O modo câmara instantânea da InstaMini, os mapas reais da Skyline, os GIFs que acabam de chegar ao Instagram ou a proteção de privacidade da ObscuraCam, sem esquecer o jogo Timber West. Tem estas e mais uma ou outra opção para conhecer melhor nas linhas a seguir.
InstaMini: A câmara instantânea de antigamente no seu smartphone
Os tempos áureos das Polaroid já lá vão, mas há sempre um ou outro saudosista. Esses vão encontrar na app InstaMini algum “conforto”. Os outros talvez não se importem de espreitar os recursos disponíveis.
A InstaMini simula no seu smartphone as câmaras instantâneas, muito populares nos anos 80, em que a marca Polaroid era rainha.
Traz filtros a lembrar as cores da altura e outras caraterísticas relacionadas com aqueles tempos. Nomeadamente havia “rolos fotográficos” e esses rolos tinham um número limite de possíveis fotos, certo? No caso da InstaMini, saiba que só vai poder tirar 10 fotografias por dia – gratuitas, porque quem não se importar de pagar tem direito a mais.
E como é que se fazia para a imagem registada aparecer? Abanar para “secar” certo? Aqui tem de abanar o smartphone para acelerar o processo.
A InstaMini é gratuita com a possibilidade de compras e está disponível para dispositivos Android.
Esta app faz um mapa (real) dos sítios onde passou. Mas tem custos
Há muito já quem nem se importe de partilhar a sua localização com as apps. E a Skyline tornou isso numa funcionalidade interessante.
A aplicação foi desenhada para Android e tira partido dos dados de localização do smartphone, e depois transforma essa informação num mapa, com dados 3D do Mapbox para colocar tudo num wallpaper.
Pode mostrar a localização atual ou de coordenadas específicas, como lugares que visitou nas férias. E a vantagem é que pode ir mudando a imagem quando desbloqueia o smartphone ou durante a sua utilização.
Além dos custos da privacidade, para quem se preocupa com isso, a app tem ainda custos de instalação. Custa 2,09 euros na Google Play Store.
GIFs chegam às Stories do Instagram
A rede social já permite a utilização do banco de dados do GiPHY para criar divertidas imagens animadas nas suas publicações temporárias.
Aquela que é uma das redes sociais mais utilizadas e populares em todo o mundo apresentou mais uma nova funcionalidade aos seus utilizadores que, agora, através do acervo da plataforma GiPHY, poderão inserir quantos GIFS quiserem nas suas publicações.
Para além de sugerir entre os GIFs mais populares, a ferramenta conta com uma barra de busca que permite procurar imagens com base numa palavra-chave.
A novidade, que será mais uma forma do Instagram competir com o Snapchat, que permite escolher entre mais de 100 mil GIFs que chegam com a versão 29 da aplicação. A atualização também vai trazer algumas melhorias de desempenho e estabilidade à app.
Os GIFs estarão disponíveis tanto para o sistema operativo Android, como para iOS.
Somos contra andar aos tiros… mas no Timber West tem de ser
Estamos a falar de (claro) um jogo para dispositivos móveis, que mistura “shooting” com movimentos popularizados em títulos como o Flappy Bird. Bom para matar o tempo.
Neste recente jogo para Android e iOS poderá pôr à prova a sua rapidez no gatilho, atirando em todos os pistoleiros maus com quem se cruza.
Para isso, vai ter de fazer pontaria mediante um determinado período de tempo. Pouco, claro. O truque é “segurar” a mira no ecrã, até que os vilões fiquem “enquadrados”, e largá-la para acertar no alvo. Como em todos os jogos, o enredo começa fácil, mas complica com a chegada a novos níveis.
O Timber West é gratuito, mas tem compras associadas, por exemplo de moedas, para que possa avançar no jogo ou adquirir acessórios ou desbloquear itens ou mesmo personagens.
E por falar em personagens, de início tem dois à disposição, West Wood e Maria, mas à medida que vai avançando no jogo tem a possibilidade de acesso a mais 30.
Já pode ter o Microsoft Edge no seu smartphone
Lançado em outubro de 2017 em fase beta, o Edge mobile foi disponibilizado, em dezembro, apenas em alguns países. Inicialmente fora dos selecionados, Portugal já está na lista dos países contemplados.
A notícia chegou pelo Twitter de Sean Lyndersay, o gerente de produto na Microsoft para o Edge.
Lyndersay explicou que o navegador já está disponível para Android e iOS em Portugal, na maioria dos países de língua inglesa e francesa, na Alemanha, Áustria e Brasil.
Uma das principais funcionalidades da app é a possibilidade de sincronizar os favoritos e o histórico de navegação com o Edge para PC.
Assim, pode continuar a sua navegação no seu smartphone depois de usar o browser da Microsoft no seu computador e vice-versa.
Nas primeiras seis semanas em fase beta no Android, o Edge registou 500 mil transferências, que logo duplicaram assim que se deu o lançamento oficial da app.
Perfazendo um milhão de transferências, a aplicação chegou ao terceiro lugar no top de popularidade das aplicações da categoria “Comunicação” na Google Play.
ObscuraCam: partilhar videos e fotos protegendo identidade e localização
Num mundo onde tudo aparece partilhado, há ainda quem queira proteger a sua identidade. E muitas vezes por razões muito relavantes.
A ObscuraCam foi desenvolvido pelo The Guardian Project e o objetivo é mesmo disfarçar ou ocultar os rostos em fotografias ou vídeos, e ocultar os metadados que podem ajudar a identificar o fotógrafo em muitas situações.
A anonimização pode ser usada por todos, com a possibilidade de pixelizar ou fazer blur nas imagens, adicionando ainda acessórios nos rostos que são automaticamente identificados. Mas mais importante para quem faz trabalho sob disfarce, muitas vezes para organizações humanitárias é a possibilidade de retirar a localização GPS e dados de identificação do telefone, protegendo a sua identidade.
Existem várias queixas de dificuldade e lentidão no processo de anonimização, mas se quiser experimentar a app está disponível gratuitamente na loja Google Play.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários