Se está à procura de novas aplicações veio ao local certo. Esta semana a equipa do SAPO TEK escolheu jogos mas também ferramentas para aprender línguas, arrumar os ícones no ecrã e também para editar fotos.

Veja as apps que pode instalar nas referências abaixo.

Inspirado em Diablo, Undecember é um novo RPG de ação gratuito para smartphones

O jogo tem como cenário de fundo uma guerra entre os deuses e a humanidade. Os jogadores assumem heróis que têm de se equipar para enfrentar as mais poderosas criaturas.

O formato de RPG de ação, os chamados dungeon crawlers, foi popularizado por Diablo da Blizzard e são muitas as propostas com grande qualidade atualmente, como Torchlight, Lost Ark e claro, o próprio Diablo IV que chega em 2023. Undecember é mais uma proposta do género, disponível no PC e smartphones Android e iOS, num formato free-to-play, ou seja, não vai precisar de pagar para o jogar.

Este título tem como pano de fundo uma guerra travada entre os deuses e a humanidade, colocando os jogadores num mundo cheio de perigos para explorar. Mas há muito equipamento para encontrar e utilizar, assim como obter experiência para desenvolver as habilidades especiais. Isso significa combates contra hordas de inimigos no ecrã, combates contra poderosos bosses e diversos perigos à espera dos jogadores nas suas masmorras, prometendo muitas horas de diversão.

Veja na galeria imagens do jogo:

Vai poder escolher uma classe em relação ao equipamento que está a utilizar, assim como uma árvore de habilidades especiais para criar uma composição única. Seja um guerreiro para confrontos de espada ou feiticeiros que lançam feitiços à distância.

Pode fazer o download de Undecember gratuitamente em smartphones iOS e Android.


Com esta app pode editar curvas de cores de fotos e vídeos “até às últimas consequências”

Na app Photo Curves pode corrigir, aperfeiçoar ou substituir cores, alterar a matiz, corrigir o equilíbrio de branco ou criar uma aparência cinematográfica de laranja e azul-petróleo entre outras hipóteses de edição personalizada de imagem.

A Photo Curves apresenta-se como uma ferramenta de edição de imagem, tanto para fotografia como vídeo, que permite modificar a gradação de cores, fazer retoques, ajustar os brancos ou substituir cores, etc.

Pode criar os seus próprios filtros ou personalizar filtros já existentes, alterando cada predefinição, nomeadamente mexendo desde os controlos mais básicos de brilho, contraste, sombras, destaques, saturação, camadas, mas também na roda de cores, tons médios, destaques e curvas RGB, CMYK, LAB ou HSL.

A Photo Curves é gratuita com anúncios e compras dentro da app. Está disponível tanto para dispositivos Android como iOS.


Está a aprender uma nova língua? A Memause ajuda a praticar

As sessões de estudo na Memause combinam "flashcards" personalizados com a técnica da repetição espaçada para que consiga reter os novos conhecimentos de uma forma mais eficiente.

Concebida para quem está a aprender novas línguas, a Memause afirma-se como uma ferramenta que promete ajudar os utilizadores a praticarem e a reterem na mente todas as palavras e expressões aprendidas.

Com um design minimalista, a aplicação permite criar “flashcards” personalizados que se adaptam às necessidades de quem a utiliza, sejam palavras e frases simples ou mais complexas.

Clique nas imagens para mais detalhes

Ao criar um novo conjunto de “flashcards” precisa de selecionar a língua que está a aprender, assim como definir quantos cartões virtuais são necessários para a sessão de estudo. A partir daí pode dedicar-se a preencher os cartões com as palavras na língua em questão e respetiva tradução.

As sessões de estudo na Memause, que funcionam mesmo sem acesso a Wi-Fi, baseiam-se na técnica da repetição espaçada que, de acordo com os criadores, permite reter os novos conhecimentos de uma forma mais eficiente.

A Memause está disponível para Android e pode ser descarregada gratuitamente a partir da Play Store.


Punishing: Gray Raven desafia os jogadores a reunir os melhores soldados ciborgues para sobreviver

Neste jogo, a Terra foi conquistada por um exército robótico. O jogador terá de liderar os sobreviventes para recuperar o planeta.

Os smartphones começam a oferecer propostas muito interessantes no género de RPG de ação, com uma forte vertente de combate ultraveloz, frenético e divertido. Punishing: Gray Raven é uma dessas propostas, com um sistema elegante e em tempo real, sendo necessário dominar os combos e habilidades especiais das personagens.

A história conta como a humanidade foi quase extinta por um exército robótico, que agora domina a Terra. Os humanos sobreviventes procuraram refúgio em órbita, a bordo da estação espacial Babilônia. Depois de anos de preparação, os sobreviventes criam a unidade de forças especiais chamada Gray Raven, que o jogador vai liderar na reconquista do planeta.

Veja na galeria imagens do jogo:

Se jogou jogos como Bayonetta ou Devil May Cry vai reconhecer alguma da fluidez dos combates. O objetivo é debitar o máximo de golpes, que incluem murros, pontapés e ataques com a arma desenvolvendo combos frenéticos. Há técnicas para explorar e ainda um sistema de match3 pelo meio.

O jogo incentiva a explorar as ruas das cidades abandonadas, assim como zonas de guerra no deserto, e ainda cenários virtuais. Nesse percurso terá de recrutar os Construtos, ciborgues com mentes humanas, para que dessa forma tenha hipóteses contra os robots.

Pode fazer o download de Punishing: Gray Raven para smartphones iOS e Android.


Tenha o que precisa sempre à mão no ecrã de início do smartphone

Com esta app gratuita pode criar atalhos diretos no ecrã de início do seu smartphone, para aquilo que considera importante, desde ficheiros a sites.

A Shortcut Maker é uma aplicação que permite criar atalhos e colocá-los no ecrã de início do smartphone para acesso mais facilitado aos conteúdos que gosta ou é necessário ter sempre à mão.

A lista é imensa e depende apenas das intenções do utilizador, já que é possível criar atalhos basicamente para tudo o que guarda ou “faz” com o telefone, como apps, jogos, sites que goste de visitar, pastas ou ficheiros específicos.

Basta selecionar o recurso e clicar em CRIAR para atalho, escolhendo a forma do ícone e a cor de fundo. Depois da seleção, a aplicação irá mostrar-lhe uma antevisão do atalho antes da finalização. Nesta fase também pode, por exemplo, renomear o atalho.

A Shortcut Maker é uma aplicação gratuita com a possibilidade de comprar itens ou funcionalidades extra. Está disponível para dispositivos Android.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.