Esta semana o SAPO TEK reuniu diferentes tipos de aplicações para o seu smartphone, sejam da família Android ou iOS. Em baixo pode descobrir um maravilhoso jogo inspirado na Disneyland, em que tem como desafio construir um parque temático com muitas diversões. Se anda de carro certamente que lhe vai interessar uma aplicação para controlar os seus custos.

Não poderíamos acabar a semana sem experimentar uma app que ensina técnicas para virar panquecas. Ficou com água na boca? Confira todas as aplicações da semana já em baixo.

Soon: uma aplicação para guardar tudo o que quer fazer um dia

E quem fala em fazer, fala em visitar, ver ou ler. Nesta app não faltam verbos no infinitivo para conjugar. Ou será melhor dizer para “concretizar”?

A ideia da Soon é “guardar” bucket lists para várias coisas: viagens, filmes, séries, livros ou o restaurante X na cidade Y. E no caso da tarefa ser entretanto cumprida, basta assinalá-la como tal, podendo avaliar e comentar a experiência.

É possível partilhar a sua opinião, assim como ver a opinião dos outros utilizadores acerca dos diferentes temas que vão sendo publicados.

Além dos comentários de terceiros, a própria plataforma fornece informação sobre as várias sugestões apresentadas em cada categoria, ligando-se aos motores de busca de sites especializados, para disponibilizar sinopses e trailers de filmes e séries, por exemplo.

Os utilizadores também podem ligar-se diretamente aos seus perfis nas redes sociais e associar os amigos para "trocar galhardetes" sobre interesses em comum.

A Soon é gratuita e está disponível para dispositivos Android e iOS, respetivamente, através da Play Store e da App Store.

Identifique flores e plantas com o seu smartphone

A aplicação PlantSnap tem na sua base de dados mais de 585 mil espécies de plantas, de todas as partes do mundo. Funciona através do envio de uma foto da planta que se pretende identificar.

A PlantSnap é uma aplicação que tem como objetivo identificar rapidamente qualquer tipo de planta, em qualquer lugar do mundo. A app afirma no seu site oficial que a sua base de dados reconhece mais de 585 mil espécies, incluindo flores, árvores, cactos ou outras plantas, o que corresponde a 90% das espécies conhecidas.

Para identificar uma planta, o utilizador deverá tirar uma foto e enviar para a PlantSnap, que procurará identificá-la, em poucos segundos, recorrendo ao seu algoritmo. A tecnologia com base em inteligência artificial faz com que a aplicação vá aperfeiçoando os resultados após cada imagem submetida.

Além da identificação da planta, a PlantSnap inclui ainda uma secção “Explorar”, onde o utilizador pode obter informações sobre plantas individuais, incluindo recomendações sobre a forma como podem ser cultivadas. As informações apresentadas são provenientes do site Earth.com, bastando um toque no botão para aceder ao artigo online.

A PlantSnap existe em versões paga e gratuita. A versão gratuita poderá ser descarregada para Android através do Google Play e para iPhone e iPad na AppStore.

Construa um parque temático para as personagens da Disney e Pixar

Em Magic Kingdom terá todas as ferramentas para construir divertimentos para recriar as aventuras da Pequena Sereia, o Rei Leão, Toy Story, entre outras personagens.

Os famosos parques de diversão da Disney fazem as delícias de miúdos e graúdos, mas através do jogo Magic Kingdom poderá recriar as maiores aventuras do universo do rato Mickey, Pateta e Donald, entre outras obras cinematográficas da Pixar. Ao todo, este simulador de parques temáticos inclui mais de 150 personagens conhecidas, desde a Bela Adormecida, Moana, Rei Leão, Toy Story, entre outras tantas numa autêntica viagem de antologia aos mais de 90 anos de magia Disney.

Neste jogo terá acesso a ferramentas para construir atrações temáticas, inspirando-se diretamente nas diversões da Disney, incluindo a Space Mountain, a Haunted Mansion e a adorável viagem “it’s a small world”. Poderá mesmo dar-lhe um toque pessoal e personalizar todo o parque ao seu gosto.

Como em todas as visitas à Disneyland é obrigatório assistir às paradas das personagens, também no jogo poderá organizar os desfiles, e fechar o dia com o também famoso fogo de artificio. O jogo inclui ainda mais de 1.500 missões para completar, de forma a angariar dinheiro para investir no parque.

Pode fazer o download gratuito deste jogo de gestão inspirado na Disney em versões iOS e Android.

Quão habilidoso é a virar panquecas com a frigideira?

Tem de concordar que é todo um movimento que implica alguma “arte” e com esta app pode pôr os seus dotes à prova.

Vamos avisá-lo desde já que este é um jogo bem simples, embora tenha o seu “quê”. É basicamente como o ato em sim: algo que, embora simples, precisa de alguma técnica. Estamos a falar da arte de atirar panquecas ao ar para as virar, porque é disso que o Pancake the Game trata.

No jogo está munido de uma frigideira que terá de manusear para virar a panqueca o maior número de vezes possível, sem que ela caia. O truque é prolongar os toque no ecrã para gerir a inclinação da frigideira.

E é isso: "atire a panqueca, apanhe a panqueca, atire a panqueca, apanhe a panqueca", tal qual descrevem os criadores do jogo.

O Pancake the Game é gratuito e está disponível para dispositivos Android e iOS.

Controle os gastos do seu veículo com o Drivvo

A aplicação permite-lhe registar as despesas que faz com a sua viatura, fornecendo-lhe relatórios completos sobre abastecimentos, consumos e serviços.

O Drivvo é uma aplicação gratuita que disponibiliza ao utilizador recursos para fazer a gestão dos gastos com o seu veículo. Através da app, é possível controlar desde o abastecimento à manutenção, consultar relatórios detalhados e ainda guardar as datas importantes relacionadas com o seu veículo (que pode ser ligeiro, pesado ou motociclo), de forma a ser lembrado sempre que necessário.

A aplicação inclui uma função que permite gerar relatórios sobre o desempenho da viatura, em que o utilizador pode ter acesso a números sobre a distância percorrida, média de quilómetros por dia, custo por quilómetro ou outros, durante um período de tempo selecionado. Além disso, existe ainda uma calculadora dentro da própria app, que pode ser útil em momentos de pressa.

O Drivvo vai aperfeiçoando as suas indicações de acordo com o número de informações inseridas no app. Cada troca de óleo ou abastecimento fornece mais dados sobre os hábitos do condutor e dados do veículo, tornando mais completo o banco de informações disponível.

O Drivvo apresenta gráficos personalizados relativos a gastos mensais, comparativo de gastos, combustíveis, distância por abastecimento, médias por combustível e serviços (que incluem troca de óleo, ar condicionado, bateria, pastilhas dos travões, vidros, espelhos, revisão e pneus).

A aplicação é gratuita, embora exista também uma versão Pro, sem publicidade e com algumas funcionalidades extra. Pode ser descarregada para Android no Google Play e para iPhone e iPad na App Store.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.