequela. No entanto, a produtora afirma que vai dedicar a melhorar o jogo original.

De acordo com os mais recentes dados da consultora Sensor Tower, a versão mobile do jogo atingiu em setembro a marca dos 86,6 milhões de downloads na PlayStore e na AppStore. Ao todo, a app conseguiu também arrecadar, até à data, cerca de 3,2 milhões de dólares em receitas.

Número de downloads de Among Us entre janeiro e setembro de 2020
créditos: Sensor Tower

Em Among Us, o jogador e outros participantes fazem parte da tripulação de uma nave espacial, mas, entre eles há um traidor com más intenções. Um dos membros é na verdade um assassino que elimina as suas vítimas sem que os outros se apercebam, sendo também capaz de sabotar os sistemas de oxigénio ou iluminação.

O objetivo é então encontrar o impostor ao mesmo tempo que realizam uma série de tarefas num determinado espaço de tempo. Ao convocar uma reunião de emergência, os jogadores têm votar no membro da equipa que pensam que é o traidor para que este seja expulso da nave.

O jogo parece simples, mas terá de pôr as suas competências de dedução à prova para conseguir encontrar o impostor, não deixando que as suas tentativas de manipulação o influenciem. Caso esteja a jogar como o impostor, a tarefa não se afigura mais fácil e terá de conseguir convencer a equipa de que é um inocente membro da tripulação.

Among Us está disponível para Android, na Play Store, e para iOS, na App Store. Embora seja gratuito, os jogadores optar pelo modo pago para eliminar os anúncios, com um preço a rondar os 3,29 euros. Há também uma versão para PC do jogo, que está disponível na Steam por um preço de 3,99 euros.


Hora de entrar em estágio: Top Eleven 2020 é o caderno de táticas de futebol para levar no bolso

Um dos mais conhecidos jogos de estratégia de futebol tem nova versão, com uma base de dados com mais de 200 milhões de jogadores para contratar. 

Sem necessitar de um computador ou consola, Top Eleven 2020 permite experimentar táticas em qualquer local, seja nas longas filas do supermercado ou enquanto viaja de transportes públicos (esperemos que pouco nesta altura). Trata-se de um dos mais conhecidos jogos de simulação de treinador de futebol, com mecânicas realísticas e um base de dados com mais de 200 milhões de jogadores, alega a produtora do jogo.

Mais que um treinador de uma equipa de futebol, o jogador assume-se com um autêntico manager e presidente de um clube. Isto porque toma conta de todas as fases de desenvolvimento, desde a construção de um estádio, à escolha da equipa e táticas para o jogo seguinte. O objetivo é claro, conquistar a fama e a glória, mas sobretudo, a simpatia dos adeptos e sócios do emblema, conquistando os troféus das competições que participa.

Na prática os jogadores vão poder montar a sua equipa de sonho, contratando jogadores de topo, planear sessões de treino, construir as suas táticas e até desenhar os equipamentos do clube. Há ainda que motivar os atletas ao longo das competições, que incluem Ligas, taças, competições internacionais como a Liga dos Campeões e outras provas de prestígio.

E como competir contra outros treinadores ainda é mais divertido, este jogo permite desafiar outros treinadores virtuais para partidas online. Ou então, desafiar equipas de treinadores de nome internacional como José Mourinho. Os jogadores podem ainda entrar para associações online e participar em provas especiais e ganhar mais recompensas.

Top Eleven 2020 está disponível gratuitamente para equipamentos Android e iOS.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.