Jogos e utilitários nas novas propostas para instalar no smartphone

O SAPO TEK reuniu novas aplicações para ajudá-lo no quotidiano e novos títulos para se entreter durante as viagens nos transportes públicos.
Jogos e utilitários nas novas propostas para instalar no smartphone

As constantes greves nos transportes públicos obrigam a tomar medidas e encontrar soluções tecnológicas para atenuar o stress, quando se procura chegar aos compromissos. Temos uma app para controlar os atrasos e supressões dos comboios, por exemplo.

Mas o entretenimento não pode faltar, sobretudo quando os transportes se atrasam, e nada como “matar o tempo” com novos jogos. Mas se tiver de bom humor, então deixe-se levar pela sua veia criativa e utilize uma app que brinca com as fotografias para criar efeitos em “stop motion”.

Estas são alguns exemplos de aplicações que poderá hoje instalar no seu smartphone.

Empires & Puzzles desafia a estratégia e habilidade num jogo com semelhanças com o Candy Crush

O jogo mistura elementos de aventura RPG com construção de bases, aplicando a mecânica dos puzzles “combina 3” nas batalhas.

Foi hoje divulgada a lista dos vencedores para as diferentes categorias dos melhores jogos para Android, o Google Play Best of 2018, e embora não tenha vencido, Empires & Puzzles estava nomeado para o User’s Choice Game. O jogo apresenta uma nova abordagem ao género RPG, ao apresentar batalhas em formato de puzzles no sistema “combina 3”, tão popularizados em títulos como Candy Crush.

Quando combina as peças da mesma cor, é iniciado um ataque de tropas em miniatura que atacam os inimigos, tirando-lhes energia a cada golpe. É possível executar combinações de ataques poderosos e utilizar habilidades, tornando o embate mais “espalhafatoso” e cheio de efeitos mágicos.

Por outro lado, a aventura requer a construção de uma fortaleza, introduzindo mecânicas típicas dos jogos de estratégia, onde é possível fazer alianças e até participar em combates contra outros jogadores. No final das batalhas os jogadores vão amealhar pontos de experiência para melhorar as suas unidades.

Pode fazer o download do jogo gratuitamente nas versões iOS e Android.

Apple Music também vai passar a funcionar em tablets Android

Ainda não é para já, até porque esta versão para tablets Android só vai estar inicialmente disponível para utilizadores inscritos no programa de beta testers do Google Groups.

É provável que não sejam muitos os utilizadores que subscrevem o Apple Music em equipamentos Android, mas, para os que o fazem, a tecnológica de Cupertino tem uma novidade: a plataforma de streaming vai passar a funcionar em tablets com este sistema operativo.

Esta nova versão beta, que vai chegar aos tablets, deriva de uma atualização feita recentemente à versão Android, cujas atualizações também se vão fazer sentir nos smartphones. Uma das mudanças mais estruturais diz respeito à transição do menu de opções para uma barra de navegação onde as diferentes partes da app se tornam mais fáceis de aceder, especialmente em telefones com ecrãs grandes.

Note que esta versão para tablets Android só vai estar inicialmente disponível para utilizadores inscritos no programa de beta testers do Google Groups, sendo que não é pública a data em que o programa vai ser disponibilizado ao público.

Numa altura em que a Apple transita para um modelo de negócio baseado em serviços, é normal que a empresa sinta a necessidade de abranger cada vez mais plataformas e sistemas com as suas soluções.

App Life Lapse quer pôr as suas fotos ”a mexer” de forma criativa

É uma ferramenta de edição de imagens e tem recursos bastante populares nos dias que correm. Está a ver aqueles vídeos com efeitos tipo bonecos de plasticina? É disso que estamos a falar…

A máxima dos criadores da aplicação vai mesmo por aí: “Crie facilmente stop motion a partir de uma câmara que já carrega consigo de um lado para o outro todos os dias… o seu telefone!”, sugerem.

Neste modo, vai poder aplicar alterar cada quadro a cada foto para que, no final, o principal elemento na imagem pareça estar em movimento.

Mas além do stop motion, também pode criar mini vídeo clips em time lapse que posiciona várias fotos e as reproduz a certa velocidade, com o efeito de “aceleração”. Costumam ser exemplos “habituais” a passagem do dia, desde o amanhecer ao anoitecer, ou o desabrochar de uma flor.

De resto, tem à disposição filtros mais “normais” para aplicar aos seus projetos, assim como tutoriais para melhorar as suas criações. Estas podem ser publicadas no Instagram, Facebook e Twitter ou partilhadas com amigos e familiares através do Whatsapp, do Messenger ou por email.A Life Lapse está disponível para iOS e Android numa versão gratuita, podendo ser feito um upgrade, com acesso a mais recursos, para uma versão paga.

Greve de comboios? Saiba em tempo real as perturbações da rede

A plataforma informa os passageiros dos comboios suprimidos ou que se atrasem, oferecendo informação em tempo real.

Atentos às dificuldades das pessoas lidarem com os atrasos dos comboios, sobretudo em épocas de greve, a aplicação suprimidos.pt mantém uma base de dados com informações em tempo real do estado dos transportes férreos de todo o país. Sejam atrasos longos ou comboios suprimidos, a aplicação mantém os utilizadores informados sobre as eventuais perturbações na linha.

A aplicação, disponível para já nos smartphones Android, também pode ser consultada em versão browser no PC. Futuramente vai chegar aos dispositivos iOS. A ferramenta, criada pela mesma equipa do website fogos.pt, permite às pessoas anteciparem-se e reformularem as suas deslocações e pensarem em alternativas, para não terem surpresas inesperadas e chegarem atrasadas aos seus compromissos.

A equipa explica que a plataforma recolhe a informação diretamente do website das Infraestruturas de Portugal, atualizando de imediato a sua aplicação, utilizando um sistema de notificações para manter os utilizadores informados. O código do suprimidos.pt é open source e permite que qualquer pessoa altere a aplicação para novas funcionalidades, juntando-se à causa.

Já ouviu falar de Ava Airbone? Olhe que é “bonito” de jogar...
Neste jogo do tipo side-scrolling runner vai controlar a “voadora” Ava por céus cheios de perigos, mas também de itens para recolher. Sem tocar no chão.
Tudo começa com uma asa delta como transporte, mas depois de acumular metros (traduzidos em milhas) vai tendo mais “boleias” à disposição para percorrer os diferentes cenários da aventura, visualmente muito apelativos, assim como a banda sonora que os acompanha.Os percursos não se fazem sem algumas armadilhas pelo meio e, desse modo, terá de desviar-se de balões-bomba gigantes e de barras eletrificadas. Entretanto, pela positiva - e para ganhar “balanço” - pode mergulhar em catapultas supercarregadas e ricochetear em trampolins, subindo até as nuvens. Só não pode é tocar no chão.À medida que vai avançando e acumulando pontos – rebuçado – pode ir desbloqueando itens ou comprando acessórios diferenciados.

Ava Airborne é um jogo gratuito com compras in app. Está disponível para dispositivos Android (com uma versão ainda em desenvolvimento) e iOS.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Veja também

Comentários

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.